19ª. Estação do Calvário (O Verdadeiro Combate) ao Acordo Ortográfico..



Sou do tempo em que os jovens
aprendiam a escrever e a ler
português correctamente desde
muito tenra idade. Boas tradições de algumas famílias portugueses.

No meu caso comecei aos 4
anos no Colégio Júlio Dinis,mais conhecido naquelas paragens pelo Colégio do "Caroço"! Expressão popular de posses ou teres e haveres. Era Directora Fundadora, a Drª. Bernardete Gonçalves, mãe do (futuro Engº.) Jardim Gonçalves e do Padre Jardim Gonçalves (Homem Grande e Humilde). Dos primeiros padres voluntários a acompanharem a nossa soldadesca na Índia e posteriormente nas terras de África. Alma Enorme, tal como o porte da sua austera progenitora, senhora de abundantes dotes físicos e intelectuais.

Naquele tempo as réguas eram finíssimas, mas espessas, tipo bife argentino (alto e macio)! Cada reguada, cada bife . Tive colegas hoje famosos, mas na altura cábulas inveterados, autênticos coleccionadores de cadernetas completíssimas destes "bifes argentinos". Era o tempo em que quem dava a educação, também "oferecia algum pão".
Curiosamente acabava-se a primária sabendo a matéria, e ia-se logo efectuar os competentes exames de admissão ao Liceu e Escola Industrial, era ponto de honra dessas famílias, independentemente dos filhos continuarem ou não a estudar no colégio. Hoje são as famílias a tudo fazer para livrar os rebentos das provas necessárias a um verdadeiro e sustentado crescimento para a vida adulta. Depois admiram-se das aberrações que ajudaram a "vencer" torpedeando as mais elementares regras duma sociedade que se quer séria, sem ter de ser cinzenta ou muito austera.

Ah! Claro que destes facilitismos está o mundo político que hoje palra e afunda o país bem servido. Exemplos infelizmente não faltam e em todos os quadrantes, é democrático, pelo menos há uma reles e ordinária bitola a uni-los. Cumprimento especial às poucas excepções que nos honram. Também é democrático, porque confirma a pobre regra.

Esta arenga vinha a propósito do meu mais veemente protesto sobre o acordo ortográfico celebrado entre EUsinhos analfabetos de ambos os lados do Atlântico, que descaracterizou completamente a língua pátria, acto de banditismo intelectual reprovável, banindo o único link comum e inconfundível da Enorme Comunidade de Expressão Portuguesa.

Quanto ao prélio a ser eventualmente disputado no próximo sábado na Amoreira! E digo eventualmente, porque nada nos garante que não haja um qualquer comunicado a impedir ou adiar o jogo para data mais oportuna! Já estivemos mais longe desses cenários digno da guerra da puberdade.

De um lado estará parte do "tráfico ulissiano" lutando contra o traffic abrasileirano!? E tanto pode dar zebra, como bode ou girafa! Decidido até em última instância pela amélia do bufo amadeirensada, caso lhe chegue a mostarda ao nariz.

Como vêm trata-se afinal de mais uma reles confusão decorrente da ortográfica actual! Tráfico ou Traffic? Eu vou pelo ABIMOTA, Mota prevenida vale por dois, mas eles são quatro!

Por falar não em 4 mas em 5M€, e se na próxima segunda feira o Engº. Fernando Sequeira aparecer na AG e desmascarar as cantilenas que o representante da Traffic lhe fez na altura e ele não aceitou?

A coisa promete ser divertida, se não fosse tão trágica.

Por falar em tragédias, se no próximo dia 23 tiveram dúvidas a respeito dos cagados, votem em branco, não rasurem o boletim de voto, digam silenciosamente que estão fartos, porque havendo 51% de votos brancos legitimamente expressos, farão com que ocorram novas eleições sem estes EUsinhos de meia tijela.

Seria talvez a grande vitória da democracia pós 25 de Abril, seria a maturidade intelectual do nosso povo a espantar o mundo e a dizer que ainda há esperança num futuro estável e risonho para Portugal. O que acagaçaria a flácida merklas mais o anãofranciú, para já não falar nos pigmeus caseiros.
E Caguem nos juros e no rating, os banqueiros da aurora que se quilem e arranjem outras agências que lhes façam os fretes, que já não chegam só com a ajuda destes ex-politicos e futuros banqueiros a traficarem! Ou será traffic´s?