Mostrando postagens com marcador Alma Nova em Tempo Novo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Alma Nova em Tempo Novo. Mostrar todas as postagens

Natal e Sol Azul...



o natal bem que podia ser Azul!
bastaria pensarmos todos positivo,
crermos no potencial do sul,
deixarmos os reles paliativos,
trilharmos caminhos próprios,
seguirmos a nossa estrela polar.

ela seria a nosso guia, o farol!
a luz que determinava o rumo,
a esteira brilhante do nosso sol,
a alça d´um fio de prumo,
traçado num desígnio galáctico!
ou apontado ao nosso Rá...

aqui! nada se dá, de verdade...
ou conquistas e cimentas!
ou perdes também a vontade.

UMC, UMC, UMC!
este Azul é mesmo você?
tão cheio d´autoridade ...!

Humanos Modernos Mataram Homem de Neandertal!


“Segundo pesquisa da Universidade de Duke, tudo indica que o homem de Neandertal pode ter sido morto por humanos modernos num confronto ocorrido há mais de 50 mil anos”.

(Publicado pela revista científica Human Evolution).


A ser fidedigno este estudo e por comparação, os adeptos do Belenenses descendem “dos homens modernos” e andam a matar cada “Neandertal” que chega à presidência do Clube (pela via oficiosa ou legal). E esta situação dá que pensar. Os sócios do Belenenses são uns terríveis assassinos, sempre insatisfeitos!

Ponto de ordem à mesa! Vamos dar uma pequena pista:

Sabendo-se que os neandertais viviam em cavernas (“luxo” supremo de então), será que a “azia” dos “homens modernos” (provenientes da praia), não é fruto de sucessivos equívocos e enganos, sempre que depositam esperanças num “Neandertal Bem Falante e Demagogo”, que depois os trai e em vez de fazer auto de contrição, explicando de forma clara e sucinta porque não cumpriu os pressupostos eleitorais ou ultrapassou as dificuldades surgidas, isolam-se nos seus pedestais de reisinhos virtuais (cavernas modernas) e remetem para os antecessores o ónus das suas incompetências e falsas promessas?

Ora Isto acontece há exactamente 50 000 anos. É obra, dá que pensar! Merece aprofundado estudo sociológico entre a nação azul. É que o Belenenses chegou a um estádio decrépito tal, que permite que continuem a proliferar no seu seio, diversos promotores de projectos eleitorais, tipo, chave na mão, só precisam mesmo é de um presidente, yes man (ou banana split).

Mas como em 90 anos de história, fomos dirigidos por alguns Homens sérios e corajosos, porque Belenenses Autênticos que dispensaram estes presentes envenenados (cujos nomes não repito, porque do conhecimento de todos os, Só Belenenses)! Logo, ainda há esperança.

Como esperança deve ser depositada no grupo que nos irá representar nesta liga Sagres! Muitos jovens e alguns menos jovens, todos certamente cientes que vestem o jersy com o emblema mais lindo do mundo. Se ganharem mais vezes do que perderem, forem acarinhados e devidamente incentivados pelos adeptos, mesmo nos momentos menos bons, nada teremos que temer.

É que os jogos de preparação, embora sendo preciosos indicadores, sobretudo para a equipa técnica, nada representam quanto ao comportamento em competição, basta atentar-se que o Rio Ave não perdeu nenhum encontro, o que em comparação com outros emblemas que ganharam e perderam, não nos dá legitimidade para concluirmos que já está encontrado o campeão.

Feliz ficamos igualmente todos em sabermos que a massa salarial baixou 50%, sigam-se outras boas notícias, porque “os homens modernos” precisam ter certezas que quem pensa e dirige o Belenenses, é um homem do “seu clã”.

E como muito bem diz JSM do Belém Integral, a quem cumprimento com respeitosa vénia:

“E, claro, sempre haverá espaço para a intriga, é humano, a velha oliveira foi arrancada, mas não a má-língua.

