Quando Havia Amor, Entrega, e, Sobretudo, Honradez de Ambas as Partes ......



Este documento histórico, reporta-se a um telegrama enviado dos CTT do Porto, emitido em 5 de Outubro de 1924, recepcionado na residência de D. Gertrudes Humberto, esposa do nosso Valoroso e Humilde Atleta, Eduardo Humberto, o popular "Peras" (pai do actual sócio nº. 1, Humberto José Salvado Azevedo).

Lá diz muito simplesmente :

"...estou bem, ganhamos 4 - 3, Eduardo..."

Que jogão não terá sido este prélio...

Este resultado reporta-se a uma vitória obtida contra o Académico, na época de 1924/25 referente à competição oficial da altura, o Campeonato de Portugal, ganho nesse ano pelo FCP.

Como sabem, esta competição ocorreu nas épocas de 1921/22 a 1937/38, em que o Clube de Futebol Os Belenenses venceu por 3 Vezes (épocas de 26/27 - 28/29 e 32/33).

Nesta altura existiam poucos telefones, havia rádio mas não havia relatos, as telefonias também eram ainda um luxo, não havia tevês (pagas por nós, mas bajuladoras da estarolagem aviltante, que apesar de medrarem na ocasião, já traficavam resultados), eram pois Homens e Sacrificados Atletas como o "Peras" que mostravam quão orgulho tinham em representar o Belenenses! Divulgando os seus feitos!!!

Eram eles que labutando horas e horas seguidas, a maior parte das vezes em condições físicas deploráveis, e ainda faziam o supremo esforço de Honrarem a Camiseta Azul, durante e após os jogos...

Escusado será dizer, que à porta de Dona Gertrudes ocorriam magotes de adeptos vibrantes e activos, que mal chegava a notícia, partiam velozes a divulgar a boa nova (a maior parte das vezes), felizmente.

Aliás, o "Peras - Mensageiro", era também o Homem que lançava o pombo correio, outra forma de divulgar os resultados do Clube que amava, mormente quando encabavam os estarolas da agora 2ª. circular.

Pois este Extraordinário Atleta e Homem, actuou durante 7 anos na primeira divisão, eram um dos Grandes do seu tempo, capitão da selecção militar de Lisboa, mas foi sacaneado pelos filhos de puta de então, sempre os houve, arranjaram-lhe uma lesão (onde é que já vimos isto vezes e vezes????), para não o levarem a Amesterdão, em seu lugar foi o Joaquim Ferreira (da lagartagem).

PS: Vim a saber que os actuais profissionais protestaram "vassalagem" ao desamparado Marco Paulo! Fico Feliz e Contente, é de HOMEM. HONREM A CAMISOLA AZUL CONTRA o União da Madeira, E DIGAM AOS TRALARÓS QUE AINDA NÃO PERCEBERAM, QUE ESTÃO COM O VOSSO CHEFE, CONTRA A INCOMPETÊNCIA. Gritem de alegria junto dos adeptos que estiverem presente e de todos os que não podendo fisicamente vos apoiar, estarão em espírito convosco. Depois competirá a todos nós ASSOCIADOS ACTIVOS, interpretar os vossos sentimentos e repor a ordem e a razão de sermos, ainda e só, BELENENSES;