Uma comparação factual ou a melhor das verdades...

Na época transacta (2008/09) Jaime Pacheco substituiu Casemiro Mior, assumindo, à 6ª jornada, o comando técnico do Belenenses. Apenas a título de exercício, sem intenção demagógica, fazemos aqui uma comparação simplesmente baseada em factos, mas que nos devem servir como base de reflexão. Neste nosso exercício, não está em causa a preferência por este ou aquele técnico, mas tão só, resultados obtidos que é afinal, o que interessa aos adeptos e dirigentes. Tomamos como critério o total dos primeiros 13 jogos oficialmente disputados sendo 10 da Liga Sagres e os outros 3 a distribuir pelas outras competições oficiais.

O que conseguiu Jaime Pacheco?

Jaime Pacheco orientou oficialmente o Belenenses a 25 de Outubro de 2008 em jogo a contar para a 6ª. jornada. Disputou 10 jogos na Liga Sagres, 2 na Taça de Portugal e 1 na Carlsberg Cup.

Traduzindo em pontos esses 13 jogos no total das competições disputadas temos: 5 vitórias, 5 derrotas e 3 empates, o que deu o pecúlio de 18 pontos(15 golos marcados e 17 sofridos).

Na Liga Sagres, Jaime Pacheco disputou 10 jogos e conseguiu 12 Pontos correspondentes a: 3 vitórias, 3 empates e 4 derrotas (9 golos marcados e 13 sofridos).

Na Taça de Portugal disputou dois jogos tendo sido ambos fora. Venceu por 0-3 em Amares na 3ª. eliminatória e perdeu na 4ª. na Figueira da Foz por 3-2 ante a Naval e após prolongamento.

Na Carlsberg Cup foi vencer o Gil Vicente a Barcelos por 0-1 garantindo ao Belenenses a vitória no Grupo B e a passagem à segunda fase de grupos.

Com Jaime Pacheco, o Belenenses, nos primeiros 13 jogos oficiais disputados, esteve sem vencer no Restelo, para a Liga Sagres, entre 24/11/2008 e 21/12/2008, ou seja cerca de um mês.

O que conseguiu João Carlos Pereira?

Disputou 10 jogos na Liga Sagres, 1 na Taça de Portugal e 2 na Carlsberg Cup. Traduzindo em pontos estes 13 jogos no total das competições disputadas temos que o actual treinador do Belenenses capitalizou: 2 vitórias, 5 derrotas e 6 empates, o que dá o pecúlio de 12 pontos(9 golos marcados e 16 sofridos).

Na Liga Sagres, João Carlos Pereira disputou 10 jogos e conseguiu 8 Pontos em 30 possíveis (26,66%)correspondentes a: 1 vitórias, 5 empates e 4 derrotas (5 golos marcados e 13 sofridos).

Na Taça de Portugal, disputou um jogo no Restelo, correspondente à 3ª. eliminatória contra o Oriental, tendo vencido por 3-1.

Na Carlsberg Cup, foi derrotado pelo Rio Ave, em Vila do Conde, por 1-0 e empatou com o Gil Vicente, 1-1 no Restelo, garantindo ao Belenenses, a eliminação no Grupo E logo, na primeira fase de grupos.

Nas 10 primeiras jornadas de 2008/09, o Belenenses, em 7 «europeus» possíveis, defrontou 5, a saber: Porto, Sporting, Guimarães, Marítimo e Vitória de Setúbal, sem queixumes das equipas técnicas.

Com João Carlos Pereira, o Belenenses, nos primeiros 13 jogos oficiais disputados, está sem vencer na condição de visitado, para a Liga Sagres, desde 24/08/2009, ou seja, quando defrontar o Marítimo terão passado 3 meses sem vencer no Estádio do Restelo.

Quanto às conclusões/ilações a retirar destes factos ficarão, obviamente, ao critério de todos aqueles que entendem que estamos no bom caminho na certeza porém, que não são muitos...