Atrevo-me a acrescentar, Neste nosso Clube, é urgente desinfectar o mal cheiroso olival.

Façamos todos por sermos felizes! Apesar de tudo!

PS: Ah, Esquecia-me de dizer que há 50 000 anos apareceu uma galinha que se vangloriava de ter posto um ovo com 1/2 kilo! Quando os homens modernos lhe perguntaram: "...e projectos para o futuro...? Esta ripostou, "...por outro ovo de 1 kilo...! Ao que foi inquirida: "...e o seu marido concorda? "...segredos de família..., respondeu esta! Ao ser inquirido o galo com o mesmo problema, este foi mais claro: "...projectos futuros?. Partir os cornos ao perú, quando o encontrar!

Pirrónicos? Adepos de Pirron de Ellis? Não!

Se este filosofo grego que andou por este mundo entre 275 a 360 AC, ressuscitasse e viesse prás bandas do Restelo, diria que a sua escola estava bem viva e havia prosperado no que tocava à sua doutrina ou corrente, cepticismo ou dúvida (permanente).

Certamente adoptaria o Belenenses como o Clube do seu coração e até podia pedir uma alteração à data da fundação, refundando-o.

Ontem como hoje, o cepticismo e a dúvida, foi e é o alimento predilecto do ser humano não muito ciente das suas capacidades próprias, eleva o ego, dá estatuto, ajuda a consumir o tempo, congrega muitas simpatias, masturba as almas inquietas (mas não as acalma), antes as transporta para novas e inquietantes incertezas.

Certamente que o nosso fundador, Artur José Pereira durante algum tempo, para além dos inimigos “figadais”, levou com pirrónicos, só que teve o engenho que protege os audazes e os lideres, calou-os, com novos feitos e constantes vitórias.

Ora aí estão as palavras mágicas que fazem diminuir os pirrónicos, novos feitos e constantes vitórias.

E por muito que se diga, justamente, que o tempo é de crise e de contenção, sem novos feitos e conquistas vitoriosas, diria mais, urgentes conquistas e muita organização, continuaremos alegremente um Umjoãocéu(1) na Terra Grande (2).

PS 1: Segundo os termos vernáculos de Monte Frio:
1 – Coisa linda;
2 – Lisboa;

PS 2: Uma vez que Pírron de Ellis não deixou testemunhos escritos, o que se conhece do seu pensamento foi transmitido por Timon um dos seus sucessores que frequentou a escola fundada em Atenas, na acatalépsia, pelo que faço votos para que nos livremos rapidamente desta almalépsia;

Sem Organização e Filosofia Própria, Continuará a Lenta Agonia...

Dá que pensar o constante desaproveitamento dos sucessivos talentos que vão passando pelo nosso Clube, onde normalmente são ostracisados e depois, sem que tenham gerado quaisquer mais valias, partem pela porta dos fundos, e “milagre”, singram de imediato noutros clubes e noutras latitudes.

Alguns dirão! Não é só no Belenenses que tal acontece! É verdade! Só que connosco, acontece com demasiada frequência, diria mais, é o pão nosso de cada dia. As excepções (que se podem contar pelos dedos de uma só mão), apenas confirmam a triste regra.

Ora isso acontece porque perdemos a Identidade Própria Traçada por Artur Pereira, não sabendo interpretar convenientemente Os Novos Desafios da Modernidade e como casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão, Continuamos Poltrões e Perdemos Definitivamente a Humildade de Inflectir o Caminho Para o Abismo.

Apesar dos sucessivos avisos ocorridos nestes trágico/cómicos últimos anos, onde o sobe e desce deveria ter suscitado o toque a reunir, nada mudou, a verdade é que a maioria das tropas continuam impávidas e serenas, assistindo de cadeirinha ao definhar cada vez mais próximo do 4ª Grande do Passado.

E como se sabe, do passado vivem principalmente os museus! O Clube de Futebol Os Belenenses, deveria ter um pulsar próprio e vivo, com cadência bem vincada e facilmente reconhecível por todos os adversários, a kilómetros de distância. Até para assegurarmos o nosso futuro de forma natural e simples.

