Liga Intercalar: Belenenses, 2 - Outro Clube, 0; Breve Apontamento.

Desloquei-me ontem ao ventoso Campo do Pragal, em Almada, onde estariam cerca de 500 espectadores, para assistir ao jogo Belenenses - Outro Clube. Sim, outro clube porque para mim, o nome que ostentam é impronunciável pelo prejuízo que ao longo dos anos nos têm directa ou indirectamente causado.

O Belenenses dominou a partida sem grande esforço e verdade se diga que para quem fez alinhar alguns habituais titulares deveria ter cilindrado a equipa de juniores que o Outro Clube fez alinhar.
O resultado podia ter sido 4 - 0 (tivemos duas estrondosas bolas na trave. Uma na primeira parte a remate de fora da área por Ávalos e outra por Roncato na segunda através da marcação de um livre à entrada da área), mas como o golo de Cândido Costa surgiu cedo e na Segunda-Feira temos que dar passos em frente, certos e determinados na Capital do Móvel ficámos pelos 2 golos sem resposta, atendendo a que não valia a pena correr riscos de lesões desnecessárias e selvagens como a que ocorreu com o nosso jogador Daniel (fractura na tíbia) que foi brutalmente abalroado por um energúmeno do Outro Clube que, pasme-se, não viu o respectivo cartão vermelho nem foi sequer assinalada a obrigatória grande penalidade, uma vez que esta falta foi em plena grande área, com as bestas (sim, grandes bestas do apito) a verem sem nada assinalar. Aliás, este trio de arbitragem esperemos que nunca suba à primeira categoria pois, foram execráveis na condução do jogo.

O Belenenses dominou sempre e amplamente o jogo na primeira parte tendo o Outro Clube visado por duas vezes a baliza azul, mas sem perigo. Na segunda parte manteve-se o rumo da partida sempre com acentuado ascendente azul,mas sem grandes correrias. É, todavia nossa opinião que podíamos ter feito mais e aproveitar este tipo de jogos para afinar mecanismos e rotinas de jogo e melhorar os índices de competitividade e garra.

Em termos de apreciação geral e sem querer ser fastidioso porque não se justifica cabe no entanto afirmar que apreciámos o desempenho da dupla de centrais Kiko e Ávalos e claro, os desempenhos de Gomez e de Pélé (o melhor em campo). Mas houve também, Fredy e Cândido.

Regista-se uma vez mais a postura de Roncatto. Não se percebe como um jogador da sua craveira continua aparentemente desmotivado e arrastando-se pelo campo denotando precária condição física para as exigências do futebol à Pacheco. É pena pois sabe tratar a bola como poucos. Talvez por isso tenha passado à condição de suplente e a sua acção tenha sido tão inconsequente e inútil no jogo com o Futebol Clube do Porto.

Percebeu-se também hoje que China perdeu talvez em definitivo a titularidade para Tininho e que Alex nem do banco saiu o que pode ser prenúncio de que Jaime Pacheco o relegou para segundo plano face às recentes afinações no plantel.

Registo final para as informais declarações de Jaime Pacheco à saída do Campo do Pragal afirmando que temos que ir com calma e aproveitar os nossos valores de formação porque é isso que ele gosta e quer fazer.

O Belenenses alinhou com:
Assis;
Cândido, Ávalos, Zarabi e China; Pelé, Gomez, André Almeida (Zazá); Fredy, Roncatto e Daniel (Tiago Almeida).

Golos:
02' GOLO DO BELENENSES
(1-0), por Cândido Costa
53' GOLO DO BELENENSES (2-0), por Roncatto