Os problemas do Belenenses num minuto....

O Belenenses perdeu adeptos antes de qualquer outra coisa. Envelheceu. Parou no tempo. Deixou-se trair dentro das suas próprias muralhas.
Depois e numa esquizofrenia generalizada verifica-se que uma esmagadora maioria dos adeptos do Belenenses, são infelizmente adeptos do nacional-benfiquismo, do aristocrato-sportinguismo e do caciquismo saloio à moda do Porto.
O Belenenses não tem tido há décadas os dirigentes que merece. As direcções têm sido sucessivas fogueiras de vaidades e o clube uma plataforma para, quiçá, outros interesses onde o menos importante seria sempre o Belenenses. Isto faz com que o clube necessite urgentemente de apostar na mudança gradual mas consistente do perfil dos seus dirigentes e fazer uma purga séria e a sério dos sócios que dizendo-se adeptos do clube verdadeiramente, não o são, porque vão para o Estádio do Restelo preocupados isso sim, com os resultados dos seus verdadeiros clubes.
É também crucial que o dirigismo azul da actualidade tenha estaleca para aguentar com as críticas, sejam elas mais ou menos ajustadas, e não se empertigar com supostas verdades absolutas porque uma crítica não supõe dizer mal ou botar abaixo, mas apenas uma perspectiva diferente das coisas e que pode ser tão válida quanto uma verdade absoluta de um dirigente ou não.
É por outro lado curial que se entenda que é preciso apostar nas modalidades para reposicionar o clube no seio do desporto nacional como um candidato a títulos. Uma direcção que por razões de imperiosa falta de recursos ou teimosia não aposta nas modalidades tem que ter a noção que no actual estado do clube serão elas o garante da viabilidade do Belenenses nos tempos negros da "peste" do futebol sem resultados.