Se calhar até é um líder…

… Não percebe é nada de futebol, digam-me sinceramente das menos de mil pessoas no Estádio do Restelo, quantas conseguiam perder dois pontos em circunstâncias, como as que aconteceram no jogo com o Marítimo?
Sinceramente, não me lembro de jogo, pelo menos esta época, em que a sorte estivesse tão virada para o nosso lado, como este.
Se não reparem, primeira parte, equipa apática a defender atrás da linha de meio campo, a pressionar como tão bem sabe fazer…Ou seja com os olhos.
Do outro lado uma equipa que se limitou, a deixar a água correr debaixo da ponte, dando a nítida sensação, que estava mesmo confiante que mais tarde ou mais cedo o golo ia aparecer.
E no decorrer da primeira parte, teve dois ameaços de real perigo, duas bolas na barra, em lances de bola parada é verdade, mas também não deixa de ser verdade a inércia defensiva da nossa parte na maior parte do tempo na primeira parte, aparecendo sempre um jogador do Marítimo, no espaço vazio.
A esta sorte o Belenenses, respondeu com “frieza”, primeira vez que chegou à baliza fez golo, anulado, por apoio de Diakité, nas costas do adversário, e pela primeira parte estamos falados.
Segunda parte, a equipa entrou como que transfigurada, logo no primeiro lance, Lima disse ao que vinha, obrigando Peçanha a aplicar-se a fundo, a atitude da equipa era agora sim verdadeiramente pressionante sobre a bola, e numa jogada dessas, Gavilan consegue roubar a bola ainda no meio campo defensivo, adversário, e coloca de seguida a bola em Lima que na área isolado, e beneficiando de um brinde do central adversário, ficou na cara de Peçanha que acabou por cometer falta passível de grande penalidade, Lima encarregado de marcar a mesma, e marcando, mal…conseguiu facturar, GOLO, Marítimo, reduzido a dez jogadores.
O Marítimo, abalou, e apenas alguns minutos depois, Lima aproveita mais uma oferenda, da defesa adversária, e factura na cara do guarda redes o segundo GOLO, da noite, Marítimo desorientado, equipa embalada para uma vitória, que mesmo com toda a sorte do mundo, o importante seriam sempre os três pontos.
Mas o nosso “líder”, achou que o jogo estava fácil demais, e decidiu, dar-lhe um toque de génio, retirou um avançado (Fredy) e colocou um médio (Celestino), e como que convidou a equipa adversária a banquetear-se no nosso meio campo, Van Der Gaag, não se fez rogado e mesmo, com apenas, dez jogadores (se quiser ser justo e rigoroso o marítimo jogava com 9,5), e colocou toda a carne no assador.
E o Belenenses voltou ao registo da primeira parte, a pressão desapareceu, possivelmente a equipa com os treinos tão intensos que tem tido, não aguenta mais de trinta minutos a bom ritmo, o mais incrível é que mesmo com menos um jogador em campo, havia sempre alguém do Marítimo livre para receber a bola a seu belo prazer.
O primeiro prenuncio chegou, auto-golo de Beto, mas o nosso "líder" não desistiu, e já sem Ivan em campo (substituído pelo Adu…zinho), diga-se que Ivan estando doente, como diz o “líder”, até ficou tempo a mais em campo, André Almeida, sofreu uma lesão, nitidamente pela intensidade física do jogo, e claramente uma lesão traumática, mas já divago em demasia, em frente, o nosso “líder”, como quem levou com uma maçã na cabeça, decidiu dizer ao mundo que é um inovador, só que em vez de gritar Eureka, gritou Devic, é parecido…
E fez entrar mais um central, assim e contra dez, ficámos a jogar em 5X4X1, ou seja o “líder”, achou que metendo gente para defender um resultado a equipa, ia ter a inteligência de perceber sozinha, que tinha de subir as linhas!!!
E eis que apareceu, o que já todos vaticinavam nas bancadas, para dentro, porque apoio, mesmo com escaramuças pelo meio, não faltou, mesmo após o primeiro golo adversário, pois mas Mano faz uma falta, e a dose repetiu-se, Bruno marcou o Livre, confusão, na área e golo de Manu, estava então conquistado o ponto, tão precioso, pelo qual estávamos a lutar no jogo, três seria uma overdose, e o nosso “líder “ achou por bem ser só um, está apenas a zelar pela nossa saúde.
Antes de terminar, e já nos descontos, a sorte saiu mais cedo (até ela pensou que o jogo estava resolvido), Lima isolado mas descaído pela direita, não conseguiu marcar.
Terminou o jogo, agora e pela maneira como a equipa correu, possivelmente só treinará na quarta feira… mas com intensidade daquelas que provoca lesões traumáticas, em todos os jogadores do plantel.
Aguardamos as cenas do próximo episódio da nossa Sitcom “O Líder”.