
O Belenenses é uma Instituição nonagenário, sobreviveu a 50 anos de ditadura, onde o clube do estado levava a palma e tinha o proveito, mas não sei se sobreviverá a 50 anos de democracia representativa! E só brincamos às idiossincracias há 36 anos...
Claro que a crise actual é da "responsabilidade" da bolha imobiliária dos states e do sub-prime!
Embora eu julgue que a culpa é da vaidade e despesismo popularucho e irresponsável, aliado a verdadeira falta de educação financeira da maior parte dos responsáveis nestes últimos 30 anos, presidentes de direcção incluídos, com ressalva especial para o meu amigo, Dr. Jaime Vieira de Freitas, único moicano que conseguiu manter a tesouraria diária equilibrada, graças à forma superior como sabe gerir o cashflow disponível. Saravá JVF!
Embora não haja censo rigoroso quanto à média de idades dos sócios do Belenenses, estimando com muito boa vontade que ronde os 45 anos, e, considerando-se que o TMV (Tempo Médio de Vida), é de 77,8 anos (dados do INE - 2004), teremos que restam aos actuais Beléns, em media, 32,8 anos, ou seja, mais ou menos 294 511 horas para continuarem o desporto predilecto da maioria dos portugueses, bota-a-baixo-subjectivo.
Ah! Não se esqueçam de dormir pelo menos 7 horas, embora alguns, e não são assim tão poucos, mesmo a dormir, continuem a mandar postas de pescada.
Dito de forma mais cruel, se o clube aguentar-se financeiramente e desportivamente mais um par de anos, acabará por sucumbir devido às Leis da Ressonância, provocada pelas ondas de choque verbais.
Como muito bem diz o Nuno Gomes, infelizmente não nos podemos dissociar da "massa" global do país (mais pobre da UE, seguindo a a regra do menor PIB per capita)! Saravá Nuno Gomes!
E por falar em UE e Portugal, Ilhas Adjacentes inclusive, convém reflectir sobre alguns dados económicos nestes 36 anos de "conquistas" dos trabalhadores, mormente sobre resultados conhecidos dos políticos ainda no activo, abstraindo os anos dos que já se reformaram ou foram para Instituições filantrópicas.
Assim:
O PM Anibal Cavaco Silva, herdou um défice de +/-10%, reduziu-o para os +/-2% e legou ao PM António Guterres +/-6%, tendo este chegado aos +/-1,7% e zarpado com +/-4%, deixando aos PM´s Durão Barroso / Santana Lopes +/-6%, que o actual PM José Sócrates baixou em 2008 para +/-3% e algarviou em 2009 para +/-9,4%, embora se diga que fechará 2010 com +/-7,2%. Que não acredito...
Entretanto, comenta-se que a dívida pública acumulada pela Região Autónoma da Madeira é de +/-4,6MM€ (à volta de 3% do PIB) e a dos Açores será de +/-960M€ (para 10 ilhas e sensivelmente a mesma população da Madeira). Trocos...
Ora se os governos nacionais e regionais gastam à fartasana, também é justo que as direcções do Belenenses lhes sigam o exemplo (porque ninguém ainda foi preso), digo eu!
Com os desgovernos oficiais, pagam os tontos dos contribuintes que não podem fugir para os paraísos fiscais ou mercados paralelos. Com as trafulhices do CFB e SAD, pagam os tontos dos sócios fiéis ao Clube, porque os aventureiros e coloridos, rasgam os cartões e esperam por novas readmissões favoráveis! Toma lá que é democrático, tudo na lógica da chico espertice nacional.
Domingo passado começou "a primeira estação da cruz", tempo de expectativa, sacrifício e fé, mas não, os vampiros e algumas agências de rating já começaram a querer sangue e a fixarem os seus shares, respectivamente.
Confesso que ainda não vi qualquer jogo dos comandados de Rui Gregório, daí que não possa ter opinião formada. Contudo, um treinador jovem com o 4º. Grau, sabe o que está a fazer. Tenha-se fé!
Sabendo-se que as agências de rating fazem o jogo de sapa dos seus clientes (alguns bancos de investimento e muitos especuladores), quero aqui reafirmar que só darei crédito ao rating atribuído por Cronicas Azuis e alguma rapaziada do meu círculo restrito.
Força Rui Gregório.
