HARRY S. TRUMAN o 33º. presidente dos estados Unidos da América, eventualmente tomou tantas ou mais decisões em relação à história dos ameriquis como todas as que tomaram os 42 que o precederam.
 
Depois de deixar a Casa Branca, mantinha a única propriedade que sempre teve e onde faleceu, algures na distante e pacata Independence  - Missouri,  mulher herdada de seus pais, onde sempre  viveram, excepto no período presidencial.

Retirado da vida oficial em 1952 manteve uma mísera pensão do exército de US$ 13.507 por ano, o que levou um Congresso (envergonhado) ao saber desta situação, tanto mais que ele continuava pagando do seu bolso os selos de correio, a outorgar-lhe um complemento retroactivo de U$ 25.000 anuais.
 
Após a posse de Eisenhower, o casal Truman voltou a casa conduzindo o seu carro pessoal ... sem seguranças ou outras mordomias.
 
Ao longo da vida foram-lhe ofertados grandes cargos com elevados salários, sempre rejeitados com o argumento sincero; " ...não me querem pelo que sou e pelo meu nome, mas sim a figura de um ex presidente dos EUA, e essa não me pertence, mas sim ao povo norte-americano, não estando á venda...”.
 
Quando em 6 de Maio de 1971 soube que o Congresso tencionava atribuir-lhe a Medalha de Honra à data dos seu 87°. aniversário, recusou aceitá-la, esclarecendo; “ ...nada fiz para merecer reconhecimento ou honrarias, venham elas de onde vierem ...".
 
Como Presidente pagou todos seus gastos de viagem e comida do próprio bolso!!!
 
E como homem singular e sincero que era, ainda legou ao mundo; “ ... as minhas vocações na vida sempre foram terrenas e modestas, ser pianista numa casa de putas ou ser político ..., e  para falar a verdade, não existe grande diferença entre ambas ... !!!!”.