Respeitando a Menopausa, Façamos uma Paremiologia Belenense...


18 de Outubro de 2010, considerado ...dia mundial da menopausa...! Fenómeno morfológico natural que a partir dos 45 anos leva algumas senhoras mais prevenidas, a tomarem um conjunto de pequenos procedimentos quotidianos simples e úteis que lhes prolongam os dias de felicidade e tranquilidade pessoal, que não o bem estar conjugal.

Só não entendo que havendo igualdade de direitos entre os sexos, tenham excluído o homens desta comemoração!? Daí que em nome da solidariedade humana, deveria também ser em paralelo ...dia mundial da andropausa... Assim não haveria desconforto e discriminação. Excepto para outros sexos, porque não se pode sempre agradar a todos... e até para aqueles que não têm próstata! No "provérbio" Belenenses existem casos confessos, acreditem...

Chamada a atenção para mais esta "discriminação" da sociedade feminista ao homens em geral! Depois queixam-se que os "coitados", em casa, não ajudam em nada! Pudera... Façamos pois uma "Memo - Pausa" ou uma Paremiologia... no actual desconforto Belenense.

Como sabem, o palavrão paremiologia, é o composto de (parémia + -o- + -logia), o que poderá querer significar: Colecção de provérbios e/ou Tratado ou estudo acerca de provérbios.

Como também todos sabem, hoje, o CFB é UM PROVÉRBIO! Há até quem diga, que em cada canto do Restelo e do mundo, circulam os mais variados provérbios azuis, e, todos geniais!!!!

Logo, nada melhor que paremiologiar esses "provérbios".

Como também todos sabemos, provérbio, quer dizer (mais coisa, menos coisa): Máxima expressa em poucas palavras e tornada vulgar! Esta de tornada vulgar, para mim é de mau gosto! O Belenenses nunca foi vulgar, tornaram-o..., gente sem escrúpulos, sem eira nem beira! Também pode significar: Rifão; anexim; adágio.

Há ainda os que defendem que pode ser: Comédia em um ou dois actos. Alto! Aqui é que a porca troce o rabo, no caso Belenense dos últimos anos, os actos "curtidos" e mal ensaiados, já ultrapassaram os dedos de ambas as mãos de um ser humano normal, até mesmo das mãos do "seis dedos"...a actuar no "reino" de Angola.

Ora se fazer a "paremiologia-dos-100-anos-da-républica" foi custoso e deu raia, apesar de toda a informação "pluralista-e-isenta-disponível", calculem o que é sintetizar 91 anos de uma instituição feita de segredos de polichinelo, com alguns cronistas do reino a publicarem quase sempre, apenas o que os faz cair nas boas graças dos "natas-de-vinte-mandantes", que não dos familiares dos Gloriosos Rapazes da Praia.

Nesta desconformidade desconforme (como diria Mia Conto), embora a comédia fosse a forma mais sensata de paremiologiar "O Provérbio Belenenses", esqueçamos os actos forçados das últimas tragicomédias (pela quantidade e guião das mesmas), passando às Máximas tornadas-vulgares:

1 - Somos o 4ª. Grande em Portugal? (Mentira)! Somos o 4º. Grande do Mundo...
2 - Usamos a Cruz de Cristo na bandeira? (Mentira)! Cristo foi pregado na cruz...
3 - Temos o Mais Bonito Estádio do Mundo? (Mentira)! Só eliminando os wcs...
4 - Houve o Último Quarto de Hora à Belenenses? (Mentira)? Era o leiteiro da tarde...

Em quatro "máximas" feitas leis ou tornadas vulgares! Nem uma está correcta, logo, não existimos na tradicional forma de vida viva e feliz, que levam as senhoras que têm cuidado com a menopausa! Daí vegetarmos zigue-zagueando...

Ou seja, faltam mulheres em quantidade nas decisões do PROVÉRBIO BELENENSES. Porque mais equilibradas e mais rigorosas na gestão da casa.

Suspeito que a falta de próstata nalguns sujeitos, sublimou para pior, os efeitos da andropausa.

Mas se o provérbio quiser ser um avião supersónico, aí quererei os sábios conselhos do Pedro Guimarães! Saravá Comandante Azul.

Mas se o provérbio virar mulher escultural, tipo Samanta Castilho, aí quero o Vitor Enes! Saravá Modelo Azul.

Mas se o provérbio virar balada, fado, canção, prefiro o Pedro Pais, o Carlos do Carmo, o Tony de Matos, o Camané, a saudosa Amália! Saravá Interpretes Únicos.

Se o provérbio continuar guerra de 14, nem o enorme e saudoso Raul Solnado nos salvará... Saravá Raul. Porque o espírito do Solnado, continua bem vivo entre nós.