16ª. Estação do Calvário (Os Perigos) da Súbita Soberba...


Quando começo a ouvir sinos e hinos em simultâneo, desconfio! Homem calejado pela vida, aprende que os êxitos alcançados sem sólidos alicerces, apenas disfarçam momentaneamente a cegueira dos novos "campeões" da roleta "chinesa", que é apelativa inicialmente pelo seu baixo custo, mas rapidamente se conclui que não é concorrrencial e competitiva, quando confrontada e levada aos limites.

É o perigo que correm todos os caloiros que querem imitar velhos artistas, mas calejados, que há muito se exercitam sobre o arame da vida desportiva, onde actuam sem rede e sem qualquer pudor.

Os dois últimos êxitos foram extraordinários, até por terem sido inesperados, mormente para quem viu e analisou friamente as incidências de ambas as contendas e a qualidade de ambos os contendores, mesmo sabendo-se que a sorte protege muitas mais vezes os audazes e os que lutam seriamente pelos seus objectivos, que ajuda igualmente a cimentar e consolidar grupos jovens e inexperientes, mas que é preciso muito mais trabalho e qualidade individual, para atingir-se o carácter, rigor e maturidade de um grupo sólido, ainda desequilibrado e sem grandes referências.

As duas últimas vitórias, saborosas e necessárias, elevaram a altivez dos EUsinhos, que saíram do torpor e pânico em que têm permanentemente vivido, levando-os a julgarem que era chegado o momento de enfrentarem os sócios, ainda que torpedeando os estatutos do Clube.

É pois esta euforia balofa e tonta, já transmitida a alguns jogadores, que Mota tem de combater! É este o maior inimigo que é preciso afastar, chamando à realidade o ainda frágil grupo, que já responde por vezes às ideias do Comandante, mas cujos automatismos e respostas ainda estão longe das necessidades, o que se compreende.

Se José Mota conseguir erradicar este fenómeno, trazendo de novo à terra os seus meninos, fazendo-os manter o fato macaco de princípio ao fim do jogo, verá certamente compensado o seu trabalho honesto, que não merecia as imaturas acções de putos embevecidos...