A mascote: Proposta de Bruno Esteves

Sugestão para a futura Mascote do Clube de Futebol “Os Belenenses”
A mascote que proponho para representar os adeptos belenenses em todos os eventos em que o clube participe, é o tubarão, mais concretamente o tubarão-branco.
Esta mascote, em conjunto com acções directas, pode incentivar os mais novos a tornarem-se associados e/ou adeptos, já que um dos principais interesses dos jovens, actualmente, passa por desportos praticados no mar, como é o caso do Surf.
Para defender a minha ideia segue, de seguida, uma analogia entre o Tubarão e o Belenenses.

Analogia entre Tubarões e os Belenenses

História dos tubarões
Calcula-se que os tubarões existam há cerca de 450 milhões de anos, sem grandes alterações na sua morfologia, o que sugere um bom nível de adaptação e evolução. Ocuparam diversos nichos ecológicos, desde os mares tropicais aos oceanos Árctico e Antárctico.
Estes seres são criaturas importantes em quase todos os ecossistemas marinhos. A quase totalidade dos tubarões habita na maioria das águas costeiras e oceânicas do planeta, quer na sua superfície, quer na sua profundidade.
São conhecidas cerca de 400 espécies em todo o planeta, cujos tamanhos podem variam entre os 0,10 m e os 8 m de comprimento.

História do Belenenses
O Belenenses existe há 90 anos quando Artur José Pereira invocou o sonho perdido por muitos: um grande clube em Belém. Desde então tornou-se um clube de nível internacional, espalhando o nome de Belém pelos quatro cantos do mundo.
É um clube que começou por agrupar sob uma só bandeira todos os rapazes do bairro de Belém, amantes e praticantes de futebol e de outras modalidades, ao qual foi dado um nome que não deixa dúvidas quanto à razão da sua existência: Clube de Futebol "Os Belenenses".
A nossa côr é o azul, como referência ao mar, o mar azul, e a Cruz de Cristo em invocação às Descobertas, de que Belém foi ponto de partida e regresso.

Papel do tubarão no ecossistema
Os tubarões exercem duas funções primordiais no ambiente marinho.
Como predadores situados no topo da cadeia alimentar, mantêm o controle populacional das suas presas habituais e são um instrumento da selecção natural, ao caçar os mais lentos e os mais fracos. Quando os tubarões se alimentam de animais e peixes doentes, feridos ou mortos, contribuem para a manutenção da salubridade dos oceanos.

Papel do Belenenses na sociedade
As condecorações que o clube foi alvo ao longo da sua rica história falam por si:
Instituição de Utilidade Pública
Comendador da Ordem Militar de Cristo
Oficial da Ordem de Benemerência
Ordem de Benemerência da Cruz Vermelha
Benemérito da Cruz de Malta
Medalha de Mérito Desportivo
Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa

Mas se isto não chegar posso referir que dá condições para que, actualmente, milhares de jovens atletas, divididos por dezenas de modalidades, pratiquem desporto, sendo uma verdadeira escola de Homens e Mulheres.

Tubarão-branco, características gerais
O tubarão-branco é o peixe predador de maiores dimensões existente na actualidade. Um tubarão-branco pode atingir 7,5 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas. Esta espécie vive nas águas costeiras de todos os oceanos, desde que haja populações adequadas das suas presas.
Devido à ampla área de distribuição desta espécie, é impossível saber o número de tubarões-brancos que existem, ainda que seja de forma aproximada. Apesar disso, a sua baixa densidade populacional, unida á sua escassa taxa de reprodução e baixa esperança de vida fazem com que o tubarão-branco não seja um animal abundante.
Apesar do seu nome, o tubarão é apenas branco na sua parte ventral, enquanto que a dorsal é cinzenta ou azulada.
O tubarão é o animal mais temível dos oceanos e a força é a sua principal característica.

Adepto azul do Belenenses, características gerais
Somos muitos mais do que os, cerca de, 10.000 sócios pagantes, por isso mesmo posso garantir que temos uma camuflagem tão simples quanto efectiva. Estamos presentes em todos os continentes, por isso, é impossível saber o número concreto de adeptos e simpatizantes.
Temos uma enorme vontade de vencer mas respeitamos os adversários. Somos dignos vencidos mas, sobretudo, somos eternos vencedores. Essa é a nossa força.

