17ª. Estação do Calvário (O Crédulo e Impávido) Moai Rapa Nui)


Vem aí mais uma jornada que deveria e deve ser de afirmação e conquista, mas que pode redundar em mais um fiasco caseiro, o que a configurar-se, será o fim à réstia de esperança ainda acalentada por alguns.

Se é que alguém minimamente consciente e conhecedor do negócio futebol, acreditou poder vingar um desprojecto construído sobre areias movediças e com ratas velhas sopradas pelos ventos dos vários quadrantes.
E o álibi costumeiro da falta de dinheiro, tempo e dívidas herdadas, é uma desculpa velha, relha e estafada., já não gruda.
Fossem colocados à disposição vários milhões e teriam cometido os mesmos erros de palmatória, torrando o dinheiro sem qualquer prestígio desportivo ou proveito futuro para o Clube.

O facto de constantemente papagaiarem loas e hossanas pessoais, só demonstra quão meninos ainda são e quão embevecidos, mas não os creditam dirigentes conscientes, porque os factos e os constantes erros são indesmentíveis. Por mais que mascarem ou mandem os amigos dourar a triste realidade, marcada pelo ferrete da incompetência e da estultícia, o que é muito grave.

Contratar "ratas velhas" com lesões crónicas ou mal curadas, sem antes efectuar os competentes exames médicos, nem nos distritais, até porque algumas situações eram conhecidas dos metideros, bastava terem pegado no telefone e chekarem convenientemente, evitava a profusão de mentiras e inconvenientes actuais.

Acresce, que neste negócio em que todo o mundo dá sabedores bitaites, mas só muito poucos conseguem juntar o êxito desportivo ao financeiro (felizmente para os clubes que representam de forma séria e honesta), o pobre segredo de polichinelo é já conhecido de todo o mundo, contratar desconhecidos com margem de progressão afiançada, blindando os respectivos contratos, valorizando-os e colocando-os na montra competitiva semanal, esperando calmamente, sem dar preferência ao amiguismo ou clientelismo habitual e resistir aos prévios assaltos dos glutões das imaturas opções.

Depois, e sempre sem colocar em causa o projecto desportivo, efectuam-se as rotações que a sad entender por convenientes, tranzacionando de preferência para o mercado exterior, sempre em el contado e liquidado de imediato ou para quem der as melhores garantias financeiras, mas seguras, bpn e bpp, não muito obrigado.

Claro que esta merda dá trabalho, obriga a abandonar a família e os amigos, a rodear-mo-nos de gente séria que esteja na mesma onda e sinta o Clube, a nos esquecermos muitas vezes de nós próprios, o que é uma porra, mormente para voyeiristas, levianos e adeptos do folclore.

Daí que vossas senhorias fiquem a saber de uma vez por todas, que o trabalho desportivo e financeiro que apresentaram até agora, é uma verdadeira cagada, fruto da politica de "umbigos inchados e deslumbrados", mas também de incompetência desportiva bi-comprovada, porque não é a primeira vez. Logo não têm direito a segundas oportunidades ou perdão.

E como todos sabemos, pelo menos os que pisam terra firme, o malabarismo e as jogadas subterrâneas, levam sempre a maus caminhos.

Votos sinceros que José Mota ainda tenha um pequeno armazenamento de paciência para aturar desonestidades intelectuais, profissionais e desportivas, até porque como homem sério que sempre foi, está a desenvolver um trabalho verdadeiramente hercúleo e não merecia tais facadas pelas costas.

E a propósito da "grande" contratação de Rui Varela. Que Dizer! Que se havia oferecido anteriormente ao Atlético e que terá sido desviado e transbordado para o Restelo! E será que já colocou pés em terra firme ou ainda está a bordo e de quarentena pelos pilotos da barra?

Curiosamente no actual mercado há melhor, a custo zero, sem complicações com Terceiros e com maior percentual de valorização desportiva e financeira. Mas claro, dá trabalho, pelo menos o ter de levantar a bunda da secretária, desligar o telelé e ir incógnito constatar as condições inatas das trutas. Mas como vexa nada percebe de futebol e das necessidades visíveis a olho nu deste plantel, era tempo desconsumido.

Viva o Glorioso e Infalível Scouting Belenense.

Podia era ir acompanhado de quem o soubesse aconselhar, mas agora lembro-me que vexa só gosta de companhias intelectuais da demogogia (risos), como aqueles natas que ontem nas inflamadas arengas sobre o bpn. Pois! É pena no Belenenses não defender os mesmos princípios éticos, o apuramento dos factos e o julgamento para todos os criminosos responsáveis! Isso é que era jolie. Aliás, três jolie, dava era mau jeito, politicamente claro, e cana. Digo eu!?

Saravá José Mota, faz o que sabes! Motivar essa cambada, nem que tenhas que correr linha lateral abaixo e acima como fazia o Paco Fortes, ou roubar a bola momentaneamente, como ainda faz o Jota MOU.

Mas se queres um conselho e de borla, manda calar o EUsinho quando estiver no banco, que bufe para dentro se for capaz, ou diz-lhe pura e simplesmente que dá galo estar por ali a inquietar os teus suplentes, manda-o para trás da baliza onde estiver o guardião forasteiro, assim poupas no "ordenado" de menos um puto gandula e ganhas um gandula desestabilizador mor, e então se ele estiver no topo Sul, são cinco estrelas, sempre está mais próximo de túnel, em caso de barraca e inquietação dos sócios, a corridinha é bem menor..., e talvez safe o coiro.