20ª. Estação do Calvário, A Gripe das Aves

Depois da série vacas loucas, instalou-se no novo mundo o pânico quanto a eventual pandemia idêntica nas aves.

Nos últimos tempos as tempestades magnéticas têm desorientado a passarada em vários países, levando-as a suicídios colectivos, caiem que nem tordos.

Uns dizem que lhes provoca distúrbios no sentido de orientação, levando-as a baralharem o Norte magnético com o Polo Sul.

Há ainda quem defenda que é mão humana e criminosa!

Acreditamos nesta última versão, conhecendo-se o género.

Por isso cirandam por tudo quanto é sítio, aves canoras, aves que há muito se escondiam, aves de arribação, aves de estimação, aves que pegam de empurrão, aves que cantam bem mas não encantam, aves que de tanto emproarem o rabo acabaram por perderem as vistosas plumas, aves novas que coxeiam, aves encantadores de serpentes e estorninhos, que tombam que nem passarinhos, mal começam aos saltinhos.

Na veterinária há quem há muito tenha adoptado o método de misturar chantófilas na comida para dar coloração amarela à pigmentação dos pintos! Nada contra. Trata-se de produto natural proveniente das Américas do Sul.

Segundo estes adeptos do amarilo, a carne traga-se melhor, e à vista, valoriza o produto ...

Há os que preferem dar vitaminas misturadas com a bebida e até há os que dão música à capoeira, afim dos pintos curtirem numa boa, criando carne mais macia, porque menos stressada e menos "pele-de-galinha", logo o medo esvai-se..., mas também a ambição!

No regresso da "capital" das Aves, parece que alguns pintassilgos moleirucos já se dão por contentes com um pontito, é compreensível, se o Mota ganha lá vai por água abaixo a estratégia calímero.

Não conheço o ministro da agricultura, razão porque não posso meter uma cunha para decretar o fim do pio a algumas aves, mas conheço os manos José António e António José, REIS dos galináceos na península, e a esses já pedi que abatam os efectivos neste fim de semana, sob pena da ASAE apertar a fiscalização à higiene e segurança ...