Antevisão da Jornada 7: Sporting-Belenenses

Viagem curta esta semana, até a um dos eucaliptos da segunda circular, para a 7ª jornada está-nos reservado uma visita ao covil do leão.
Seja no XXI, seja no Alvalade anterior, a história diz-nos que não temos por hábito ser felizes frente ao Sporting, confesso que ano após ano, tenho uma esperança renovada, de que será desta que o Belenenses, finalmente ganhará em Alvalade.
Para amanhã, estão reunidas todas as condições, diga-se de passagem, para que se assista a um mau jogo de futebol: de um lado uma equipa que normalmente, joga a medo, a nossa; do outro uma equipa que joga…Nada, a do Sporting.
Vamos defrontar uma equipa em brasas, cabe-nos a nós saber aproveitar esse facto, aproveitar toda a intranquilidade, e toda a angústia, principalmente, dos adeptos adversários que estão prontos para assumir um divórcio à muito anunciado, com o treinador.
Se juntarmos a este factor, o facto de ambas as equipas apostarem no losango, no meio campo, independentemente, das pedras em campo, o esquema será sempre esse, ou seja duas equipas encaixadas uma na outra, onde os aspectos individuais irão fazer a diferença.
Da nossa parte, uma equipa descansada, quer por não ter jogado na jornada anterior, quer pelo pouco número de treinos efectuados. Parece-me que estamos a entrar na fase crítica, da época, estamos a entrar na fase em que “decidimos” se vamos fazer um campeonato tranquilo ou, se vamos andar constantemente, atrapalhados com a linha de água, a molhar-nos os pés.
Na equipa adversária não é preciso fazer grandes apresentações, com Polga castigado, a dupla de centrais será constituída por Tonel e Daniel Carriço, a alinhar no eixo defensivo, no meio campo sem Miguel Veloso, Adrien, deverá ser o escolhido, a fazer companhia a João Moutinho Vuckevic, e quem sabe Djaló, ou Pereirinha, na frente Liedson tem lugar cativo, resta saber quem o vai acompanhar.
Tirando a atenção que se tem de ter sempre com Liedson, temos de ter também cuidado, principalmente no meio campo, e aqui começa o busílis da questão, porque com um meio campo amorfo como o nosso em termos defensivos, e de marcação, mesmo jogando mal o Sporting terá sempre margem para manobrar a seu belo prazer o jogo.
Obrigar a jogar mal (mais ainda), é a nossa missão, para que assim se crie o clima de instabilidade, necessário para que possamos tirar o devido partido disso. Uma última nota, o árbitro Carlos Xistra, é nítida compensação em relação à nomeação de Duarte Gomes, por isso não nos espera nada de fácil, neste capítulo.
Em relação à nossa equipa, pode ser um bom jogo para Filipe Bastos e Adu, principalmente porque ajudando o Belenenses, estão a ajudar a sua outra entidade patronal, espero que JCP, não invente e coloque, Fredy ao lado de Yontcha ou, Lima; o meio campo tem de ter capacidade de combate, e com Fredy, e Zé Pedro ao mesmo tempo perde essa capacidade, além de que o nosso «menino», anda a maior parte do tempo a tentar perceber onde tem de estar.
Estão portanto, em suma, reunidas as condições para um espectáculo pobre, amanhã em Alvalade, mas espera-se principalmente que a nossa equipa, tenha garra, querer, vontade orgulho, coragem, para honrarem a camisola que vestem.