Briosa Rima com D. Rosa

"...Dona Rosa, a sua filha chegou do Brasil..."

Podia ser este o mote zombeteiro para esta jornada que se quer de propaganda e bom futebol, entre duas formações que se respeitam e cultivam a amizade há longas gerações. Podia mas se calhar não vai ser, tantas as maldades que alguns infalíveis vaidosos têm andado a semear...

Sabe-se que o futebol é o desporto do povo, logo devia ser respeitado por aqueles que se dizem e apregoam como seus guardiões-mores, o que todos sabemos não passar de mero eufemismo para alguns trapaceiros, que ganham mais bufando no apito, que nas suas reles profissões.

Naturalmente que estou a reportar-me aos "juízes" que se julgam acima de todas as suspeitas e críticas, quais deuses do Olimpo, mesmo quando ano após ano, jornada após jornada, constatamos as cagadas em que se metem e que vão negando continuada mente, preferindo esconderem a cabeça na areia, sempre com as reles desculpas costumeiras (que já enojam e tresandam a mofo), apesar de todas as traquitangas que lhes vão fornecendo para melhorarem a sinalética, enquanto equipas.

O nomeado para este jogo é oficial superior do exército, ao que julgo tenente coronel, daí que não precise da arbitragem para melhorar o seu pecúlio remunerativo. Contudo, tem um alto débito de asneiras contra o Belenenses, logo, é mais um que não nos inspira confiança, até porque recentemente esteve envolvido em polémicas com a estarolagem, porque em lances aparentemente iguais, uns viu e ajuizou mal (quando não eram) e noutros casos em que eram (fez vista grossa) ajuizando ao contrário das leis.

Este oficial é dos que defende que não se deve dizer aos adeptos o clube da simpatia dos árbitros! Ele lá saberá porquê?

Parece que isenção e democracia estão vedadas ao simples adepto da bola. Pontos de vista que julgava-mos apenas inerentes "a velhas meretrizes políticas"...

Esta semana este nomeado quando passeava com a mãe foi interpelado por adepto do Belenenses, que de forma ordeira e delicada lhe recordou que já prejudicara o clube por mais que uma vez, chamando-o de senhor major, o que aquele levou como ofensa, retorquindo que a sorte do nosso adepto era ele estar acompanhado, senão partia-o todo!?

O caso meteu polícia, com o nosso adepto e o senhor tenente coronel a chamarem cada qual o respectivo agente da PSP para identificar o outro. Não conseguimos apurar se ambos apresentaram queixas recíprocas, mas pode o ombro descaído ter ficado stressado, e entrar no Restelo psicologicamente descompensado. O que de todo não convinha.

O bom senso recomendava que este deveria pedir escusa, ficava-lhe bem e mostraria a sua grandeza, digna de um verdadeiro Oficial Superior do Exército Português.

Por via das dúvidas já demos conhecimento deste lamentável acto a quem de direito, sem grande esperança de que ocorra mudança de atitude ou transferência de nomeação.

Aos nossos jogadores pede-se empenho e tenacidade para garantirem a primeira vitória na prova, sabendo-se que a Briosa vem com as mesmas intenções.

Aos nossos adeptos seria ideal que estivessem conscientes que o calor humano também é uma forma de motivarmos a equipa, sendo certo que a hora do jogo não convida as famílias a cumprirem rituais antigos.

Que Santa Bárbara proteja o céu do Restelo de mais trovoadas...