Sim, PORQUÊ!?

Quarta-feira, 6 de Fevereiro de 2013 As dúvidas por esclarecer (maisbelenenses.blogspot.com), publicado com a devida vénia.


Após ter lido muitas das publicações e tendo o devido respeito por todos os ilustres Belenenses que por aí passam e dão a sua válida opinião, venho esclarecer algumas dúvidas legítimas, usando para esse efeito algumas questões postas por um dos sócios:

1 - Gostava que me explicassem porque razão apenas agora estão a pôr estas dúvidas e não o fizeram no dia 5/11/2012 após a AG que ditou a actual situação institucional da SAD?

- Porque os cargos que se ocupam nas instituições envolvem solidariedade institucional, devendo as questões ser debatidas internamente até à exaustão. Depois disso, não cumpridos os pressupostos da dita AG, que seria levar os documentos em causa à deliberação dos sócios e não estando eu já no exercício de funções institucionais, sou livre para poder solicitar publicamente que a Direcção cumpra com as deliberações das AG's. Tive também o cuidado de o fazer quando o futebol já está plenamente estável para a obtenção do seu objectivo principal que é a subida de divisão.

2 - Gostava que expusessem para todos podermos analisar qual o perigo real que o Clube corre ao permitir a entrada de capital na SAD de modo a podermos subir de divisão ao invés de jogarmos na 2ªB (Realidade em Junho/2012 sem o investidor)?

- A realidade em Junho de 2012 foi muito clara. Foram cumpridos todos os pressupostos exigidos pela LPFP e a equipa foi devidamente inscrita. Tudo sem um cêntimo de qualquer investidor, como já tinha sido em Junho de 2010 e Junho de 2011. O perigo real não é a entrada de capital externo na SAD. É a forma como ela é feita e as contrapartidas delapidadoras que o Clube entrega. O Clube não tem qualquer hipótese de sobreviver sem a SAD a ajudá-lo na primeira Liga, quer seja com maioria ou sem maioria do seu capital. A solução que é aventada pela Direcção e que passa pelo património, terá que ser uma realidade mas carece obrigatoriamente de estabilidade financeira e de investimento para a pôr a andar . No cenário actual é inviável.

3 - Gostava que indicassem quais as soluções alternativas à actual situação a Junho/2012 e que nos permitiria ter reforçado a equipa, pagar ao Avaí, Tiago Schidt, Zarabi´s e jogadores da época transacta, Zé Pedro e mais alguns e todas as despesas correntes da presente época desportiva?

- A alternativa é encontrar verdadeiros parceiros em áreas há muito desenvolvidas no negócio futebol: Passes de jogadores, gestão em conjunto, etc. Eles existiam e existem, são do conhecimento pleno do Presidente e da Direcção e foram desconsiderados e afastados, durante as negociações com a Codecity. Todas as despesas seriam integralmente pagas sem pressões e outras formas dúbias de actuação...

4 - Gostava que relativamente aos ordenados em atraso dos Funcionários do Clube, me explicassem como é possível existirem pessoas com 15 meses de ordenados em atraso - e como é possível alguém sobreviver sem receber ordenado durante 15 meses?

- É possível, irá continuar e possivelmente agravar porque o Clube não tem qualquer capacidade de fazer face às suas despesas correntes se não detiver a SAD na Primeira Liga ou se a sua venda não trouxer qualquer benefício adicional e ainda retirar inúmeras receitas que são do Clube - é o caso deste negócio com a Codecity.

5 - Gostava que me explicassem qual é o problema de se entregar a gestão da SAD a terceiros, sabendo de antemão que os mecenas acabaram com os dígnissímos Boullosas e Champalimaud's e que quem injecta dinheiro tem que ter retorno, sendo esta a máxima do mundo dos negócios

- Nenhum problema desde que o Clube ganhe algo. Neste caso só perde, assume todos os riscos, compromete-se com cláusulas penais elevadíssimas, põe em causa o seu património e ainda entrega o seu core-business, sem garantias e responsabilização, a pessoas e entidades cuja credibilidade todos conhecem.

6 - Reconhecendo que não há Belenenses de 1ª ou 2ª e que todos nos preocupamos com o Belenenses, porque razão somos sempre tão avessos à mudança e a arriscar um pouco para podermos "petiscar bife do lombo" em vez de roermos os ossos que os nossos inimigos vão lançando no nosso caminho?

- Não existe nenhum problema com a mudança. Se assim fosse não alteraríamos tanto em tão pouco tempo como o fizemos na SAD. Desde o início de 2012 que, sem intervenções externas, criámos uma nova estrutura no futebol, novo organograma, novas funções, mudança e definição de responsabilidades a nível técnico, médico, administrativo e logístico, contratámos 20 jogadores, muitos novos, desconhecidos, referenciados e acompanhados durante um ano, com perfil e ambições dentro dos parâmetros previamente definidos, apostámos numa equipa técnica nova, fizemos acções nunca vistas no Belenenses, como a acção dos fuzileiros. Tudo isto com uma redução de 25% face à época anterior.

7 – Porque não há ainda uma campanha para activação de antigos e novos sócios?

- Foi desenvolvida uma campanha integrada e pensada a curto/médio prazo, concebida gratuitamente por uma agência, em meados de Setembro do ano transacto e a ser produzida com o apoio dos patrocinadores – sem qualquer custo para o Clube. A mesma não avançou por absoluto desinteresse do Presidente, que não demonstrou qualquer vontade em conhecer ou implementar.