Vampiros ou "Agências" de Rating?!!!


O Belenenses é uma Instituição nonagenário, sobreviveu a 50 anos de ditadura, onde o clube do estado levava a palma e tinha o proveito, mas não sei se sobreviverá a 50 anos de democracia representativa! E só brincamos às idiossincracias há 36 anos...

Claro que a crise actual é da "responsabilidade" da bolha imobiliária dos states e do sub-prime!

Embora eu julgue que a culpa é da vaidade e despesismo popularucho e irresponsável, aliado a verdadeira falta de educação financeira da maior parte dos responsáveis nestes últimos 30 anos, presidentes de direcção incluídos, com ressalva especial para o meu amigo, Dr. Jaime Vieira de Freitas, único moicano que conseguiu manter a tesouraria diária equilibrada, graças à forma superior como sabe gerir o cashflow disponível. Saravá JVF!

Embora não haja censo rigoroso quanto à média de idades dos sócios do Belenenses, estimando com muito boa vontade que ronde os 45 anos, e, considerando-se que o TMV (Tempo Médio de Vida), é de 77,8 anos (dados do INE - 2004), teremos que restam aos actuais Beléns, em media, 32,8 anos, ou seja, mais ou menos 294 511 horas para continuarem o desporto predilecto da maioria dos portugueses, bota-a-baixo-subjectivo.

Ah! Não se esqueçam de dormir pelo menos 7 horas, embora alguns, e não são assim tão poucos, mesmo a dormir, continuem a mandar postas de pescada.

Dito de forma mais cruel, se o clube aguentar-se financeiramente e desportivamente mais um par de anos, acabará por sucumbir devido às Leis da Ressonância, provocada pelas ondas de choque verbais.

Como muito bem diz o Nuno Gomes, infelizmente não nos podemos dissociar da "massa" global do país (mais pobre da UE, seguindo a a regra do menor PIB per capita)! Saravá Nuno Gomes!

E por falar em UE e Portugal, Ilhas Adjacentes inclusive, convém reflectir sobre alguns dados económicos nestes 36 anos de "conquistas" dos trabalhadores, mormente sobre resultados conhecidos dos políticos ainda no activo, abstraindo os anos dos que já se reformaram ou foram para Instituições filantrópicas.

Assim:
O PM Anibal Cavaco Silva, herdou um défice de +/-10%, reduziu-o para os +/-2% e legou ao PM António Guterres +/-6%, tendo este chegado aos +/-1,7% e zarpado com +/-4%, deixando aos PM´s Durão Barroso / Santana Lopes +/-6%, que o actual PM José Sócrates baixou em 2008 para +/-3% e algarviou em 2009 para +/-9,4%, embora se diga que fechará 2010 com +/-7,2%. Que não acredito...

Entretanto, comenta-se que a dívida pública acumulada pela Região Autónoma da Madeira é de +/-4,6MM€ (à volta de 3% do PIB) e a dos Açores será de +/-960M€ (para 10 ilhas e sensivelmente a mesma população da Madeira). Trocos...

Ora se os governos nacionais e regionais gastam à fartasana, também é justo que as direcções do Belenenses lhes sigam o exemplo (porque ninguém ainda foi preso), digo eu!

Com os desgovernos oficiais, pagam os tontos dos contribuintes que não podem fugir para os paraísos fiscais ou mercados paralelos. Com as trafulhices do CFB e SAD, pagam os tontos dos sócios fiéis ao Clube, porque os aventureiros e coloridos, rasgam os cartões e esperam por novas readmissões favoráveis! Toma lá que é democrático, tudo na lógica da chico espertice nacional.

Domingo passado começou "a primeira estação da cruz", tempo de expectativa, sacrifício e fé, mas não, os vampiros e algumas agências de rating já começaram a querer sangue e a fixarem os seus shares, respectivamente.

Confesso que ainda não vi qualquer jogo dos comandados de Rui Gregório, daí que não possa ter opinião formada. Contudo, um treinador jovem com o 4º. Grau, sabe o que está a fazer. Tenha-se fé!

Sabendo-se que as agências de rating fazem o jogo de sapa dos seus clientes (alguns bancos de investimento e muitos especuladores), quero aqui reafirmar que só darei crédito ao rating atribuído por Cronicas Azuis e alguma rapaziada do meu círculo restrito.

Força Rui Gregório.


Fontes financeiras: INE, BP, Jornais / Revistas Económicas e MF;