Aviso à navegação e aos timoneiros**

(** e "quem te avisa teu amigo é" - provérbio popular)

Mais uma vez vamos dar hoje com notícias da saída de Jorge Jesus para o Braga. Também não admira, pois se antes das infelizes (e bem pensadas) declarações já tal se cogitava - a ida para o Braga - por "atoardas" da CS, depois da bronca das declarações de segunda à noite pior ficou.
Se há dois meses se fala nisto e eu achei provável, depois da entrevista ao Record em que Jesus admitia que sairia para o Benfica se fosse convidado e depois das declarações de ontem, percebi que a probabilidade de de facto saír era grande (próxima dos 100%). Falta-me ter a mesma certeza que a Direcção o quer/queria manter. Não tenho essa certeza, tenho até o feeling contrário. Era impossível ter outro.

Ontem escrevi aqui que quem quer sair e se o contrato o permite (contrato prejudicial ao Belenenses - como é possível?!!?!?!?!?!?) que saia. E mantenho.

Da mesma maneira mantenho que, para mim, o treinador Jorge Jesus seria para ficar como tal. Ou seja, sendo do ponto de vista técnico, táctico e como líder de um grupo no campo, o melhor de há muitíssimos anos no Belenenses, seria mais que treinador na medida certa, enquanto também coordenador técnico de todo o futebol, incluindo de formação, trabalhando com a prospecção em estreita colaboração definindo tipo de jogador, posições e características necessárias, sendo dele a palavra técnica quanto à contratação de novos jogadores apontados pelo dito departamento ou por ele próprio já que tem, pelos anos que anda no futebol, conhecimentos e contactos em vários clubes em Portugal. E isto digo, mesmo sabendo que na estatística das contratações destes dois anos não constam grandes valores jovens, nem se lançou consistentemente ninguém da cantera, nem nenhum reforço veio de divisões inferiores nacionais, exceptuando Mendonça emprestado ao Estrela da Amadora em Janeiro. É comprovada a apetência pelas divisões secundárias brasileiras, o que, se resultasse sempre como o Nivaldo, seria excelente.

Por tudo isto estou perfeitamente à vontade para dizer que quero/queria que Jorge Jesus continuasse com as funções nos moldes que acima defini.

Uma nota em jeito de aviso à nova Direcção mesmo que tenha a melhor das intenções e tenha sido apanhada de surpresa (não vejo como, só se for pelas declarações públicas porque o mal-estar seria já evidente a nível interno):

- A massa associativa do Belenenses está convenientemente (para alguns) mirradinha e encolhidinha como certos utilitários na água fria. Eu sei que vocês sabem disso...

- A massa associativa, mesmo nesse estado de estupor em que se encontra, vai reagir e muito mal. Não vos perdoará.


(um aparte: gerir um clube só é gerir uma empresa se o fizerem com paixão e olharem pelos clientes sócios e adeptos - coisa nunca vista no Belenenses que se estão sempre nas tintas para os sócios e adeptos - sejam diferentes se conseguirem e se não conseguirem são iguais ao outros vendedores de banha da cobra.)

Para aqueles que já andam no Belenenses há anos que baste para perceber que não é com treinadores medíocres, mesmo que vindos das arábias, ou assim-assim da porcalhotra, muito menos com jogadores emprestados em barda dos estarolas (ninguém acredita que estejam motivados e sejam mais baratos - só os totós), a juntar aos nomes do costume nas estruturas dirigentes, Fernando Sequeira e restante direcção passam a alvo a abater. É num tirinho.

Acelarará esta reacção adversa o facto de a Direcção estar já a perder por mostrar não saber gerir os tempos em termos de comunicação. Ou seja, não basta dizer que se ama Jesus, não basta dizer que Jesus é o nosso salvador (treinador raro) mesmo antes de terem sido eleitos. É preciso que entendam que só serão gestores do Clube enquanto a massa associativa quiser. E aos sócios devem explicações, do que estava quando chegaram e do que fizerem entretanto.

Massa associativa que oscilará consoante cheguem as notícias (verdadeira ou falsas, quem sabe?) pelos jornais e não controladas pela Direcção que devia estar sempre um passo à frente, especialmente num momento tão complicado.

Massa associativa que não vos perdoará a saída do Jorge Jesus que os levou ao Jamor o ano passado e fez esquecer as agruras da vida durante uns meses ao ponto de permitir a reeleição de uma das piores direcções de sempre do Clube em Maio passado.

Meus senhores, a antipatia que vão gerar - já geram - vai condicioná-los por mais duros que se julguem agora. E Abril de 2009 vem num instante, se não vier mais cedo, se é que me faço entender.

Comuniquem mais e melhor, expliquem a situação que justifica as vossas decisões (se é que há justificação) e não julguem que os amorfinhos (infelizmente) do Restelo engolem tudo. Não senhor, só engolem demagogia disfarçada de ambição, como está mais que provado por décadas de altos e baixos de consequências absolutamente dramáticas.
Tirem daqui a lição, emendem a mão, sejam humildes além de sérios e acordem para a vida porque senão, mesmo que sejam os maiores do mundo na gestão e sejam os mais bem intencionados dirigentes, a vossa vida à frente dos destinos do Clube vai ser curta e nem terão tempo para acertar a primeira boa medida.

______________________________________

PS: Não quero ser chato, mas têm alguma ideia de quando podem anunciar/convocar AG para apresentação de contas? Eu sei que neste caso é complicado, as contas nem são vossas - ou melhor, as contas sim, a asneira é que não -, mas peçam ao Conselho Fiscal que ao abrigo dos Estatutos comunique que autorizou o prolongamento do prazo.