Contiuemos para Bingo... (1ª. Parte)


...há duas coisas infinitas, a ingratidão
e a estupidez humana...

(Einstein)

A única receita ordinária que o actual CFB tem, e estável, é a proveniente da sua sala de bingo! Como se sabe, a respectiva receita destina-se "exclusivamente" a investimento na formação e infra-estruturas desportivas.

Todas as outras receitas ditas ordinárias, são mesmo "ordinárias", porque despecientes e voláteis.

Ora como também é sabido, foi o velho Avelino, homem bom e generoso, que fez por sua conta e risco o investimento inicial e deu até hoje ao Belenenses, a base que nenhum dirigente, daqueles que se dizem muito sabedores e sagazes, conseguiu inventar ou implementar no clube. Continua velho espanhol aí no pano verde do céu a esbanjar. Saravá Homem Bom.

E não foi só o Belém que beneficiou, também houve distintos tesos (na altura, hoje pobres, mas só para o fisco), que encheram a mula à fartasana...com o beneplácito de velhos coroas que mordiam pela calada, mas iam sempre ao beija mãos e ratavam nas costas. Neste nosso clube sempre houve e sempre haverá uma flora e fauna, ululante, que mantém a pressão para não perderem as migalhas que vão caindo de vez em quando.

Em 90, na minha qualidade de vice para o GEP, tive apenas 3 reuniões com o staff do bingo, três reuniões curtas, mas proveitosas. Na primeira, disse ao que ia, na segunda fiz as propostas (entre elas, iniciarmos negociações para a compra do espaço), e na terceira, dei a escolher, entre a técnica de terra queimada (nada boa para as duas Partes) e a técnica do salame, esta última, consistia em: "...cortarmos fatias cada vez maiores para o Clube e mais finas para o Investidor, acabando com os envelopes para os dois parasitas coloridos...", foi aceite, gozaram os golpistas de 7DEZ90, que até então palravam nas AGs, mandavam o velho inimputável fazer umas ameaças patéticas, mas nunca tiveram tomates para defender o Clube.

Quanto à compra do espaço, nunca se concretizou, porque não soubemos ser incisivos e consolidar o futuro, e é tão simples, basta levantar o rabinho das secretárias, procurando um espaço digno e folgado dentro de um raio de +/- 500 metros daquele local, afim de pressionar o actual proprietário ou seguirmos a nossa vida. Pensar queima neurónios, e o comodismo sempre foi a lei da casa. O que é preciso é que haja bujecas, croquetes e muitos convites, porque meninas, não é preciso sair do Restelo...

Como sabem a renda tem uma componente fixa e outra sobre o percentual da receita, o que quer dizer que já pagamos pelo menos 3 vezes todo o prédio da Avª. João Crisóstomo. Ir à banca pedir dinheiro para pagar dívidas de compra de jogadores duvidoso e luvas a empresários é que é rentável.

Mas voltando à melhor sala do país, enquanto os outros bingos fecham e/ou perdem 13% ao ano, o nosso, cresceu 1% relativamente a 2008, apesar do desprezo que todos os dirigentes dos últimos anos, tem votado à sua mina dos ovos de ouro e aos respectivos trabalhadores, borrifando-se completamente nas propostas malucas que a LPFP fazia ou ainda faz, sobre aumentos desajustados (sem perceber nada deste negócio), que nós devíamos tratar com luvas de pelica fina e super proteger.

E quando digo, tratar bem os empregados do bingo, abro uma excepção, apenas para aquele hipócrita que à beira da reforma, julga que pode arregimentar os colegas, só porque (...) e nada tenho pessoalmente contra os sindicatos e sindicalistas.

É que um negócio como o bingo só rende se os seus legítimos trabalhadores andarem satisfeitos e contentes, porque um dos segredo, também é a boa disposição que se irradia para os Clientes. Quem continuar a faladrar contra o pessoal do bingo, deveria dar um tiro nos cornos, porque anda nesta terra a mais.

Naturalmente que há muitas medidas que podem e devem tomar-se para melhorar e aprimorar aquele espaço, que devia apresentar-se sempre irrepreensível e ultra moderno.

Mas isso é para quem percebe um pouco de gestão empresarial de topo, para sapateiros, tá bem assim...o rabec...

Na era Viana de Carvalho, uma das primeiras medidas que queriam tomar foi levar a sala de bingo para o Restelo!!!!!!!!!!! Porque poupavam na renda ? Nunca perceberam que no primeiro dia estariam dois conhecidos frequentadores, e no segundo, um desses estaria porta.

O segredo daquela sala é a localização, juntamente com o seu funcionalismo e a entrega ou não dos seus funcionários para com os Clientes.

Mas esta noite tive um terrível "pressentimento": "... que perante as dificuldades apareciam umas mentes pequenininhas e muito difusas, tipo titica de galinha, a alvitrarem que se entregue a "exploração a um novo bananas", que faça os investimentos urgentes que o espaço reclama, mediante entrega de uma renda fixa (€100,000,00) e um fee à cabeça (€300.000,00)..."! E até o novo gerente que se posicionava era um pinókio qualquer no desemprego.

Felizmente as "providências cautelares" agora até se vendem nas farmácias e sem receita...