O «Belém Livre» e a eleição dos Órgãos Sociais do Belenenses para 2009-11

Como o nome indica, este espaço foi desde sempre declarado como livre. É ler os princípios declarados na fundação a 11 de Novembro de 2007, na secção respectiva na coluna da direita, para perceber porquê e em que medida.

E nunca foi uma fachada de intenções bonitas. Na realidade apelámos variadas vezes à maior participação possível, de várias sensibilidades e sempre nos mostrámos abertos a esse debate na forma de artigos que procurassem debater o Clube e os caminhos preconizados.

Este espaço nunca foi o espaço de apenas A, B ou G. Foi sempre o espaço de quem quis escrever e manifestou essa vontade ou se deu ao trabalho.

Dito isto, sublinho que podia perfeitamente fazer este post e assinar «Belém Livre», já que é um post “institucional”. Mas não o faço e propositadamente. Não o faço exactamente porque me “demiti” de opinar publicamente há exactamente 4 meses. Continuo a ter as minhas opiniões, as minhas ideias e convicções mas cessei a minha intervenção. E assim vou continuar. Mas parece-me importante dar a cara e assumir conjuntamente a postura que este espaço terá no período eleitoral que atravessamos.

Dado que na equipa que suporta a operação deste espaço e que escreve regularmente se encontram dois elementos de uma lista entregue ontem nos serviços administrativos, este espaço entende ser necessário esclarecer o modo operativo que regulará este espaço durante o período eleitoral:

- Os autores habituais José António Nóbrega e Miguel Taveira, continuarão livres de publicar os seus artigos de opinião neste espaço e de publicar o programa eleitoral da lista quando esta for verificada pelos serviços administrativos.

- No espírito de pluralidade que sempre defendemos, a mesma postura será tida para com as outras candidaturas quando estas forem verificadas pelos serviços administrativos. Ou seja: dispomo-nos a publicar os respectivos programas se assim o entenderem. O mesmo se aplica (e aqui sempre foi assim) a outras pessoas afectas ou não a qualquer candidatura que entendam expressar a sua opinião publicando artigos neste espaço.

- A possibilidade de comentar os artigos será inibida neste período eleitoral. Continua no entanto acessível a possibilidade de nos contactar com a sua opinião pontualmente no que respeite a um artigo ou enviando-no-la na forma de artigo para publicação aqui usando para isso o endereço de mail deste espaço, disponibilizado no topo da página.

Agradecemos a compreensão embora saibamos que haverá quem não esteja de acordo com estas medidas. No entanto são as que nos parecem mais adequadas dado o que se passou durante anteriores períodos eleitorais noutros espaços belenenses e pelo facto de dois habituais autores deste espaço estarem envolvidos em lista candidata às referidas eleições.

Pessoalmente desejo apenas declarar:

Aconteça o que acontecer que ganhe o Belenenses!

(que bem precisamos)
_________________________________

PS: Agradecemos as muitas mensagens já recebidas, umas de felicitações pela postura anunciada quanto ao fecho dos comentários, outras de protesto. Pedimo-vos que compreendam que o corte durará menos de um mês (até ao fim do dia das eleições) e é instituído por razões de indisponibilidade para moderar comentários, o que seria um logro pois nunca seria em tempo real e haveria sempre a dúvida sobre se cortaríamos ou não um ou outro tipo de comentário. Assim é mais transparente e resta sempre a possibilidade de nos escrever através do email, mensagens que publicaremos se os autores o solicitarem na forma de um artigo ou breve apontamento. Agradecemos a compreensão.