E para quem acha que brasileiros em excesso não tem mal...

Euromilhões para os clubes
Vítor Santos no JN de 18/05/2008

O F. C. Porto é o clube que mais lucra com a presença de Portugal na fase final do Euro 2008. Os portistas vão receber da UEFA 580 mil euros por terem os seus jogadores ao serviço de Portugal na maior competição europeia de selecções. Seguem-se Sporting e Benfica, com 464 e 406 mil euros, respectivamente, embora os encarnados, numa perspectiva global, ultrapassem os leões, uma vez que também receberão pelos gregos Katsouranis e Karagounis. Nesta distribuição de compensações, até o Desportivo das Aves é contemplado, com 58 mil euros, pois o bolo é dividido pelas formações que os atletas convocados representaram nas últimas duas temporadas.
O Euro 2008 reserva uma boa novidade para os clubes que cedem jogadores às selecções nacionais. A medida foi acordada em Janeiro, aquando da criação da Associação Europeia de Clubes (AEC) - entidade da qual o F. C. Porto foi um dos fundadores -, e resulta de um entendimento entre este organismo e a UEFA, no acto final de uma velha luta do extinto G14.
O esquema de pagamentos determina que, por cada jogador, a UEFA pague quatro mil euros/dia, independentemente da fase da prova a que cada país chegar. Como a competição da Áustria e Suíça se prolonga por 29 dias, cada jogador rende 116 mil euros. A verba deverá ser distribuída pelos clubes que o atleta em causa representou nas duas últimas épocas. Desta forma, por exemplo, os espanhóis do Real Madrid e Bétis de Sevilha dividirão com F. C. Porto e Sporting, respectivamente, o retorno referente ao defesa Pepe e ao guarda-redes Ricardo. Em sentido inverso, Hélder Postiga, cujo passe pertence aos dragões, vai "oferecer" 58 mil euros ao Panathinaikos, uma vez que a lógica de remunerações privilegia os clubes pelos quais o atleta esteve inscrito nas duas últimas temporadas e não o dono do passe.

Benaglio rende ao Nacional
Depois dos três grandes portugueses, o Chelsea é o emblema que mais lucra com a participação nacional, logo seguido do Manchester United, que divide o encaixe resultante da presença de Nani com o Sporting. O único clube da Liga de Honra que entra no esquema é o Desportivo das Aves, que em 2006/ /07 contou com Jorge Ribeiro nas suas fileiras. O Nacional também recebe, pelo guarda-redes suíço Diego Benaglio, enquanto Boavista e Sporting de Braga dividem os 116 mil euros do austríaco Roland Linz. Os axadrezados recebem, ainda, metade do valor atribuído a Jorge Ribeiro, uma boa novidade para os depauperados cofres do Bessa.

A plataforma de entendimento entre a UEFA e a AEC não se confina ao Euro 2008. Dentro de quatro anos, no Euro 2012, a compensação subirá para cinco mil euros dia. Segundo projecções realizadas pelo regulador do futebol europeu em Janeiro, a UEFA pagará aos clubes 43,5 milhões de euros este ano e 55 milhões em 2012.

______________________________________________________

No apontamento de dia 21 em que abordava a temática dos estrangeiros e da formação, fiz referência a algo que publicaria relacionado com os prejuízos de estrangeiros em demasia e pouca força de formação. Referia-me precisamente a esta notícia.

Mesmo sabendo que neste país o campo está inclinado e que raramente jogadores nossos sejam convocados para competições de selecções na UEFA, a verdade é que a qualidade dos mesmos (tirando excepções que todos identificamos facilmente) não se presta a isso e também porque não temos propriamente sido exemplares na tal capacidade de formação nem dela sabemos tirar rendimento. Os valores podem ser interessantes.