Tubarão-branco. Modo de vida
Os tubarões brancos diferem muito das máquinas de matar como popularmente são designados. Para poder capturar os grandes mamíferos, que constituem a base da dieta dos adultos, os tubarões brancos recorrem a uma característica emboscada: colocam-se a vários metros por baixo da presa, que nada na superfície ou perto dela, usando a cor escura de seu dorso como camuflagem com o fundo, tornando-se assim, invisíveis para as suas vítimas. Quando chega o momento de atacar, avançam rapidamente para cima, com potentes movimentos do colo e abre as mandíbulas.

Adepto azul do Belenenses. Modo de vida
O artigo do jornal “Eco dos Sports”, datado de 22 de Maio de 1927, espelha bem o sentimento apaixonado que o clube despertava nos adeptos dessa altura e que está enraizado no modo de vida dos actuais.
“Quando o Belém acaba um jogo, há sempre lágrimas. São assim os Belenenses!
São assim os entusiastas do grupo da praia. Querem ao seu clube, como se quer a uma pessoa de família. Amam-no e comovem-se, com os seus triunfos. Choram e afligem-se com as suas derrotas. Belém é assim um clube - que vive das almas.”

Menos extrovertidos, mas com a mesma paixão, os adeptos azuis continuam a ser iguais a si mesmos. Por isso mesmo somos diferentes.

Identidade da Mascote - “Pepe” e “Pepe Junior”
Para além de ser uma homenagem a uma das grandes glórias do Belenenses, imortalizando-a com esta mascote, é um nome fácil de decorar e de pronunciar para as crianças.
José Manuel Soares, mais conhecido por “Pepe”, foi um jovem de Belém e o primeiro grande ídolo à escala nacional do futebol português. Com somente 17 anos, Pepe, foi chamado para a primeira equipa do Belenenses.
A estreia pela Selecção Nacional foi estrondosa. Marcou dois golos numa goleada (4-0) contra a poderosa França e, á boa maneira dos heróis, Pepe saíu do campo aos ombros de uma multidão eufórica.
Pepe ainda figura como um dos melhores marcadores da Selecção Nacional e faz parte dos 5 jogadores com a melhor média de golos marcados por jogo ao serviço da Selecção.

Perfil
O “Pepe” (mascote) é:
- forte na luta pelas suas convicções;
- simpático para os seus amigos;
- temível para os seus inimigos;
- com uma enorme vontade de ganhar mas respeitando, sempre, os seus adversários;
- é um atleta que pratica todas as modalidades do Belenenses
Para a comunicação com os mais novos a mascote tem o nome de Pepe Junior. Desta forma o Pepe é o pai e o Pepe Júnior é o filho. Esta conjugação pretende incentivar os associados a levarem os seus filhos ao estádio/pavilhão e a encontrar mais paceiros de negócio que tenham como target principal os mais jovens.

Merchandising
Os canais de distribuição dos produtos relativos à mascote, como também ao clube, devem ser:
- a Loja Azul, exibindo alguns dos produtos com uma quantidade de stock controlado;
- o Site, com um catálogo online de todos os produtos, podendo ser adquiridos mediante o pagamento e os produtos relativos às encomendas seriam entregues na residência do comprador;
- Catálogo impresso. Para o lançamento da nova mascote deve ser concebido um catálogo exibindo todos os produtos de Merchandising. Para ser distribuído, gratuitamente, a todos os sócios, filiais e núcleos do clube através do correio, como encarte da revista ou jornal do clube ou pessoalmente nos dias dos eventos desportivos;
- Vender os produtos a lojistas para os comercializarem nos seus espaços.

