O “Belém Livre” e o civismo blogosférico

Como o nome indica, este espaço foi desde sempre declarado como livre. Bastará ler os princípios declarados na fundação a 11 de Novembro de 2007, na secção respectiva na coluna da esquerda, para perceber porquê e em que medida.

Nunca foi uma fachada de intenções bonitas nem um espaço para artigos “côr-de-rosa sem melindre”. Na realidade apelámos variadas vezes à maior participação possível, de várias sensibilidades e sempre nos mostrámos abertos a esse debate precisamente na forma de artigos que procurassem debater o Clube e os caminhos preconizados.

Este espaço nunca foi o espaço de apenas A, B ou C. Foi sempre o espaço de quem quis escrever e manifestou essa vontade ou se deu ao trabalho e acima de tudo de quem coloca o Belenenses muito além de quaisquer vãs e bacocas vaidades pessoais ou insondáveis interesses particulares.

Temos verificado paulatinamente desde algum tempo a esta parte que a caixa de comentários serve como espaço abusivo para o destilar de frustrações e falta de comportamento cívico de anónimos, nicks e pseudónimos nomeadamente, quando surgem artigos de opinião que ferem a susceptibilidade daqueles que entendem que nada está «podre no reino da Dinamarca» e assim pretendem que continue.

O “Belém Livre” defende como princípio a diferença de opinião sem favores e a diversidade de contributos criativos como factores elementares para que a discussão em torno do Belenenses se construa sem «cinzentismo necrófilo».

O “Belém Livre” não pode por isso, tolerar como forma privilegiada de diferença de opinião, o insulto torpe, vil, vulgar, difamatório, cobarde e cego.

Assim decidiram colegial e democraticamente os editores do “Belém Livre” inibir temporariamente a possibilidade de comentar os artigos. Continua no entanto acessível a possibilidade de nos contactar, pontualmente, com a sua opinião respeitante a um artigo ou, então, enviando-no-la na forma de artigo, para publicação, devendo para tal utilizar o endereço de e-mail deste espaço disponibilizado no topo da página. Agradecemos a compreensão embora saibamos que haverá quem assim não concorde. No entanto é o procedimento que nos parece mais adequado dado o que se tem passado nos últimos meses.
_____________________________

PS: Agradecemos as muitas mensagens já recebidas, umas de felicitações pela postura anunciada quanto ao fecho dos comentários, outras de protesto. Esperamos a vossa compreensão para este período sabático que durará o tempo suficiente, para que de uma vez por todas reine o bom senso e a elevação azul e não o contrário. Esta suspensão é instituída por razões de indisponibilidade editorial do BL para moderar comentários, o que seria um logro pois, nunca seria em tempo real havendo sempre a dúvida se cortaríamos ou não este ou aquele comentário. Assim é mais transparente e resta sempre a possibilidade de nos escreverem, utilizando o e-mail, mensagens que publicaremos se acaso os autores assim o solicitarem, na forma de um artigo ou breve apontamento. Agradecemos vossa a compreensão.