Da vergonha ao jornalismo mete nojo

Aqueles que no passado fim-de-semana se sentaram frente ao televisor para assistir à transmissão dos 2 primeiros jogos do Play Off do Campeonato Nacional de Futsal através da SIC tiveram infelizmente ocasião de assistir em simultâneo, a um dos mais degradantes espectáculos desportivos dos últimos tempos.

Tiveram os telespectadores, certamente, ocasião de se questionar com toda a legitimidade – muito particularmente no jogo de Domingo – sobre o qual ou quais os objectivos que aqueles dois indivíduos vestidos de preto com um apito na boca, pretendiam atingir ao descer a um nível tão vil tal o modo como arbitraram. Depois de assistirmos a tudo o que impunemente iam fazendo ficámos aguardar pelo momento surreal em que eles próprios introduziriam a bola na baliza do Belenenses e sancionariam golo em favor do adversário cujo nome não pronuncio porque me enoja.

Fiquei com a forte convicção que a missão da equipa ou equipas de arbitragem no passado fim-de-semana era de facto e por todos os meios ao seu alcance evitar que uma das duas equipas a disputar com mérito esta fase final – o Clube de Futebol «Os Belenenses» - não conseguisse atingir os objectivos desportivos ou seja ganhar as partidas em disputa. É, certamente, uma tarefa hercúlea quando, para além da equipa adversária, ainda se tem de lutar contra mais dois indivíduos vestidos de preto que obstinadamente tudo fazem para que não exista verdade desportiva.

O jogo de Domingo só foi equilibrado até ao fim porque houve uma «mão» muito grande que apoiou a equipa anfitriã e não me refiro aos aplausos dos seus adeptos…A vergonha foi de tal ordem e escabrosa que os árbitros «não quiseram» ver que 2 golos dos visitados nascem de faltas inexistentes, sendo que não contentes com o estrago feito os árbitros tiveram ainda a prodigiosa imaginação para inventar mais um penalty e 2 livres directos que não resultaram. Chegou a ser revoltante assistir às decisões da dupla de arbitragem chefiada por um personagem chamado António Cardoso que curiosamente apitou sempre longe da bancada onde estavam os adeptos azuis. Porque seria?

A finalizar muito se lamente que a SIC tenha sido tão pouco RADICAL e participasse desta verdadeira «pândega arbitral» com comentários tendenciosos e reveladores de uma deontologia jornalística que em nada dignifica o desporto, para além de uma cobertura televisiva onde pareceu estar tudo montado para que os da casa fizessem o que todos os «interesses» desejavam. Todo o Portugal desportivo viu uma arbitragem indigna da sua missão.