Artigos diversos e Brinquedos:
- Porta-chaves em formato de dente de tubarão
- Esponja anti-stress em formato de tubarão
- Abre-garrafas no mesmo formato
- Óculos de piscina
- Coletes de praia para as crianças com barbatana nas costas
- Autocolantes para colocar no vidro traseiro do carro
- Capacete de bicicleta e mota com formato de barbatana em cima
- Peluches com o formato de tubarões
- Relógios de pulso e de parede
- Calendários de parede com a mascote e símbolo do clube
- Braçadeiras de criança para a praia
- Chapéus de sol e de chuva
- toalhas de praia
- mochilas
- estojos
- cadernos
- lápis
- canetas

Vestuário, tanto para adulto como para criança:
- T’shirts e sweatshirts com vários tipos de imagens da mascote
- Sweatshirts com gorro em formato de barbatana
- Fatos de treino
- Toucas
- Fatos de banho para piscina (Homem e Mulher)
- Calções para o dia-a-dia
- Mochilas de criança
- Mala para computador portátil

Livros e DVD:
- Banda Desenhada com a história do clube, narrada pela nova mascote
- Livro para crianças para pintarem várias imagens tanto da mascote como do Belenenses (simbolo, desenho do estádio e de caricaturas de alguns jogadores)
- DVD’s do National Geographic com documentários sobre tubarões

Nota importante: Deve ser registada a patente de todos os produtos com design original.

Acções para o lançamento do Pepe
Encontrar, inicialmente, dois parceiros de negócio para se associarem à mascote. Um para desenvolver os produtos de merchandising e outro para a sua comunicação e posterior distribuição.
Celebrar um acordo com Oceanário para fornecer visitas gratuitas, passando este a ser um dos benefícios inerentes ao cartão de sócio.
A mascote deve estar presente em todas as acções sociais organizadas pela Fundação Belenenses. Uma das bandeiras desta entidade poderia ser realizar acordos com entidades competentes para salvar os Oceanos e as espécies em vias de extinção.
Envio regular de um brinde, simbólico, com a imagem da mascote, para todos os associados, na altura do seu aniversário.
Criar uma campanha de lançamento “Na compra de 2 artigos oferta de um brinde”.
Realizar um acção de notoriedade, com entrega de lembranças, levando a mascote a todos os infantários, ATL’s, escolas primárias e secundárias que se situem entre Alcântara e Cruz Quebrada.
Esta é uma acção conjunta entre o Dep. Marketing e a Fundação Belenenses.
Se tiver o sucesso pretendido pode ser alargada até Cascais e para a margem sul, desde a Costa da Caparica a Almada. Pode também ser considerada a possibilidade de alargá-la às alas de IPO dos hospitais.
A mascote deve estar presente em todos os eventos desportivos realizados no Complexo do Restelo. Uma pessoa vestida com o uniforme da mascote deve animar os espectadores antes dos jogos começarem, depois deve entrar com a equipa do Belenenses. No intervalo as crianças que o solicitarem, podem ir para junto da mascote para tirar fotografias e brincar. Esta iniciativa faria com que os jovens pedissem aos pais para irem ao Restelo.


Design na vertente adulto “Pepe”




Design na vertente adulto para as modalidades




Design na vertente adulto para prospecção e comunicação com associados e adeptos



Design na vertente criança “Pepe Júnior”



Conclusão
A mascote tem de ser encarada por três aspectos primordiais para o seu sucesso:


1 - o nome e respectivo design devem ser fieis à imagem que o clube quer transmitir.

2 - os influenciadores da mascote são os mais jovens, consumidores entre os 3 e os 12 anos, sendo os restantes escalões a cima uma consequência dos primeiros. Caso os mais jovens não aceitem a mascote, os mais “velhos” não olharão mais para ela. Por isso as mensagens transmitidas com a mascote devem ter como target principal os mais novos.

3 - o merchandising deve ser o mais abrangente possível mas só se farão encomendas dos produtos mais rotativos. Os outros são apresentados como opção de compra sob encomenda. Esta estratégia deve ser alterada consoante o volume de vendas e deverá ser analisada por um profissional, de preferência que trabalhe num dos canais de distribuição apresentados num ponto anterior.

Espero, sinceramente, que a mascote vencedora, qualquer que seja, produza uma verdadeira fonte de receitas para o Belenenses e que, acima de tudo traga vantagens para os associados do clube.

Saudações Azuis,
Bruno José Cardoso Esteves
Sócio Nº 4559