As "Verdades Privadas" de Algumas Amélias Apitadoras

"Mais depressa se apanha
um mentiroso que um coxo
"

(ditado popular)


Na edição de 8 do corrente, Record faz alusão a alegadas declarações à PJ do expert em arbitragens de futebol (vitor ceguinho), relativamente ao "apito dourado". O actual presidente do CA da LFP (mais pura e honesta do mundo), botou faladura e de cátedra, terá afirmado : "...o árbitro principal é responsável por tudo o que acontece no rectângulo de jogo...?!"

Esta brilhante tirada (digna de um verdadeiro "personagem" tirado do Tratado da Cegueira de José Saramago), terá sido uma das "pérolas" a que a acusação se agarrou para levar por diante a acusação a Martins dos Santos (alegados favorecimentos a Marítimo e Boavista, contra Nacional e Belenenses, respectivamente, a mando de António Henriques {promessa deste dirigente da CA da FPF promover o filhote à categoria seguinte} e valentão sénior {batata e dono da liga), o tal "Durão da arbitragem" (no dizer de Cruz dos Santos), outro inefável branqueador das amélias e vulgar cronista da borla).

Como bem se lembram, este "reisinho" (sempre que lhe convinha inclinar o campo), exibia cartões por tudo e por nada, de forma acintosa frente aos olhos de jogadores e dirigentes, era a forma burlesca de vincar bem as encomendas aos mandantes.

Na luz há alguns anos, fomos enrabados por este artista (livre por alegado atraso propositado do Wilson ao Marco Aurélio {quando o desgraçado teve de resvalar no solo para impedir o canto} e no mesmo jogo um atraso deliberado na zona do penalty de Luisão, o gajo fingiu que não viu), que se saiba este jogo não foi objecto de inquérito e os milhafres, lá se safaram outra vez...

Mas voltando à vaca fria, o vitor ceguinho (apelido que alguns ex-colegas do curso logo lhe deram, tal o jeitinho do gajo para se auto-limpar das merdas que ia coleccionando), esqueceu-se de olhar para o espelho! Então no tristemente célebre jogo do Restelo (Belenenses - Milhafres, o tal em que o Edgar marcou um golo em fora de jogo e outro que nem entrou), a culpa era do fiscal da bancada nascente! Em que ficamos troca tintas? De referir que esta arbitragem de encomenda, serviu para o ceguinho pagar o favor que o coxo/malhado lhe havia feito, ao trocar um relatório desfavorável numa competição europeia por outro favorável, e o meter de novo na corrida ao Mundial de França...

Importa também dizer que o tal fiscal "da nascente", era outro nosso velho conhecido milhafreiro, perito em curtos circuitos e que na Amadora já nos havia impedido de ganhar o jogo por 2-3, ao anular golo limpo de Paulo Monteiro e expulsá-lo de seguida... Aliás, no jogo do Restelo andou a semana toda a implorar aos funcionários que nem lhe falassem sobre a acção do vitor ceguinho (consta que ainda hoje não se falam bem)!

Por outro lado o cegueta (enquanto reles escrevinhador da borla {o pilim fazia falta para ajudar a pagar o andar de linda-a-velha), bolsava: "...enquanto a arbitragem estiver debaixo da pata dos clubes não é isenta...". Como muito bem se vai vendo, desde que este merdas está à frente da CA da liguinha afunilada, e de acordo com a sua coerência e cognome herdado, tudo passou a estar mais claro no reino das arbitragens!

PQP, porcos, nojentos, feios e muito maus...

PS: Mas esta prática está em todas as modalidades, no Jamor também
o palhaço nacional que alertou o careca para a alegada agressão do nosso internacional ao beterraba de agronomia, depois de conseguir o seu segundo de glória, pirou-se para junto da linha dos nabiças, viu-se logo que estava de "consciência" pesada, ou teve medo de vir beber uma bujeca forçada à secção de rugby;