
El "barbudo" à la isquierda é um Homem de 54 anos, topógrafo de profissão, que viu o pai e padrasto serem assassinados pela ditadura de Pinochet, primeiro mineiro a falar para a superficie e que desde os instantes iniciais liderou e organizou a vida e resistência ao desespero no interior da mina.
Será, não tenho qualquer dúvida, a personalidade do ano no Chile e no mundo que ficará para a eternidade.
Luís Urzua de nome próprio, mais conhecido entre entre os seus colegas por D. Lucho, chegou ao de cimo da montanha pelas 01h56 (hora de Lisboa), passando a ser o humano até agora conhecido, a manter-se por mais tempo no interior da barriga da mãe terra!
Este humilde herói vai para o Guiness, candidato natural ao Prémio Princesa Sofia, e, quiçá, ao Nobel e eventual Presidência do Chile, no horizonte.
Homens de barba rija que contaram com a preciosa ajuda da deusa fortuna nestes 70 dias, mas mantiveram até o limite do impensável, o carácter que faz de alguns seres pensantes tornarem-se os eleitos.
E foi tão simples o raciocínio destes Homens. Todos queriam ser o último a sair do buraco, acabando por decidir de forma inteligente que sairiam por equipas, com o respectivo chefe à retaguarda, sorteando a ordem destas e por Ursua ser topógrafo e ter brilhantemente levado a equipa à salvação, porque foi ele que aquando da derrocada, assumiu naturalmente a determinação de salvar os companheiros, mantendo a disciplina e o espírito de grupo, tão necessários e imprescindíveis numa situação de emergência, teve direito à Honra de Ser o Último.
E não tenhamos dúvidas! Não fora o amor à terra e solidariedade humana, coadjuvado com o saber, determinação e sentido de iniciativa dos colegas à superfície (geológos, mecânicos, topógrafos, desenhadores e administrativos), que em vez de lamurias politicas meteram mãos à obra, e sem grandes meios técnicos, perfuraram, escavaram, redesenharam, procurando todo os dias soluções que encurtassem o salvamento, não teria sido possível esta façanha única que voltou a unir um povo martirizado e desavindo...
O lampeiro da direita, que abre o faqueiro para as fotos e tvs, a cada encontro com os Heróis Mineiros, é um político, igualzinho a muitos que temos por cá. Jogador descarado. Também por cá há temos muitos, que riem com a desgraça alheia, e dão o cu e meio tostão por uma boa foto e uma triste e reles entrevista....
No passado, Eça de Queiroz bem os retractou...e julgávamos que tinha destruído o negativo, mas não, só as moscas é que mudaram...
Esta saga é tão terra-a-terra, que o expert da Nasa em questões de segurança foi lá deitar o olho, mas não meteu o bedelho, limitando-se a afirmar: "-...não vim aqui ensinar nada, antes vim aprender como se conseguem feitos extraordinários com tão parcos meios...
Estivessem os mineiros à superfície, à espera que os hábeis e experientes políticos em gestão das respectivas imagens, chegassem a acordo quanto aos meios e métodos de salvamento, e certamente ainda hoje não teria sido perfurado um cm de solo da serra de Atacama.
Hoje, deixou de chover em santiago do chile...
Leia a Política de Comentários e Princípios «Belém Livre»
Contacte-nos por email: belem.livre@gmail.com
Hoje Faz Finalmente Sol em Santiago do Chile...
Publicado por JAN @ 14.10.10 Etiquetas: Factos Históricos, JAN, Mineiro do Chile, Registos Para Memória Futura


