«Belém Livre»: 2 anos a defender um sonho azul

O «Belém Livre» cumpre hoje o seu segundo aniversário. Somos desde a nossa génese um espaço responsável de orientação pluralista cuja finalidade e objectivos claramente delineados foram, são e continuarão a ser a discussão crítica, construtiva, sem constrangimentos de qualquer natureza, mas onde seja por isso mesmo possível e desejável discutir e mais que discutir pensar seriamente e com seriedade este clube que tanto prezamos e que é a nossa herança genética e a qual devemos defender intransigentemente.

Por assim ser a nossa convicção temos feito apelo às diversas sensibilidades azuis para que num espírito de livre pensamento intervenham participando neste espaço de vanguarda da paixão pelo Belenenses e pelos ideais fundadores de liberdade, irreverência e independência, do direito à diferença positiva, do espírito de sacrifício, da capacidade de lutar e conquistar, de honra.

O «Belém Livre» não é um espaço subserviente, não é uma corporação de interesses, bem pelo contrário é um espaço onde os interesses não podem ter outro âmbito outro horizonte outro alcance que não seja o do Belenenses e tudo o que possa tornar este nosso Belenenses num clube mais forte, mais guerreiro, mais conquistador, mais moderno e com mais futuro.

Este ano comemoram-se 90 anos de grandeza azul num cenário de crise interna profunda e que só os que não querem ver afirmam não existir. Essa crise está instalada de tal forma que pode mesmo apelidar-se de crise de valores azuis pois num clube onde o associativismo definha parece grotesco atribuir irresponsavelmente culpas aos que nunca se negam a apoiar pelo facto de a modalidade que é a razão fundadora do Belenenses atravessar fruto de uma gestão desportiva insensata uma crise da qual não recuperou desde a época passada.
Tal parece ser tão mais grave quanto o facto de, qual avestruz, os dirigentes máximos do clube em boa verdade nada terem feito de visivelmente eficaz para alterar o rumo das coisas no nosso passado recente. Afinal o que os distingue daqueles a quem acusam de ter causado danos quase irreparáveis ao Belenenses? Verdadeiramente nada os distingue. Ou talvez afinal algo os distinga...é que nunca o Belenenses teve em apenas 6 meses um seu dirigente que tantas entrevistas de fundo desse e tanta visibilidade rádio-televisiva tivesse e o seu discurso fosse um imenso vazio, um exercício de redonda geometria onde nunca se sabe onde se começa e de modo algum onde se acaba.
O Belenenses parece ser dirigido numa espécie de navegação à vista, mas à vista muito curta. Tão curta quanto os miseráveis 8 pontos que temos no campeonato fruto de termos um suposto líder que invoca as suas qualidades de liderança quando são já demasiado notórias as clivagens de balneário, aliás que líder se esconde lateralmente dos associados do clube como se estes fossem uma corja de malfeitores? Um líder não se esconde, não foge, não vai treinar para Coruche porque teme a presença dos sócios? Senhores que líder é este?

Claro que nem tudo é mau. Aliás ,existem mesmo coisas muito boas no Belenenses, mas que não são virtude desta direcção. São virtude de um conjunto de pessoas que, essas sim, sabem o que é um projecto e como concretizá-lo, e ainda que também elas tenham que sentir os rigores orçamentais, e todos os anos tenham a tarefa de reconstruir equipas, fazem-no com ambição e destemidamente porque esses sim sabem o que é liderança. Mas não falam sobre ela. Mostram o que é liderar.

É por isso, para o «Belém Livre», uma profunda alegria e orgulho saudar neste nosso segundo aniversário a combater por um Belenenses de todos os Belenenses, saudar as modalidades do Andebol, do Futsal, do Rugby, do Voleibol por levarem cada vez mais alto, mais longe e de modo mais forte a grandeza do Clube de Futebol "Os Belenenses". É por ele e para ele que jamais abdicaremos contra tudo e contra todos de erguer a bandeira por um clube melhor, mais organizado, melhor gerido, com melhores infraestruturas e com mais futuro desportivo.

Não abdicaremos de ser a consciência crítica do clube e convidamos para que se juntem a nós, participando com a sua opinião, todos aqueles que comungam da mesma certeza e convicção que nós, «Belém Livre»: É possível um Belenenses muito melhor que este que hoje temos!