Diga-se em primeiro lugar que esta XXI Edição do Campeonato do Mundo de Futebol, prestes a iniciar-se na África do Sul, primeiro evento num pais do Continente Africano, para nós Belenenses, poucos ou nenhuns motivos apresentava de interesse particular 24 horas atrás, para além do natural gosto pelo futebol internacional e de selecção, e/ou, talvez, esquecer ou afogar as nossas mágoas face à néscia e gloriosa mediocridade azul a que nos conduziram.
Eis senão quando em 24 horas, mercê do infortúnio de Nani, é chamado Rúben Amorim a substitui-lho e renasce, mais algum interesse, nada de aspecto desportivo e de afinidade, mas sim do foro financeiro.
Passo a explicar, na continuação da jabardice em que tornaram a gestão do futebol belenense há um par de anos, Amorim e tantos outros jovens foram desprezados e votados ao ostracismo, até que à última da hora, quando factos e certezas já não conseguiam passar despercebidos ao maior cegueta ou preguiçoso mental, lá iam a correr oferecer mundos e fundos que não possuíam, tentando reverter situações de lesa pátria, autentica gestão danosa dos nossos activos que tanto jeito tem dado aos "amigos" e adversários.
Fernando Sequeira, o mal amado, o "fugitivo", que tirou as castanhas do lume a alguns labregos e deu oxigénio a grandes "gestores dos cemitérios empresariais portugueses", teve a ousadia de conseguir reverter dalguma maneira, a fatalidade de Rúben Amorim ao renegociar com o seu actual clube as condições de saída, salvaguardando o montante duma eventual transferência para o exterior, embora prolongando no tempo o pagamento desse activo, no que foi crucificado pelos sabonetes de então e de hoje, nomeadamente pelos experts da coisa falida.
Assim, nunca esperei ter interesse pessoal em assistir a esta compita e às exibições da selecção portuguesa, mas a um par de horas atrás, comecei a fazer votos para que Rúben Amorim seja o JOKER deste mundial e que, Real Madrid, Manchester United ou City, Barcelona ou Inter de Milão assistam aos jogos dos Navegadores e adquiram o passe do rapaz. Sim! Porque das pérolas que nos "roubaram" alguns biltres que se diziam belenenses, é o único que está fora do nosso horizonte, embora tendo ligação financeira à SAD, e porque tem uma cláusula de transferência "baixinha" (nem sempre o chico experto da construção civil consegue alcançar todo o horizonte), comparada com o seu enorme potencial de desenvolvimento. Logo! Sempre nos tocará algum mais que reles pecúlio, nesta hora de calças nas mãos.
Ah! Diga-se que Fernando Sequeira também renegociou o Rolando, só que os grandes gestores de antanho enquanto roíam as unhas esperando por ideias peregrinas, descobriram a pólvora e foram antecipar tostões, metendo o jovem Spínola (do andebol) no negócio, a troco de mais que prováveis milhões futuros, por isso imploro ao Prof. Queiroz, filho do ti Júlio (grande Belenenses que o acompanha nesta aventura) que tenha um golpe de asa e lembre-se, para surpreender os adversários, terá de ser sempre Rúben Amorim +10! Quanto a Rolando, de saúde mas de cu no banco! Sim! Rúben Amorim terá de ser o ás que fará Portugal sonhar e o Belenenses.
PS: O título deste post deve-se a amigo meu italiano, que me telefonou "cheio de ciúmes", dizendo-me que já havíamos marcado os primeiros pontos na escala social e desportiva, ao sermos os únicos recebidos pelo Presidente Nelson Mandela, o que para ele é um indício claro de que o grande feiticeiro e resistente, quis enunciar o futuro campeão mundial em primeira mão! DEUS te oiça Donnato, porque eu pagarei as lagostas e tu a cerveja;
Leia a Política de Comentários e Princípios «Belém Livre»
Contacte-nos por email: belem.livre@gmail.com
Navigatori raggiungere prima vittoria...
Publicado por JAN @ 10.6.10 Etiquetas: Factos, FPF, Futebol, JAN, Mundial 2010, Selecção Nacional