À batota anterior, sucede-se nova batota, hipoteca-se o futuro com contratos de dezenas de anos, só faltando mesmo que a Banda Titanic, passe de ocasional a residente.

É que no meio disto não há culpas de ninguém! O ónus é sempre dos que nos antecederam, mesmo que alguns sejam repetentes e tenham o rabinho entalado e mal cheiroso, por muito que se encharquem em perfume francês.

Num tempo onde tudo é mais fácil, num tempo em que o nosso património tornou-se único, por isso mesmo invejado e sucessivamente objecto de tentativas de abocanhamento (dalguns que se dizem Azuis, mas cujo objectivo primeiro é resolverem os respectivos problemas pessoais e profissionais), o que não conseguiria realizar Artur José Pereira, caso o respectivo ADN o ressuscitasse por obra e graça…?

Infelizmente e por muito que me queira enganar, suspeito que por mais algum tempo, ainda vamos continuar a ser o clube “dos enterras”! Ou melhor! O clube do inigualável Júlio Amador.

Sanfona Obediente! Ou de Nariz Empinado e Ressabiada?

Se me perguntarem que tipo de som melódico mais aprecio, e se tiver de escolher entre uma sanfona, um acordeão ou uma harmónica, obviamente que prefiro os dois últimos! Até pelas nossas tradições reconhecidas em diversas compitas mundiais! Mas sei que há gostos para tudo e que devemos respeitar a diversidade musical.

O mesmo já não sucede na política, quem não alinha com a clik do poleiro, é posto no poial da porta de saída em menos de nada, daí que face ao desemprego constante, apareçam cada vez mais ávis – raras, contorcendo-se para ganharem as boas graças dos mandantes, na tentativa de subirem mais um reles degrau na hierarquia poleiral, e quer se queira ou não, sempre ajudam o pagode a passar alguns momentos de boa disposição, contribuindo inconscientemente para engrossar, que não enriquecer, o folclore caseiro.

Mas nisto de futebol, claro que prefiro uma voz de comando forte e única, tipo ditador, de preferência que fale e apareça pouco, mas exerça o poder para que foi democraticamente investido. Sempre é melhor que uma sanfona roufenha, cujos ecos inconsistentes se vão repetindo de forma desarmónica e destrambelhada, como que ao sabor das correntes e marés, fazendo transparecer para o exterior, que afinal não havia plano A, quanto mais B ou C.

Cuidado, Que os Campos Vão Estar Mais Inclinados...

Arquimedes reclamava : dêem-me um ponto fixo e erguerei o mundo com a minha alavanca.

Alavancar ou inclinar campos adversários, é coisa que os sistemas deste rincão sempre fizeram, pouco se importando se têm pontos fixos ou saltitantes. Em boa verdade, sempre houve vários sistemas e outros tantos beneficiários dos mesmos, e apesar da melhor eficácia da justiça, ainda hoje pululam por aí impantes e sem temor, havendo tantos sub-sistemas quantos os que se necessitem, uns mais eficazes que outros, sempre arquitectados segundo o perfil e sagacidade dos respectivos mandantes.

Nesta época que se avizinha particularmente difícil, não só pela degradação natural e irresponsável das políticas inviezadas e cegas, seguidas nos últimos tempos de regabofe, mas também agravada pelas redobradas dificuldades dos Contribuintes, sejam empresas ou particulares, era bom que se atendesse de uma vez por todas, que não há mais espaço para enganos, branqueamentos ou desvios.

Se não houver coragem para dizer de uma vez por todas, Adeus Loucuras, sabendo-se que os ressabiados desde há muito que nos inclinaram o campo e que a azia atingiu o zénite com a última decisão administrativa, o fim pode estar muito mais próximo do que se imagina, se a equipa não tiver uma rectaguarda forte, um meio campo trabalhador, criativo e um pack avançado, minimamente realizador.

