Política de comentários e Princípios «Belém Livre»

Na sequência da mudança do sistema de comentários deste espaço parece-nos útil elucidar quanto às regras de colocação dos mesmos. Estas mudanças foram introduzidas por duas razões essenciais:
1 - O sistema de comentários anteriormente em uso (Haloscan/Echo) passou ou passará brevemente a ser um serviço pago.
2 - A necessidade que declarámos de introduzir a moderação de comentários

Para melhor compreensão pelos nossos leitores, apelamos à verificação dos Princípios Belém Livre patentes na coluna da esquerda (e que se mantêm inalterados desde a inauguração). Estes justificam a necessidade de introduzir a moderação de comentários ou, em situações limite, a pura e simples suspensão dessa funcionalidade.
Para os mais desatentos, transcrevemos o que é referido na referida secção quanto à política de comentários:
"Vigora a política de comentário não moderado, em permanente avaliação.
Serão, mesmo assim, removidos comentários que:
a) não estejam relacionados de alguma forma com o Belenenses;
b) de teor racista ou homofóbico;
c) de apelo à violência ou que ameacem a integridade física e moral de terceiros;
d) sejam insultuosos ou difamatórios;
e) sejam de teor publicitário;
f) pela sua repetição ou dimensão pretendam dificultar a leitura da caixa de comentários;
g) não debatendo, apenas desprezem ou mostrem ódio pelos autores ou por outros comentadores"
.

Nota: Os sublinhados referem-se aos princípios que (de memória), tendo sido violados anteriormente, já nos levaram à decisão de suspender ou moderar os comentários ou de remover comentários individualmente.

* * *

Como colocar comentários
Os comentários são permitidos a qualquer leitor que possua ou queira criar uma conta Google.
Atenção: se após submeter o seu comentário a janela de comentários não apresentar no topo o que a imagem seguinte retrata, então o seu comentário não foi correctamente submetido e não será visível aos moderadores para validação.



* * *

Como exercer o direito ao contraditório
Apesar de anteriormente reafirmado, pensamos ser, ainda assim,importante voltar a repetir o que sempre temos dito, quanto à possibilidade de exercer o contraditório, neste espaço que, por muito que custe a entender (ou não interesse entender) a alguns, é de facto LIVRE:
Mesmo com comentários suspensos ou em moderação, este espaço está, como sempre esteve, aberto à publicação de todo e qualquer artigo que nos seja enviado por autor identificado (mesmo que nos seja pedido anonimato), por email para belem.livre@gmail.com e seja solicitada explicitamente a sua publicação.

* * *

Postura de independência em relação a eventuais candidaturas aos Órgãos Sociais do Clube
Quanto a eleições para Órgãos Sociais do Clube e a eventual candidatura deste ou daquele autor que habitualmente escreva neste espaço, remetemos a explicação da postura que manteremos nessa eventualidade para a postura adoptada nas eleições de 2009.

* * *

Quanto à qualidade dos artigos publicados
Quanto à qualidade e ao gosto ou rejeição de um ou outro artigo publicado relembramos que a responsabilidade dos artigos publicados não pode ser assacada de uma forma colectiva a este espaço, já que os artigos aqui publicados são da inteira responsabilidade de quem os assina ou que os enviou na forma indicada para publicação solicitando anonimato.
A qualidade deste espaço depende de quem nele quiser ou tiver coragem de participar. Se o leitor achar que pode fazer melhor, que consegue contribuir com artigos com mais qualidade ou periodicidade ou de forma que considere mais adequada, mais uma vez repetimos o repto de que nos envie a sua colaboração.

* * *

Como conclusão...
Reforçamos que, quanto a moderação ou suspensão de comentários, quanto ao direito que consagramos ao contraditório e quanto à nossa postura de independência, face a eventuais candidaturas a Órgãos Sociais do Clube, entendemos que não é possível sermos mais claros e explícitos e que a prática que temos nestes mais de 2 (dois) anos de operação é inatacável. Quanto mais não fosse pela quantidade de vezes que já repetimos esses mesmos princípios (leia por exemplo aqui, aqui, ou mesmo aqui) face à incompreensão, abusos, provocações e mentiras a que estivemos sujeitos enquanto espaço livre de participação de belenenses.
Só por má-fé ou por clara incapacidade de interpretar a língua portuguesa, depois de mais esta repetição, isso não ficará definitivamente claro e terá a concordância de que assim é e sempre tem sido, para quem nos lê, goste ou não, concorde ou não, na totalidade ou em parte, com o que é publicado, de uma forma geral ou em relação a um ou outro autor em particular.