Em jeito de balanço

No passado dia 11 o «Belém Livre» cumpriu os primeiros 6 meses. Nesse período foram publicados cerca de 400 posts, além de mais de 500 notícias no «NotíciasBelenenses».

São os números. Não sou dado a comemorações que nada significam para além do facto de me ser impossível estar muito tempo sem exprimir o que me vai na alma e o rumo que entendo ser o correcto para o Clube. O facto de, neste momento, estar a escrever em nome pessoal e não no de um colectivo deve-se, como foi desde sempre assumido como princípio, o não haver um ‘nós’ forçoso e limitativo. Aqui escrevem tanto quanto querem e dentro de um respeito pelo trabalho dos outros alicerçado numa regra simples, vários indivíduos com opinião própria, algumas vezes coincidentes outras divergentes. Este espaço está aberto a quem queira participar e não corresponde a uma tendência ou uma doutrina únicas. Cada um, à sua maneira, têm o direito de se manifestar. Não está fechado a um grupo restrito de autores, como a espaços se pôde verificar com a contribuição de outros que não os habituais autores. Isso sucedeu sob a forma de correspondência, em duas ou três ocasiões, ou mesmo no caso de um autor desde a primeira hora que até hoje apenas escreveu um post. Escreveu sobre o que lhe apeteceu e quando apeteceu. Não há obrigação de publicar, ritmo ou frequência obrigatória. Isso é claro ou devia ser mesmo que a prática pareça contradizê-lo. Seja como for já lá vai meio ano.

Notícias Belenenses

Photobucket

No que respeita a esta secção de notícias, entendemos findo um período de testes e podemos partir agora para o alargamento do seu âmbito que, como já notaram, é agora uma parceria entre o «Belém Até Morrer» e o «Belém Livre» e que poderá ser alargado a quem se prestar a colaborar. É um serviço que para além de clipping de notícias que são veiculadas pela imprensa escrita, rádio ou TV pode ser um serviço de informação mais abrangente produzindo ele próprio a sua informação, como aliás já aconteceu algumas vezes, ao acompanhar ao vivo jogos que não são televisionados ou relatados na rádio ou cujo andamento do marcador não é acompanhado por nenhum outro site que se conheça. Há, aliás, nesta área algumas novidades a explorar que esperamos seja possível apresentar em breve, algumas mais simples como a reportagem escrita feita pelos próprios que produzem o espaço e outras de detalhe mais técnico mas com impacto relevante. A possibilidade de introduzir estas novidades está intimamente ligada ao facto de termos expandido a colaboração neste serviço ao «BÉLÉM ATÉ MORRER» que tem, desde há muito sido pioneiro, por exemplo, em reportagem video e audio. A actualização remota, mesmo com meios rudimentares (um simples telemóvel permite-o) é perfeitamente possível e é um meio a que já recorremos nestas mais de 500 notícias com alguma frequência.

O «Notícias Belenenses» pode ser um espaço em que todos podem colaborar das mais variadas formas. Por colaboração pontual com notícias exclusivas (dentro de regras estabelecidas) até a passar por reporter por exemplo numa deslocação relativa a alguma modalidade que não seja possível ter outra forma de acompanhamento. Fica o desafio, para quem puder estar interessado em colaborar, de nos enviar um email com esse propósito.