A mascote

Tenho a perfeita consciência que existem no Belenenses problemas muito mais importantes que aquele que venho narrar.
No íntimo, considero que há questões que diminuem em grande escala a situação em causa. Admito no entanto que há coisas que não devem ficar caladas quando reflectem um estado de anarquia e de desrespeito para com a própria instituição. Refiro-me como o título indica, ao tão falado concurso de ideias para a futura mascote do Belenenses.

Em Julho de 2009 foi publicado pela primeira vez no site oficial ,o convite à participação de todos os sócios na criação duma ideia para esse efeito. Foi repetido inúmeras vezes e ainda hoje lá está, estupidamente esquecido com as datas super ultrapassadas.
Como Belenenses e com o sentido de colaborar nas iniciativas do meu clube, como alguns mais o fazem, enviei por e-mail em 12 de Agosto, o boneco da minha proposta de mascote para o endereço referido no apelo: mascote@osbelenenses.com.

Como devem ter reparado nos programas das iniciativas do 90º aniversário, figurava entre outras a divulgação da famigerada mascote. Ainda hoje pode ser vista a sua referência no bloco alusivo àquelas. Chegou a ser publicitada a sua divulgação na festa do Casino. Repentinamente desapareceu o anúncio da sua conclusão. Em "90 anos: Programa de comemorações" do passado dia 28 de Outubro publicado no referido site oficial, nem uma palavra sobre o assunto.

Como tive o cuidado de escrever no início desta peça, o Belenenses tem problemas mais importantes a resolver. Um deles por exemplo, é a falta de verdade em iniciativas propaladas e não realizadas. Como exemplos, o placard publicitário, a restauração dum site condigno representativo do nosso Belenenses, os dois milhões, as Salésias, a dinamização da Loja Azul, o renascimento da mística do CFB, a “Fundação Belenenses”, a campanha de angariação de sócios (sabendo nós que existe um trabalho feito e apresentado mas não implementado nem sequer discutido), etc., etc., etc..

Como alguém disse há tempos, a verdade anda escondida, há muitos porquês sem resposta, a verdade não é negociável. Acrescentarei da minha parte que há mais Pinóquios no Belenenses do que julgávamos.

Voltando à famigerada mascote e para terminar, acrescento que admito muito naturalmente a desistência dessa iniciativa mas com a devida informação aos concorrentes e aos sócios em geral. Mesmo assim e com a devida correcção, enviei na semana passada o protesto/ pedido de explicação para o endereço acima referido, com cópia para : presidencia@osbelenenses.com.
Dado o facto de aqui estar relatada esta história, fácil é depreender o desinteresse e a “preocupação” com que quem de direito procurou atenuar a falta de elegância e decoro manifestada.

PS: Para que o infeliz boneco não fique desiludido com o Belenenses, prometo em breve apresentá-lo.