Quem Marca Este Penalty?


Ocorreu ontem no auditório da UAL (Universidade Autónoma de Lisboa) o lançamento da Obra em título, da Autoria do nosso Consócio Patrick Carvalho e do seu Amigo, João Ferreira.

A apresentação esteve a cargo do Comunicador Ângelo Correia, perante uma plateia atenta, de gente bonita, maioritariamente ligada à causa desportiva e que extravasou a capacidade daquele confortável espaço.

São 168 páginas que se recomendam e devoram num ápice, que merecem segundas e terceiras leituras mais atentas, dadas as sérias reflexões a que nos remetem, questionando sobretudo o frágil e obtuso modus operandi dos Clubes de Futebol versus Sads, bem como de todos os intervenientes, sejam Agentes directos ou indirectos, neste sub mercado financeiro e desportivo em que se move a frágil plataforma portuguesa futebolística, que abdica muitas vezes da formação dos seus filhos, preferindo potenciar negócios menores, mas mais fáceis.

Por falar em formação, deram o seu contributo directo (entre outros), às sérias e pertinentes reflexões de Patrick e Ferreira, os professores: Agostinho Oliveira, Emídio Magalhães, Jean Paul Castro, João Santos, Luís Castro e Nuno Naré, Directores Técnicos das Escolas de Formação de 6 Entidades nossas Adversárias directas ainda não há muito tempo, respectivamente, Braga, Guimarães, Sporting, Benfica, Porto e Marítimo.

Não tive coragem de questionar os Autores quanto à omissão da formação do Clube de Futebol Os Belenenses, temendo que a resposta, fosse qualquer coisa do género: "... mas que competência têm esses senhores dos abjectos contentores do actual cemitério de vaidades a que o Clube voluntariamente e alegremente se remeteu...???!!!"

Patrick Carvalho e João Ferreira, obrigado pelo valioso e único contributo à causa desportiva, voltaremos aos temas deste livro proximamente, com a devida permissão dos Autores.