Os Bons Avançados São Caros, Logo Temos de Apoiar os que Temos...

Aquando da vinda de Jaime Pacheco para o Clube houve muito adepto que soltou a azia. Do ponto de vista emocional, tinham razão! O desporto e o futebol em particular são palco de paixões avassaladoras. Logo, na gaveta das “afrontas” ao nosso clube, mantinha-se o Jaime (enquanto profissional ao serviço de outro clube), como “ofendedor” do Belenenses.

Numa atenta e fria interpretação daqueles actos, percebe-se que o Pacheco enquanto Homem Frontal e Trabalhador Dedicado, viva a sua dama a cada momento a 1000%, daí que numa primeira reacção a qualquer facto que colida com o seu grupo, defenda com o coração os seus, “soltando de imediato os cães”, esquecendo-se que é um profissional com um vasto mercado de trabalho pela frente. São assim normalmente, os humanos puros e leais!

Os seus primeiros dias no Clube terão sido desconfortáveis, olhado com desconfiança por muitos, o que aliado aos primeiros resultados desportivos (não muito convincentes), terá feito cimentar a contestação dos que tinham razão, e dos que só conseguem viver, porque discordam por tudo e por nada.

Os dias foram passando e se bem que nada de extraordinário ainda tenha acontecido, o tempo trouxe razão a quem trabalha sério e é competente! Ou seja, chegou a calma e a bonança…

Não nos podemos esquecer que o Clube de Futebol Os Belenenses nasceu de uma “ruptura” entre “irmãos”, coisa que deveria já estar sublimada e esquecida há pelo menos noventa anos! Infelizmente, parece que as sementes da discórdia ficaram para sempre plantadas no nosso quintal e vão germinando (seja no Pau de Fio, nas Salésias ou no Restelo). O que nos leva a termos de pensar na modernidade, sem hipotecarmos o futuro e a razão da nossa existência principal.

É tempo pois de partirmos para outra, de encontrarmos factores de união e crescimento, enterrando, mas não esquecendo todos os malfeitores que nos têm arrastado para a lama. É tempo de exorcizarmos os “seitas do mal”, sob pena de jamais sermos Belenenses, Dignos Descendentes dos Nobres Rapazes da Praia! É que os massacrados e indefectíveis Adeptos Azuis, merecem ser de novo felizes…

Muitas vezes o tal traço de união, o link, o pequenino hífen que acaba por juntar a família, é um aparente e inicial factor desestabilizador!

Ou muito me engano, ou Jaime Pacheco será o nosso aglutinador, a locomotiva que puxará este pesado e velho comboio rezingão, rumo às vias europeias, onde há muito circula o “cangalho do TGV”.