A Última Tempestade (seguramente...)


Ensinaram-me quase desde o berço, que para além das conhecidas 4 estações da natureza (Primavera, Verão, Outono e Inverno), existiam outras 4 harmoniosas estações, as de Vivaldi (que tão bem interpreta Maria João, auto exilada por se sentir tratada pior que estrangeira no seu próprio país), e a mais importante de todas, a Nossa Estação da Felicidade. A 9ª., a mais solene, a mais pura, a mais gloriosa.

Das 4 primeiras, o homem com a sua ganância pelo lucro desmedido e inconsequente fê-las tropeçar umas nas outras, e adeus, "compassos ternários bem definidos e rigorosos".

As outras 4, felizmente, seguem também a gosto de seres humanos, mas de bom gosto. Saravá Vivaldi! Saravá Maria João! Saravá Melómanos (de Bom Gosto)!

A 9ª. Estação, a da nossa felicidade, era a mais importante, porque tinha a ver com o nosso equilíbrio, a nossa educação, os nossos sentimentos, os nossos amores, sobretudo aquele, a quem nunca traímos. O nosso Clube do Coração.

Esta sublime estação estava destinada a ser sempre harmoniosa, dada a seriedade intelectual dos seus inquilinos. Não quer dizer que fosse sempre delicodoce (que palavrão mais mariconço!!!), mas dentro dos padrões humanos, ao porventura gráfico descendente de algumas agruras e tristezas, seguir-se-ia de imediato, a recta sem fim e sempre ascende (até ao Evereste), das alegrias e folguedos...

Esses eram os desejos do meu querido bisavô, José Nóbrega! Do meu avô, José Teixeira de Nóbrega! E do meu saudoso pai, José Tomé de Nóbrega! Voguem na santa paz celestial, AZUIS SEM RISCAS!

E foi com estes conceitos que cheguei ao Belenenses há mais de quarente anos, vindo da ilha da Madeira (para uma faculdade de excelência ISTL) e de tantos malandros, e foram estes os conceitos que transmiti até ontem aos meus filhos e netos. Valeu a Pena?

"...vale sempre a pena, quando ....", e mesmo quando todos os dias assistimos a desonestidades intelectuais (tantas quantas as vossas imaginações consigam fabricar), para alguns anões militantes "elevarem por breves momentos os seus ridículos pés do chão".

Nesta 9ª. Estação, estava consignado por inerência, que : "...quando fosse maior o grupo dos coloridos e dos mentirosos, em contraponto com o dos puros e sérios, haveria a ÚLTIMA TEMPESTADE...".

Ela aí está, seguramente!

Tanto brincaram com a nossa alma, que acabaram por quebrar o caro e único brinquedo (que nunca poderiam desrespeitar), que virou tempestade, que por sua vez virou fogo, que sai descontrolado e assa a eito, ímpios, descrentes, coniventes, barões, baronetes e até, sabonetes.

E não será com fria água benta que amainará a "tempestade"! A última, ...!
Porque fogo, é preciso ...