Dicionário Azul Sem Riscas (A Intolerância à Derrota)

Os adeptos dos clubes (regra geral) não fogem muito nos seus comportamentos e emoções! Se as equipas estão a ganhar é euforia e algum aplauso, se calha a começar mal! Assobio de meia noite...

Os Adeptos do Belenenses não são diferentes deste tipo de estereotipo! De facto não são! São bem piores! Mais exigentes e mais bota abaixo... Passo a explicar:

Largos "jejuns", tornam a mente ansiosa! Mais intolerante! Mais agressiva! Pelo contrário, fartos períodos de vitórias, adocicam o carácter! E vergam o impulso da intolerância às derrotas!

Naturalmente que aqueles que mantêm o espírito ganhador por excelência, não toleram outro resultado que não seja a vitória, esquecendo-se que numa competição normal, regra geral, existem sempre 3 resultados possíveis (a não ser que os regulamentos ditem que se encontre sempre um vencedor, mesmo que não se trate de finais), e que do outro lado estão outras duas equipas, uma, a dos adversários directos, com vontade legítima de vencer, e uma outra, que há vezes nega o seu papel de entidade isenta, entrando igualmente nas contendas (quer por via de erros involuntários, quer por decisões estapafúrdias), muitas vezes querendo emendar um erro com outro erro (como se dois errados fizessem um certo).

Vem isto a propósito dos ecos que os nossos adeptos amplificam (levando muitas vezes ao exagero de passarmos logo as sermos os maiores), sempre que temos uma turma nalguma modalidade que sobressai em determinado momento!

Isto é Paixão! Isto é Amor! É compreensível! Mas também é foguetada antes da festa!!!

No desporto como na vida, a trabalho organizado, sério e rigoroso, costumam corresponder mais êxitos que derrotas! Mesmo que muitas vezes se possam ter de superar "adversários inesperados".

Infelizmente na maior parte dos casos, as nossas modalidades têm à partida a pirâmide invertida, o que condiciona desde logo toda e qualquer programação eficaz para o êxito final! Mas vai dando para se efectuarem algumas proezas...

Se me perguntarem: Afinal em que ficamos? Mais Intolerantes ou Mais Conformados?

Respondo de imediato! Sempre convivi mal com as derrotas! Para mim vitória ou Morte...a não ser que veja que deixamos a pele em campo, aí, aguento até ao próximo jogo! Mas depois! Vitória ou Morte...CHIÇA, antes que o espírito se molde de vez...