Entrevista a Alípio Matos (efectuada a 25/06/2009)

Dada a extrema amabilidade do treinador de Futsal do Belenenses, Alípio Matos, tivemos a oportunidade de lhe colocar algumas perguntas, que aqui reproduzimos, juntamente com as suas notáveis respostas.

Algumas delas, em especial, merecem a maior atenção e reflexão de todos.

Obrigado, Mister, pela sua disponibilidade e por todo o trabalho que tem feito no Belenenses.


__________________________________________________

Estamos já a poucas horas dos dois jogos no Restelo que podem decidir o Campeão Nacional de Futsal. Qual o ambiente no seio do grupo?
O ambiente, como sempre, é maravilhoso. É um grupo muito unido, solidário, com muita humildade e amizade.

Se o Belenenses conquistar o título, não será o primeiro, nem o segundo, da carreira do Alípio Matos. Que significado especial terá um título conquistado em Belém?
Tem um significado único. Se formos campeões este título vale por dez.

Aquando da dupla jornada do anterior fim-de-semana, o Alípio afirmou que vencer na Luz “é meter uma lança em África”. Para além da reconhecida categoria dos jogadores encarnados, que outros factores tinha em mente ao fazer essa referência?
Como disse, em primeiro lugar o valor dos jogadores do Benfica. Depois, há o ambiente, que neste tipo de jogos é infernal. Para além disso, existe a pressão tremenda sobre os árbitros quer do banco do Benfica, quer dos seus adeptos, que são sempre em grande número.

Todos os adeptos do Belenenses, e não só, acompanharam com estupefacção e repúdio as arbitragens recentes, especialmente a do 2º jogo desta final. Considera normal existirem tantos erros no mesmo sentido?
Não devia ser normal, mas infelizmente…….
Sucede que 60% dos árbitros e agentes ligados à modalidade são do Benfica.
Se juntarmos outros que ou têm medo de não agradar á entidade, ou não têm qualidade….

Como tem sido o apoio dado pelos adeptos azuis à sua equipa de Futsal? Que importância tem esse apoio? O que espera e o que gostaria de ter, a esse nível, nos próximos e decisivos jogos? Que peso pode ter o público na decisão do título?
Temos um grupo de adeptos que têm sido espantosos e que vão a todo o lado apoiar a equipa. Agora, para ser sincero, tenho que dizer esperava mais mobilização de todos os Belenenses, nos jogos que decidem títulos, principalmente no nosso pavilhão.
O peso do apoio dos nossos adeptos é simples de explicar: se a nossa aquipa estiver ao seu nível, eles empurram-nos para a vitória


A carreira do Belenenses nestas duas últimas épocas tem sido notável, se considerarmos que a actividade do clube no Futsal é ainda recente e que outros emblemas despendem verbas muitíssimo superiores. Qual o segredo deste sucesso?
São vários os factores:
* O valor dos jogadores
* A escolha dos mesmos tendo em conta a qualidade, carácter, humildade e ambição
* A transmissão que é feita da Grandeza, Filosofia, Cultura e Mística do clube
* A minha equipa técnica – Raul, Rogério, Tiago e João Pinto (homem fundamental para haver futsal no Belenenses) – pois sem eles nada era possível.
* Os directores – Nuno Lopes, Luís Silva, Laranjo, Tó, Eduardo, José António, o técnico de equipamentos Luis Ferreira. Só eu sei a dedicação e sacrifício que têm feito a todos os níveis, em prol do clube.
* Os adeptos – os melhores do mundo (pena não haver mais a apoiar esta equipa que tanto merece!).


Sabemos que alguns clubes estão a reforçar-se fortemente para a próxima época. E o Belenenses? Poderá continuar, pelo menos, tão forte como nestes dois anos? Como perspectiva a participação europeia assegurada pelo Belenenses (seja na Liga UEFA, seja na Recopa)?
Queremos ser cada vez mais fortes. Jogar na Europa será muito bom, pois dá possibilidade da equipa continuar a evoluir jogando com as melhores equipas do mundo. No entanto, a diferença entre a nossa realidade e os melhores clubes da Europa, é abismal em termos de orçamento. Há equipas com 5 milhões de euros…

O Alípio sabe certamente que é muito querido pelos adeptos do Belenenses, quer pelas suas qualidades técnicas, quer pelas qualidades humanas e pela maneira como defende o nosso clube. Fale-nos um pouco dessa sua identificação com o Belenenses.
Se as pessoas gostam de mim, isso é extremamente gratificante e enche-me de orgulho por fazer parte desta família que é o C.F. Os Belenenses.
A mim, resta-me retribuir esse carinho, dando tudo de mim a este clube que me recebeu e trata maravilhosamente.