Lá Vamos, Cantando e Rindo, Levados, Levados, Sim....(mas só para alguns tontinhos alegres)

A austeridade cega e à toa, é um perigo para todos
(Joseph Stiglitz - Nobel da Economia)

O Nobel da Economia alerta para os perigos das principais economias europeias manterem a aposta nos cortes orçamentais cegos.

"A Europa fez uma aposta errada na austeridade", depois da recessão mundial, o que resultou num abrandamento do crescimento económico para a região e também para os Estados Unidos, disse hoje Joseph Stiglitz aos jornalistas, em Budapeste, citado pela Bloomberg.

Mas o Nobel da Economia em 2001 foi mais longe e disse mesmo que se a Alemanha, o Reino Unido e a França se mantiverem obcecados com os cortes do défice, "isso terá consequências sistémicas para toda a Europa".

O economista adiantou ainda que "uma Europa mais fraca significa que os Estados Unidos irão exportar menos e que é menos provável uma recuperação da economia americana liderada pelo aumento das exportações", e acrescentou que "existe uma grande evidência de que o crescimento nos Estados Unidos e na Europa será significativamente abaixo do potencial" e "significativamente abaixo dos níveis necessários para baixar o nível de desemprego".

O desemprego nos Estados Unidos subiu para 9,6% em Agosto, enquanto na zona euro e na União Europeia a 27 fixou-se em 10% no mês de Julho.

Numa entrevista no final do mês passado à rádio irlandesa RTE, o Nobel da Economia já tinha alertado que a economia europeia está em risco de deslizar para uma nova recessão, com os governos a cortarem nos gastos para conseguirem baixar os défices elevados.

Pode parecer que não tem paralelo com a gestão, dita empresarial de certos Clubes! Mas tem!

A visão maniqueísta e "redentora" de fechar a torneira, pode dar alguma tranquilidade imediata, mas terá custos futuros, e graves...

O Bom senso e a experiência diz-nos que para fechar torneiras, qualquer reles merceeiro é capaz, desde que sem artroses nas mãosinhas, manter torneiras abertas e saber regular o caudal de algumas é que é mais complicado! Para grandes sábios da gestão, só mesmo hipotecando receitas por dezenas de anos, outros avançam receitas próprias por por 5 anos, recebendo 300 mil de imediato para alfinetes, de um negócio que dá 1,6M€ / Ano / Limpos (e sem prestarem grande atenção ao negócio)... e trocamos por 1,2M€ e mais alguns trocos...Que se lixe o futuro e quem vier a seguir, vive a "glória" do presente, amanhã podes estar morto, politicamente, claro...

Siga a marinha até onde for preciso, que meu pai é oficial.

PS 1: Naturalmente que uma parcela de terreno livre no Restelo, não nos 14 htc (só se anexarem parte da casa pia, já pouco deve faltar para as negociatas previsíveis daquele cobiçado património), é agradável para qualquer richard, mello ou lagartixa, e é mesmo a máxima visão de taberneiro, normalmente preferem ver a árvore a terem uma visão de toda a floresta;

PS 2: FS ainda hoje é apelidado de fugitivo por uns rapazolas que usam cueiros, embora disfarçadamente, e dizem em público o contrário das desculpas que lhe apresentaram pessoalmente, mas teve o mérito de renegociar Rúbem Amorim de 400 mil para 1M, embora pagos em 24 prestações, ficando o Belenenses com 25% numa eventual transacção! Parece que o rapaz foi "vendido" a um fundo! É só accionarem a cláusula!

PS 3: O mesmo aconteceu com o Rolando, embora a cláusula de transferência fosse inferior! Ah! Já me lembro! São conhecidos alguns dos cérebros de uma certa comissão de gestão, mal entraram, para além de fazerem flores com os 750 mil existentes em caixa (250 + 500 e contas certinhas no clube e sad), foram a correr ao Porto, sacar o futuro, metendo no negócio Spínola! Grandes gestores e grandes crâneos! Dassssssssssss;