P R O T O C O L O S

(Conjunto de regras acordadas livremente entre duas ou mais entidades)

Neste mundo cada vez mais globalizado, dinheiro e inteligência continuam mal distribuídos, uma grande parte devido aos excélsios sabonetes que mandam no mundo e tudo “sabem” sobre as reais necessidades da plebe, cujas leis são ditadas tendo em vista manter-se a todo o custo o status, que lhes continue a garantir abastança versus menor esforço.

Todos os dias vemos a arrogância de uma grande parte destes “endinheirados prenhes”, cuja inteligência muito deixa a desejar, mas de cujas panças ou bundas, sempre brotam as mais sinistras ideias de como manter o pagode controlado e faminto, mas bem vivo!

Quando o problema atinge proporções mais alarmantes, e antes que chegue a "pandemia” fazem-se umas doações à pressa (dos restos e sobras do bodo), uns acordos à trouche mouche, et voillá! Tudo volta ao normal…!

“Nós”, os ricos, sempre fomos assim … pau e muito circo!

Esta teoria vale para as sociedades desportivas também, quanto mais dinheiro, mais poder negocial e mais quero, posso e mando (e às vezes até vás para a divisão inferior se te portas mal, versão apito encardido {"processo" ainda não concluído pela Morgadinha dos Canaviais})!!!

Os clubes viveram muito tempo de costas voltadas uns para os outros, até que alguns com dirigentes de QI elevado, depressa perceberam que a sobrevivência era menos penosa se efectuassem parcerias selectivas.

Ora estas parcerias ou protocolos devem ser concluídas após discussão séria e tendo em atenção a boa fé das Partes, eventuais interesses coincidentes, estratégicos ou afinidades.

O velhinho Grupo Desportivo Pescadores da Costa da Caparica, Entidade sexagenária (nasceu em 1944), e nela temos cerca de 98% de simpatias entre os seus associados. Coisa que poucos sabem explicar, mas que deve certamente erradicar nos laços e raízes que os Verdadeiros Belenenses que foram habitando aquela banda, granjearam ao longo dos tempos, dada a sua simplicidade, honradez e amizade séria.

Esta digna e velha fidalga tem passado algumas agruras, mas sempre soube dar a volta por cima e neste momento graças ao programa Polis, beneficiou de um conjunto de modernas infra-estruturas, em avançada fase de conclusão.

Como seria de esperar, era lógico que fossem bater em primeiro lugar à porta dos estarolas da segunda circular, tentando tirar benefícios de uma eventual aliança, mas não!

Preferiram o Clube de Futebol Os Belenenses. Clube da simpatia dos seus associados, deslocando-se várias vezes ao Restelo, onde “mendigaram” o subido sacrifício de irmos estagiar para o seu espaço de trinta camas, ter a primazia na escolha dos seus miúdos (cuja escola é das melhores do país) ou usufruir de modelares campos a troco de míseros € 300,00/mês!

Nós, os ricos, os sabonetes bem “cheirosos”, instalados nos lugares cimeiros da escada da vida, não passamos cartão, o hotel ópera é que é bom! Ou era?????

Entretanto, aquelas humildes almas continuam pacientemente e até ao fim deste mês a aguardar o telefonema do €uromilhões proveniente do Restelo, data em que se fartarão de tanta falta de respeito, rumando até outras paragens.

PS 1: Será contra vapor do menino Quaresma?
PS 2: Caprichos e pressões do ex-presidente da sad?
PS 3: Ciúmes de algum dos mentores do "mega projecto" de vila fria?