Boavista: administração da SAD renuncia em bloco ao cargo (7/5/08)
O presidente da SAD do Boavista, Álvaro Braga Júnior, anunciou hoje a renúncia ao cargo, depois de expirado o prazo para o pagamento dos salários em atraso dos jogadores. A decisão foi seguida pelos restantes membros da administração. Segundo Álvaro Braga Júnior, os administradores Manuel Barbosa e Adelina Trindade Guedes vão acompanhá-lo na renúncia, que tem como fundamento “razões de ética e dignidade para com os jogadores e restantes elementos do departamento de futebol”. Em declarações aos jornalistas, ao início da tarde, o dirigente adiantou que a decisão tomada pelos membros da SAD ainda não tinha sido oficialmente comunicada ao presidente do clube, Joaquim Teixeira, que alegou razões médicas para não comparecer no Bessa. O pedido de renúncia será ainda hoje formalizado junto dos presidentes da Assembleia-Geral e do Conselho Fiscal da SAD, mas os administradores vão continuar em funções até ao final de Junho, de acordo com o previsto no Código das Sociedades Anónimas.
O Boavista, que domingo visita o segundo classificado Sporting na 30ª e última jornada da Liga, vive uma grave crise financeira e devia ter pago até ontem os salários em atraso aos futebolistas, mas a regularização dos ordenados acabou por ser adiada para hoje, devido à folga do plantel, e voltou a não acontecer. Em causa estão os salários de Março e 60 por cento dos vencimentos de Dezembro, mas já na quinta-feira vencem os ordenados relativos ao mês de Abril. Há duas semanas, perante os atrasos no pagamento dos salários, o plantel "axadrezado" convocou uma greve que impediria a recepção ao Nacional, mas esta viria a ser desconvocada na véspera, depois de um acordo entre os jogadores e a SAD para o pagamento faseado dos salários. Na altura ficou decidido que o primeiro mês de salários em atraso seria pago de imediato – o que aconteceu – e os restantes seriam liquidados até 5 de Maio.
Com um passivo a rondar os 100 milhões de euros, nos dias anteriores o Boavista vivera na expectativa de receber uma injecção de quase 40 milhões de euros, mas o alegado investidor Sérgio Silva revelou-se um logro e acabou por ser constituído arguido por suspeitas de tentativa de burla e falsificação de documentos.
Boavista: rescisões podem acontecer a qualquer momento (7/5/08)
Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, admite que "alguns jogadores" do Boavista possam não comparecer no próximo jogo frente ao Sporting. Apesar de falar apenas "em alguns", Joaquim Evangelista está convicto de que a maioria dos atletas irá rescindir o contrato com o clube da cidade do Porto.
O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol tem estado desde a "primeira hora" a acompanhar a crise no Boavista. A falta de pagamento dos salários pode levar à rescisão unilateral dos contratos. Há cerca de duas semanas, os jogadores ponderaram realizar uma greve, faltando ao encontro com o Nacional da Madeira. Agora, frente ao segundo classificado, o Boavista poderá não contar com alguns profissionais, embora o sindicato preconize que a maioria compareça em Alvalade. Joaquim Evangelista explica que esta situação permite a qualquer atleta rescindir o contrato com o Boavista a qualquer momento, incluindo o dia de hoje.
(Ouvir Joaquim Evangelista)
Manuel do Laço faz vigília na Liga de Clubes (8/5/08)
Todos sofrem no Bessa e os adeptos não são excepção. Manuel do Laço, uma das figuras mais carismáticas do emblema axadrezado, resolveu passar aos actos para demonstrar a intranquilidade em relação à decisão do "Apito Final" e que poderá fazer com que o Boavista desça de divisão. O sócio acampou à porta da Liga de Clubes, onde estará até amanhã (no horário de expediente), sempre acompanhado por uma vela e uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.
[NdE: É dos sócios que tenho 'pena', embora tenham culpa por se deixarem enganar. Decerto hoje já não gostarão tanto dos seus ídolos Loureiros, mas isto devia ser uma lição para todos nós, quando tantos vão cegamente no ilusório em vez de ser exigentes e ter visão de longo prazo. Os resultados da crendice e da amigalhice estão à vista. Nas costas dos outros...]
Greve ao treino (7/5/08)
O treino desta manhã no Estrela da Amadora não se realizou. A sessão de trabalho estava marcada para o Monte da Galega, onde não apareceu ninguém.
No Estádio José Gomes, na Reboleira, está tudo fechado.
Estrela da Amadora não treinou (7/5/08)
Os jogadores do Estrela da Amadora recusaram treinar, esta manhã, no Complexo do Monte da Galega. O plantel decidiu cancelar o treino, depois de terminar um novo prazo dado pela direcção de António Oliveira para liquidar três meses de salário em atraso.
Os jogadores abandonaram as instalações do clube e quando António Oliveira chegou ao estádio José Gomes já grande parte da equipa tinha saído. Mesmo assim, o presidente do Estrela encontrou-se com o capitão da equipa, Maurício, desconhecendo-se para já o teor da conversa.
Sindicato: só F.C. Porto e Benfica já pagaram os salários de Abril (08-05-2008)
O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, anunciou que apenas o F.C. Porto e o Benfica já pagaram o salário do mês de Abril, reportando-se a dia 5 de Maio como o último dia para pagar o mês anterior. Assim, segundo dados recolhidos ontem (dia 7) pelo dirigente, Sporting, V. Guimarães, Belenenses, Académica, Sp. Braga, V. Setúbal, Marítimo, Leixões, U. Leiria e Paços de Ferreira ainda não pagaram aos seus jogadores e a Naval pagou apenas metade do mês de Abril. As situações mais complicadas são vividas pelos futebolistas do Nacional, que não recebem há dois meses, Boavista, com dois meses e 60 por cento de outro em dívida, e Estrela da Amadora, que tem três meses em atraso.
Na Liga Vitalis já pagaram o Trofense, Vizela, Olhanense, Freamunde, Feirense e Gondomar. Ou seja, houve um maior número de clubes cumpridores do prazo legal no escalão secundário. O D. Aves, Gil Vicente, Santa Clara, Portimonense, Fátima e Penafiel ainda não pagaram o último mês.
O Estoril deve dois meses, o Beira Mar três, o Rio Ave três e meio e o caso mais grave é vivido pelo plantel do Varzim, que não recebe há quatro meses.
______________________________________________________
É triste não é? Assim vai o futebol português.
Poderão achar que não é importante na maioria dos casos e que os jogadores ganham muito. Só que não é assim. No Belenenses o atraso é, para já, irrelevante (2 dias). Quanto aos restantes, estão a pagar o esquema mafioso e do aparente facilitismo dos empréstimos da estarolada. Encarece e quem disser o contrário é mentiroso.
Já agora peçam emprestado o dinheiro a um estarola mais perto do seu "coração" e passem a ser uma filial dele. Haja olhinhos neste Clube para não enveredar despudoradamente por esse caminho traiçoeiro.
______________________________________________________
Outros títulos relacionados:
(2008/05/08) Jogadores pagam a funcionários
Leia a Política de Comentários e Princípios «Belém Livre»
Contacte-nos por email: belem.livre@gmail.com
Nas costas dos outros vemos as nossas (3)
Publicado por Nuno Gomes @ 8.5.08 Etiquetas: Nuno Gomes