Na idade da pedra

Os 20 websites de clubes mais visitados 2010
(futebolfinance.com, 08/02/2010)

Actualmente a internet é um dos meios de comunicação preferidos dos adeptos de futebol. Com uma capacidade audiência fantástica e acessível a partir de todo o planeta, a presença online de um clube é nos dias de hoje uma das melhores formas de maximizar a globalidade das suas receitas. A assiduidade e a frequência com que os adeptos de futebol consultam os websites dos clubes, é também um dos melhores métodos de avaliação do potencial da sua marca online.
No topo dos websites de clubes mais visitados está o Manchester United com mais de 452 milhões visitantes únicos anuais. Actualmente o Manchester United gera cerca de 20% da sua receita total através de transacções online, o que para uma receita total de 324 milhões de Euros em 07/08, significam quase 65 milhões de Euros gerados a partir da internet.
(continue a ler o artigo em FutebolFinance.com")
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Desde que iniciei a minha participação em espaços internáuticos, no que ao Belenenses diz respeito, que insisto neste ponto. Já lá vão seis anos e a realidade é que a comunicação do Belenenses (refiro-me à oficial) é escassa tanto a nível informativo como formativo. É pouco acessível e ainda menos apelativa.
Tenho insistido nisso de várias formas e até investido pessoalmente (essencialmente com o meu tempo) na vertente demonstrativa. Ou seja, mostrando com o exemplo, como é possível centrar a atenção nos conteúdos e nos objectivos e obter resultados independentemente da plataforma tecnológica ser fraca.
Refiro-me, obviamente, ao «Notícias Belenenses» que desde a primeira hora aparece também neste espaço como complemento informativo.
Prestes a fazer dois anos, o «Notícias Belenenses» é o exemplo de que com objectivos bem definidos, espírito colaborativo entre pessoas (que nem têm de conhecer-se umas às outras) é possível sintetizar a informação publicada em fontes várias, divulgar as actividades e serviços do Clube e produzir informação própria. Especial ênfase neste último ponto, pela demonstração de que com um pequeno grupo de pessoas a editar e um grupo mais alargado de pessoas no campo, que se dispuseram a ajudar como fontes de informação, é possível fazer aquilo que deveria ser o mínimo admissivel que o Clube com as suas fontes internas e colaboradores pagos deviam fazer. O mínimo apenas.
Chamar aqui este artigo deste site, que se debruça sobre as questões financeiras do futebol, visa apenas voltar a chamar a atenção (pela enésima vez) sobre algo que no Belenenses é quase inexistente: informação; informação a tempo e horas; divulgação e promoção de serviços e eventos desportivos; ter um espaço de geração de receitas também pela promoção dos nossos patrocinadores.
Mas este apontamento que faço visa também a desmistificação de que o problema é estrutural. Não é estrutural. O problema é essencialmente de falta de capacidade de gestão. E o «Notícias Belenenses» mostra que com fracos meios se chega às pessoas. Com fracos meios e apenas com a colaboração de pessoas, sendo que algumas nem nos conhecem pessoalmente.
Seria possível fazê-lo hoje e desde há muito, no seio do Clube, com a mesma base tecnológica limitada do actual Site Oficial (o NB mostra-o com tecnologia que nem se paga) desde que com um espírito colaborativo que não só não existe como nunca ninguém se preocupou o suficiente para pôr a funcionar. Se o propalado novo Site Oficial (que devia estar no ar desde Outubro segundo informação prestada oficialmente) não passar de alteração em funcionalidades e melhor qualidade de apresentação nada mudará na sua missão e no serviço que (não) presta actualmente se não mudarem os objectivos a cumprir.
É um problema de vontade (falta dela) e não um problema estrutural. É um problema de deficiente gestão. O exemplo devia vir de cima. E não vem. O "cima" nem percebe a necessidade e interpelado desculpa-se com o "estrutural" que, no meu léxico, é sinónimo de laxismo e incapacidade de entender o fenómeno desportivo e de massas. O "cima" de agora apenas segue o que muitos outros antecessores tornaram cátedra. Sócios? Adeptos? Ah... sim... aqueles gajos chatos... não é?