Fontes financeiras: INE, BP, Jornais / Revistas Económicas e MF;
Leia a Política de Comentários e Princípios «Belém Livre»
Contacte-nos por email: belem.livre@gmail.com
Vampiros ou "Agências" de Rating?!!!
Publicado por JAN @ 10.8.10 Etiquetas: CFB - Futebol 2010/11, JAN, Registos Para Memória Futura, Rui Gregório, Sad
Bons Ventos Rui Gregório...

Vai começar a peregrinação oficial, que se quer curta e profícua!?
Já quase todos esqueceram as patifarias de 4 descidas em que se gastaram milhões, alguns evaporados e não explicados, e, calcule-se, pagaram-se prémios de dezenas de milhares de euros por um "imponente" 10º. lugar, a mercenários que saíam sorrindo de campo a cada inêxito, mas mesmo assim, conseguiam ser idolatrados por alguns adeptos sem alma, sem orgulho e sem memória...
Recomeça de dentro de momentos outra caminhada pelas diversas estações do calvário em que somos pródigos e useiros em percorrer, qual seita de mal paridos, quase que diria, gostamos de ser um povo nómada e governado por vendedores do templo, que à vez, chegam e instalam-se, gozando a seu belo prazer das vistas do Tejo, sem que nada lhes seja exigido no momento em que deveriam prestar contas.
Consome-se por antecipação, hipotecamos o futuro e os vindouros, aceitando-se este zigue-zaguear como destino obrigatório, sem grandes lamentos e sem grandes actos de contrição...
Triste sina de uma nação que vai a caminho dos cem anos, que nasceu e cresceu com referências sérias e honradas, sendo muitos os actos de nobreza e sabedoria legados por alguns dos nossos maiores, que por serem só azuis, conseguiram fazer do CFB um pilar fundamental do desporto nacional.
E o curioso, é que nesta aldeia de informação global em que entramos, deveria ser mais fácil a alguns mentecaptos se cultivarem e perceberem o histórico do verdadeiro Belenenses, e não só para evitarem fazer figuras tristes diariamente.
Perdido o respeito desportivo, foi um passo até ficarmos conhecidos por incumpridores militantes, no entanto, o dinheiro continuava a correr e perder-se pela foz do Tejo, em vez de termos construído o dique que nos garantiria o futuro e a prosperidade.
Num momento particularmente doloroso da nossa sociedade, tocou-nos outra vez ter de arregaçar as mangas (que não existem), por estarem todas empenhadas até aos colarinhos!
Contudo, tomara outras instituições terem o potencial do CFB, porque a fonte da vida ou a entrada da mina, está mesmo debaixo dos narizes de alguns camelos que passam e repassam pelo deserto, dessedentando-se com areia e pó, até morrerem.
É tempo pois de todos aqueles que amam o Clube meterem as idiossincraias no baú, olhando o Belenenses como se fosse o nosso único projecto de vida, até porque os hospedeiros parasitas reforçam todos os dias o seu objectivo, tomarem posse do nosso torrão sagrado.
Neste tempo de terrível expectativa e ansiedade, cumpre-nos desejar a Rui Gregório e ao seu grupo de trabalho, os maiores sucessos desportivos e sociais, toda a sorte do mundo e coragem, porque as camisolas que envergam, pesam toneladas, mas podem tornar-se mais leves, com entrega, dedicação e sentido do dever.
Lembra-te Rui Gregório que é sobre ti que recaiem os holofotes, estamos certos que não vacilarás perante o desafio atractivo, mas árduo, que tens pela frente.
Lembra-te que "usaram o teu nome" para retirarem de forma ignóbil, 18 pontos ao Juventude de Belém, matando um sonho de meninos feitos homens, alguns dos quais hoje de forma cobarde, dão-te palmadinhas nas costas, mas que estarão prontos para novas façamhas, desde que sintam o rabinho entalado.
Eu não me esqueço das lágrimas dos atletas do Juventude de Belém e respectivas esposas e namoradas, à mesa do varanda azul, no jantar de desagravo que os vices presidentes patrocinaram e pagaram do seu bolso, enquanto outros bem próximo, celebravam de forma ignóbil a traição que arquitectaram!
Por último, lembra-te sempre Rui Gregório, que por muitos êxitos que consigas: ... o respeito só será completo no dia que conseguires vender uma pequena vírgula e o Clube receber 100%...
Abração.
Publicado por JAN @ 6.8.10 Etiquetas: CFB - Futebol 2010/11, JAN, Registos Para Memória Futura, Rui Gregório


