21ª. Estação do Calvário, O Tripé Infantil...



...se és jovem e não tens cabeça, mas se quiseres manter-te à tona, puxa pela mona e inventa um tripé, ... vais acabar por cair, mas sempre demonstras atitude e progressão, ... e levas no mínimo, outros dois contigo ... !
(tradução aportuguesada de provérbio popular cantonês)

Qualquer adepto que goste de futebol e acompanhe minimamente as incidências do chuto na bola nacional, já teve a percepção que não há projecto consistente para esta época no actual CFB / Sad.

E nem mesmo as dificuldades financeiras que o Clube atravessa, as penhoras que todos os dias chegam ao Restelo (esta semana deve ter chegado mais uma da Prossegur), desculpam os erros cometidos em tão pouco tempo.

Erros primário bi-cometidos pelos mesmos personagens, embora noutro contexto, que só demonstram que o futebol não sendo uma ciência exacta, só tem mais viabilidade e êxito, se assente numa estrutura humana sólida, conhecedora das várias variáveis, responsável e actuante.

Aqui o que conta menos é o orçamento disponível, velha questão sempre esgrimida pelos calímeros de todas as horas. Basta atentar-se nos orçamentos consumidos nos últimos 7 anos, versus classificações, se comparadas com os nossos concorrentes de menor dimensão e recursos financeiros.

Ora se o sonho desta sad era apenas manter a cabeça à tona e na liga de honra, foram inúmeras as manifestações de desconhecimento quanto às necessidades nucleares do grupo. Sendo que os retoques que foram acontecendo, a conta gotas e aos zig-zagues, nalguns casos a reboque dos empresários, só vieram evidenciar, infelizmente, não haver conhecimento do mercado, falta de rigor e atempado planeamento.

Não vale a pena bater mais no ceguinho nem enumerar as muitas calinadas acontecidas, todas decorrentes da precipitação e desgaste pessoal do responsável máximo, impelido pela imatura campanha de públicos autos de fé e poder pessoal, artificio e propaganda meramente para fins políticos, vergado finalmente a uma auto-crucificação que era dispensável, por inglória e por não trazer qualquer prestígio desportivo ao CFB, antes pelo contrário, agravaram as débeis finanças.

Ora de um orçamento inicialmente enunciado de 1,5M€ para o futebol profissional, que deve situar-se entre os 6 maiores desta liga açucarada, os constantes desequilíbrios nos tanques de lastro da barcoita, não só a levaram a perder estabilidade e adornar perigosamente, ora à proa, ora à popa de tanto lastraram e deslastraram, sempre que mudavam abruptamente de rota e de tripulação, sem antes terem o cuidado de actualizarem o survey quanto ao estado do casco e navegação circundante.

Esteve e ainda está iminente o risco de afundamento, apesar do arrás ser experiente nalgumas mareações a norte, onde tem encontrado tripulações calejadas e habituadas às traiçoeiras e assoreadas barras, o que não é o caso destes incipientes marinheiros e grumetes de água doce.

Esta aventura trágico marítima deve ter elevado o custo da bravata para uns 2,3M€ que não há, num desvio de mais 53,33% e se ocorrer naufrágio para a cascata inferior, qualquer Armador sério e honesto é de imediato preso por barataria marítima.

O cliente que se segue é mais um dos protegidos do gerente da associação dos chitos, neste caso o lourenço, ex-guarda prisional que virou causídico, e hoje defende parte da bandidagem que curiosamente ontem guardava.
Em 90 estes amigos fizeram-lhe o frete de entalarem o silva peixeiro dos reinos dos algarves com um cheque armadilhado de 1 500 contos, o 3, 7, 9, 41, 14, chu! Cometera o pecado venial de montar banca próprio e fugir à pata dos andrades, quilhamo-nos nós!

António Gomes recebeu esta semana o galardão de Mérito da Associação de Futebol do Porto, temo que haja nova encomenda destes adeptos da bisca lambida. Cuidem-se.

Apostilha: O senhor ministro da administração interna, a propósito da barraca dos cidadãos devidamente recenseados mas não eleitores na última compita presidencial, defendeu na AR a erradicação destes números, chatisse que só lançam a confusão e fazem perder tempo ao governo!? Se a moda pega, ainda corremos o risco de aparecer no CFB um candidato a presidente do Belenenses mais antigo que o Humberto Azevedo! Saravá Homem Sábio.