Nota: Aí está uma oportunidade de ouro para as claques presentearem os que nos inclinam os campos com novas flamulas alusivas aos afrontamentos.

Quando o Mar Enrola, Quem se Lixa é o Pobre do Mexilhão!

Num estado de direito, onde as leis são para se cumprir e iguais para todos, há muito que certos personagens já estavam engavetados e a pagar o preço das suas artimanhas à sociedade. Neste jardim de Abril, o sol ainda é só para alguns, não importa se são traficantes contumazes ou ladrões de colarinho branco.

Estas lérias servem tanto a sociedade civil como a desportiva, dado que o regabofe serve todos os chico espertos que pululam em ambos os lados e vão montando os respectivos elevadores de "glória", pouco se importando que os cadernais onde desmultiplicam a energia saloia, se vão esboroando uns atrás de outros, até as caixas de pandora se espatifarem nos respectivos pátios da verdade.

São tempos, onde os políticos para não variar, também seguem estes brilhantes exemplos!

Como o "mexilhão" tem a memória curta, e ainda não se paga imposto sobre as cantatas, há-de aparecer esquina após esquina, sempre mais um pregador de promessas nulas.

O pior é quando começa a soprar sueste e está maré cheia, aí o mar enrola, sacode os marujos de água doce, que regra geral desatam a chamar o gregório, mas quem se lixa outra vez, é o pobre do mexilhão.

Haja Dignidade e Que a Lição Não Seja Esquecida

O convite endereçado ao Clube de Futebol Os Belenenses pela LPFP para concorrer à competição profissional 2009/10, Liga Sagres , antes de mais, deve ser encarado como um facto normal e decorrente da rigorosa interpretação dos regulamentos daquele Órgão, aprovados pelos seus sócios, ou seja, os clubes profissionais.

Tudo o resto que se dizer ou inferir, é paleio e chover no molhado! Sei que muitos tentaram tudo para nos tirar essa hipótese, primeiro, torpedeando os nossos resultados durante a competição 2008/2009. Depois, tentando desesperadamente arranjar subterfúgios delirantes! Paz às suas tortuosas mentes...

Todavia, o Belenenses, toda a nação Belenense, deve reflectir seriamente sobre os factos que levaram a esta situação repetente e caricata, promovendo as reformas internas urgentes que alterem este "limite de peter", sem procurar cortar cabeças, obviamente, mas tendo a coragem de não embarcar ex-futuros artistas que vezes sem conta olharam para os respectivos umbigos, em detrimento do Clube que representavam, sendo responsáveis! SIM! RESPONSÁVEIS. Por duas descidas...

Este é o tempo de ter-se coragem e cortar a direito! Quem borregar agora, porque tem de pagar os tributos às intrigas que patrocinou nos últimos meses (antes das eleições), ficará refém dos seus "apaniguados"! Quem faz um cesto, faz um cento. E o Clube não pode ser pasto fértil para traidores e incompetentes.

Não aos Emprestados, Antes os Herdados


Num tempo que se quer de moderação e investimentos certeiros!

Num tempo em que o Orgulho Belenenses, renega e bem, os emprestados de refugo da estarolagem!

Num tempo em que a aposta deve ser na prata da casa!

Eu apostava nestes grandes craques portugueses!

Todos disciplinados e habituados a jogar tanto à defesa como ao ataque!

Todos tocam piano e falam francês!

Todos eles com relevantes provas dadas na alta roda internacional!

Todos eles desejando chegar "Ao Cadeirão do Belém". Qual reforma dourada!

O Futuro É Azul

Eu Não Procuro, Descubro
(Pablo Picasso)

Num tempo de dúvidas e muitas nuvens negras, pede-se à direcção recém eleita, que não procure muito, antes descubra, as soluções, mágicas, se possível, para debelar a crise.

Aguardemos calmamente que os dossiers sejam encerrados de forma condigna e honrosa.

Aos sócios, a todos, resta ajudar, não desajudando.