Os Políticos Não Sabem o que é Lutar Por Um Salário...!?


As desavenças das últimas semanas em torno do Orçamento do Estado já tiveram um efeito: o custo do "funding" dos bancos disparou para 5%. Como a banca não é a Santa Casa da Misericórdia, isso significa que o dinheiro que pede a 5% só pode ser emprestado acima desse valor: 6…7… 8% (o spread varia em função do risco dos clientes). Como qualquer pessoa que tenha passado pelo mundo empresarial sabe, com a economia em recessão é difícil ter retornos que compensem pedir dinheiro emprestado acima de 5%. Mais: há um sem número de empresas por esse País fora com problemas de tesouraria e a quem a banca ou já cortou o crédito ou está a emprestar… acima de 5%. Ou seja, se a situação se prolongar no tempo o mais certo é acabarem por fechar as portas ou terem de despedir pessoas.

É aqui que entra a primeira pergunta: os políticos não sabem o que se está a passar? Não é crível. Mesmo admitindo que parte deles têm assessores que reprovariam na cadeira de Introdução à Economia, alguém já lhes deve ter falado do tsunami que está a arrasar as empresas. Daí a segunda pergunta: o que os leva, então, a manterem comportamentos que prejudicam empresas e famílias? Só vejo uma explicação: eles não sabem o que custa a vida. Por outras palavras, não sabem o que é a responsabilidade de chegar ao final do mês com dinheiro em caixa para pagar salários. E provavelmente não sabem o que é lutar por um salário. Só pode ser.

P.S. - Até José Sócrates já diz que PS e PSD estão mais próximos de um acordo. O que fazem as sondagens (sobretudo quando antevêem um afundanço do PS) e a pressão dos nossos parceiros...
camilolourenco@gmail.com

Este artigo de Camilo Lourenço no Jornal de Negócios, escarrapacha o que todos os portugueses sentem e pensam! Quando parará o regabofe caseiro?

É que não há cú que auguente tanta enrabadela, nem mesmo as relaxadas daqueles filhos de puta que falam e tratam os funcionários do Belenenses como lixo...