Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida

E vem-nos à memória uma frase batida, pode-se utilizar bem e bastante este pequeno trecho (invertido), naquilo que é a vida e a antevisão para o jogo de hoje, com o Paços de Ferreira.
Na realidade em muitas ocasiões, na nossa vida como clube, temos tido muitos momentos destes (quase sempre desperdiçados), e hoje é apenas mais um.
De facto e após termos tido durante nove jornadas, defrontado todos os adversários, teoricamente e alguns efectivamente mais fortes, eis que chega a fase do campeonato, em que vamos defrontar os nossos adversários mais directos, numa luta de igual por igual, para ficar à tona de água.
Não me lembro, de conjuntura, tão favorável em termos de calendário, como o desta época, nos próximos sete jogos, cinco serão em casa, e penso que oportunidades não podem (ou devem) ser desperdiçadas, sob pena de ficarmos mesmo numa situação de corda na garganta.
Até aqui, uma vitória, (Naval), empates moralizadores (Alvalade e Dragão), e o não perder com equipas do mesmo campeonato (Nacional e Braga, não fazem parte dele infelizmente), mas todo o capital de confiança conseguido na ultima jornada no Dragão, não pode agora ser deitado borda fora, nos jogos onde temos de assumir, e onde temos mesmo de vencer, de que vale um ponto no Dragão, se com quem medimos forças directas não vencemos? Certamente não iremos acabar o Campeonato empatado em pontos com o FC Porto, por isso e apesar da importância do ponto, não serão esses jogos que nos irão decidir o trajecto no campeonato.
Começamos um ciclo favorável, mas com uma situação dificultada, por ausências de peças importantes e influentes, Yontcha e Zé Pedro à cabeça, realmente o cérebro e o finalizador, estão de fora, se na finalização, Lima começa a aparecer com um nível já interessante, na organização, o caso já é diferente, e a falta de Zé Pedro, irá por certo sentir-se.
Vamos defrontar uma equipa, que procura ainda encontrar-se com os processos, de um novo treinador, Ulisses Morais, substituiu Paulo Sergio, entretanto saiu para Guimarães, ser á também o regresso ao Restelo, de três jogadores, Roncatto, Baiano e Maykon, estão nos convocados.
Até que ponto não fariam falta no actual plantel, se Roncatto tinha contra si saídas nocturnas, tacticamente era exemplar, e o que dizer de Baiano, com uma margem de progressão tremenda, Maykon neste esquema de losango, possivelmente seria uma boa solução para a interior esquerda.
Equipas de Ulisses Morais, não costumam ter muitos segredos, 4X3X3, fechadas, e saídas rápidas para o contra-ataque, e perigosas em lances de bola parada, Cristiano é jogador a merecer uma atenção especial, pois todo o processo ofensivo passa por ele, Baiano com Paulo Sergio, jogava numa posição mais avança, vamos ver com Ulisses Morais, qual será a sua posição se lateral direito, se uma posição ofensiva na ala direita.
Na nossa equipa, resta saber quem irá fazer o Lugar de Zé Pedro, Ivan tem jogado de início, por isso, deverá ser Filipe Bastos, simplesmente porque não acredito na aposta de JCP, em André Almeida logo no alinhamento inicial.
A outra preocupação que tenho, tem a haver com a atitude, que atitude teremos hoje, na montra do Dragão, todos a tiveram certa, e hoje? Com os holofotes da ribalta direccionados para eles, comportaram-se condignamente, resta saber hoje em mais um jogo fantasma do nosso Campeonato, como a equipa se irá comportar.
Termino como termina a música :
E entretanto o tempo fez cinza da brasa
e outra maré cheia virá da maré vazia
nasce um novo dia e no braço outra asa
brinda-se aos amores com o vinho da casa
e vem-nos à memória uma frase batida
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida.