Caturrando...

"...sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança...".
António Gedeão

E nós no Belenenses, sempre com medo da mudança!

Naturalmente que há razões históricas para tanto temor, basta recuarmos um par de meses...

Entretanto a crise que se arrastava há muito, chegou, instalou-se e está para durar! Por muito que se doure a pílula ou pela inversa, os velhos interesses instalados arranjem papões e demónios para afastarem sombras.

Que o CFB tem de ter o seu pilar central e âncora no futebol, ninguém duvida! Mas que há modalidades com tradições e escola no Clube, penso que também não suscita resistências de maior. Desde que sejamos sérios, mentalmente.

Estão neste caso, historicamente: o Andebol e o Rugby! E mais modernamente, o Triatlo (englobando a natação de águas abertas) e o Futsal.

Qualquer uma destas modalidades, pela beleza plástica que encerram, pela alegria que transmitem para os espectadores, até muitas vezes pela incerteza do score, devem ser modalidades a preservar e acarinhar..

Naturalmente que há que respeitar orçamentos firmes! E cinco modalidades de Alto Rendimento, são o máximo que qualquer clube sério deve admitir, para poder ser Forte e Organizado. Sem prejuízo de manter os escalões de formação nas outras modalidades.

Não podemos nem devemos ser mais papistas que os outros, bem mais endinheirados que nós e protegidos pelo estado (governo central e câmaras), para já não falar nos colossos europeus, que têm receitas directas e indirectas. ENORMES!!!

Se queremos caminhar para a modernidade sustentada, temos de optar e já! Não podemos continuar a fingir que o clube está bem, quando a razão da sua existência, está cada vez mais fragilizada, porque essa, sim, perdeu a escola e a mística, devido aos interesses de todo o tipo de "agentes" que conhecemos (dirigentes corruptos, coloridos e fifas ordinários).

Todavia, arrepio-me todo, quando oiço mentiras repetidamente propaladas! De que o orçamento do Andebol é de Milhões! De que o orçamento do Futsal, é de Triliões! Etc. etc.

Não pensem que conseguem continuar a atirar areia para os olhos dos adeptos. A verdade é como o azeite, por muito que o misturem, vem sempre ao de cima...

Queremos um futebol Sério e Forte? Queremos! Primeira prioridade e bandeira do Clube. Mas teremos de continuar a apostar nas modalidades de Alto Rendimento que podermos comportar, mantendo e elevando o nível das nossas escolas, através de patrocínios firmes e sérios! Porque temos grandes escolas e dedicações. Enormes Tradições.

Bem sei que a tradição já não é o que era! Se não houver dinheiro! Acabe-se primeiro com os pavões e as araras...mas fale-se verdade aos sócios e sejam eles soberanamente a decidir.