O Efeito Adu

Aproveitando, o efeito Adu, nunca o Belenenses foi tão falado em terras do “Tio Sam”, para lançar a discussão (salutar espera-se) daquilo que é o Marketing a Comunicação e a Imagem do Belenenses no exterior.
Quando falo exterior, refiro-me á sociedade civil, a Lisboa, a Portugal, á Europa e ao resto Mundo exterior ao Clube.
A verdade é que mesmo à beira de completar noventa anos de idade, e mesmo granjeando de uma simpatia generalizada neste país à beira mar plantado, a verdade é que todo este capital, não é aproveitado, nem sequer usado.
Em termos de Imagem, Comunicação e Marketing, somos zero, e nada tem sido feito ao longo destes anos para melhorar ou inverter tal situação.
Um site que chegou a vencer o prémio de melhor site de clubes em 2005, vetado ao esquecimento, abandono, e hoje em dia é o primeiro veículo de imagem de um clube, é desde logo o seu sitio cibernético, qualquer pessoa avalia o nível de organização, neste caso de um clube, pela maneira como qualquer site está (ou não) organizado e o nosso simplesmente não existe.
Não permite compra de Bilhetes, não permite pagamento de cotas, compra de artigos do Clube, até a função de fazer-se sócio através da internet, está lá mas não funciona.
Portanto, das primeiras medidas a implementar será sempre renovar o Site, conseguir parcerias com empresas do ramo, ofertar publicidade, com o custo zero na manutenção do mesmo, será uma ideia.
Depois o Belenenses, é hoje em dia um autêntico clube fantasma em Portugal, é necessário mostrar que o clube está vivo, é preciso ir ás escolas circundantes e não só, fazer acções de divulgação, levar atletas, das diversas modalidades, levar jovens que expliquem a outros jovens como é que é o Belenenses, como é a nossa formação nas diversas modalidades, para assim atrair mais pessoas, sócios, adeptos, acções em centros comerciais e outros locais de grande aglomeração de pessoas, alindar o parque desportivo e inclui-lo nos roteiros turísticos de Lisboa, visita ao Estádio, Sala de Troféus, Loja Azul permanentemente aberta durante estas visitas, e porque não uma loja Azul nas zonas turísticas de Belém.
Fomentar campos de férias nas diversas modalidades, Pascoa e Verão, abertos a todos, não só sócios, para que assim se cative e se ganhe novos sócios, novos atletas.
Campanha de angariação de sócios, está uma na forja vamos ver o dá, no entanto reactivar o contacto com sócios antigos, seria a primeira medida, fazendo-os voltar ao Restelo aos poucos (oferecendo um bilhete para um jogo e assim fomentar de novo o bichinho), dar um “prémio”(bilhetes extra, artigos desportivos e outros) a sócios que trouxessem novos sócios (a partir do numero de 3 ou 5), que o faz faz por amor ao clube, mas um incentivo não faz mal a ninguém, terminar com os bilhetes extras (do Futebol) da Quota Azul, um dos principais motivos para a saída de muitos sócios, são apenas algumas sugestões.
O efeito Adu nos “States”, deveria ser aproveitado, camisolas do Adu, e outros artigos específicos do jogador a serem distribuídos nos Estados Unidos, o facto de se falar à boca cheia que está no 4º Grande de Portugal, deveria ser aproveitado para conseguir alguns apoios de empresas Norte Americanas para o Clube (SAD).
Ou seja à muito para fazer em relação a Marketing, Comunicação e Imagem, algumas ideias são simples, fáceis e baratas de implementar, e tem de ser pensado como investimento puro para conseguir outro tipo de receitas.