Divina Comédia (Parte I - Reflexão)

Photobucket

Olhando para as estatíscas oficiais da LPFP, nomeadamente para o Ranking de Espectadores Época 2007/08, arrepíamo-nos ao constatar que o Clube de Futebol Os Belenenses ocupa um modesto 12º. lugar entre os clubes profissionais (ligas Bwin e Vitalis), com uma média de ocupação (para os 15 jogos efectuados no Restelo) da ordem dos 14,07 %, ou seja, 2.810 espectadores jogo!

Isto para um total acumulado de 42 154 visitantes???...

À nossa frente ficaram clubes com uma forte componente bairrista, um dos quais da Liga Vitalis, e que ainda recentemente travou um acalorado braço de ferro connosco!

O Leixões que aparece em 10º. lugar com 43,56 % de ocupação média versos 4 862 espectadores e um total de 77 805 visitantes (para 16 jogos), quase duplica a nossa média.

Sabendo-se que as estatísticas valem o que valem, deverá ser contudo motivo de aturada reflexão pelo Markting e Sad do Clube, afim de que se encontre o antídoto necessário para inverter este "Estado de Espírito", sob pena de fecharmos as portas mais cedo do que se imagina, caminhando-se alegremente para o tal Clube dos Fofinhos, mas inofensivos (versão neorealista / neopiadista do Companheiro Nuno Gomes).

Para este fosso sabe-se que conta a Lei da Escravatura TV, vulgo Sportv, do "nosso" sócio de referência Joaquim Oliveira ("nosso" e doutros {as autoridades que fiscalizam a lei devem andar a dormir}), a que nos fomos submetendo alegremente nos últimos anos.

A título de exemplo, indique-se que o CFB recebe em média € 1.300.000,00 / época, contra previsíveis € 4.300.000,00 do Boavista (trocos, obviamente).

Sabe-se que o senhor Oliveira tem andado a apregoar que o negócio está mal, os shares com o futebol têm decrescido, mas a verdade é que o Belenenses vende, deve-se pois começar por renegociar-se com este nosso Parceiro Estratégico (diga-se em abono da verdade que temos tido uma relação exemplar com a Olivedesportos), uma maior fatia do nosso bolo (basta evocar-se o percentual de espectadores perdidos {bilheteira, maior budg nos patrocínios, etc}) se os jogos passarem a serem disputados a horas decentes, altura em que levamos a família e o "farnel".

Atrevo-me até a sugerir como eventual estratégia negocial, que façamos os jogos ao domingo ou sábado às 10h30 /daria à mesma na TV) e no final seja ofertado um magusto aos adeptos a preços módicos (€5).