Reflexão Sobre a Sad - Afirmações versus Práticas...

Decorrido tempo q.b. sobre a época futebolística, julgamos ter chegado o momento de efectuarmos um primeiro balanço sério sobre os méritos ou deméritos desta sad, confinados estritamente às intenções publicamente manifestadas, conjugadas com a prática, independentemente dos resultados desportivos ou actual tabela classificativa, mesmo com as entradas por saídas na Taça da Liga e Taça de Portugal.


1 - Principal Intenção Manifestada: VAMOS APOSTAR NA FORMAÇÃO

a) - Para quem manifestou tal ideia, que se aplaude, a primeira medida tomada, prescindir de Rui Jorge, foi a negação dessa mesma intenção, ainda que mantendo o prof. Castelo, porque ao "mandarem" embora o profissional com méritos reconhecidos, que trouxera para o Restelo o modelo de filosofia que mais se adequa à cimentação e afirmação do escol Belenenses: Jogar Sempre Para Ganhar, Independentemente do Adversário. Porque estimula a chegada de jovens atletas provenientes doutras paragens que passam a ver o nosso Clube como mais uma Entidade com escola Ganhadora. Só que esta sad não tem essa visão, ou houve medo que o menino filhinho de papai não fosse titular, vai daí, contrata-se o amigo que passou pelo Atlético e é baratinho, um verdadeiro artista, cuja principal virtude "pedagógica", consistia em ensinar os futuros profissionais a simularem lesões para ganharem tempo. E não me venham falar da imperiosa necessidade de reduzirem custos! Quando nunca houve negociações com o RJ, mas apenas uma imposição autoritária de fixarem o tecto salarial unilateralmente, para inviabilizarem à partida qualquer diálogo, logo a um Homem que já havia prescindido de 100.000,00 €uros, enquanto futebolista profissional e nutria simpatia extrema pelo Belenenses, Clube que entrou no seu coração, apesar do pouco tempo que esteve ao nosso serviço. E bastaria ter havido uma pequenina vontade em vez de arrogância e chegariam a uma plataforma de entendimento. Tanto mais que na pré época de 2009, Rui Jorge e Romeu pagaram do seu bolso o estágio em Palmela aos juvenis e juniores, logo não era por dinheiro exclusivamente que estavam no Clube.

b) - A segunda medida, ainda que legítima, despedir Baltemar Brito, sem diálogo, recusando-se a enfrentarem o homem olhos nos olhos, ouvirem as suas concepções e percepções, no que custou + €50.000,00 que não existiam. É a bi-comprovada falta de jeito dos empregados impreparados que chegam momentaneamente a patrões. Cedem quase sempre ao impulso da soberba, do rei na barriga, nunca ao da lógica do negócio e das necessidades duma tesouraria rapada. Houvesse um mínimo de saber e perspicácia desportiva, teriam conversado com o senhor, feito entender que não era escolha pessoal, levando-o a baixar o ordenado e deixando claro aos sócios e a ele próprio, que o iriam apoiar, mas que saltaria se não houvesse afirmação, e lá teriam até ao Natal para decidir, ficando por cima, houvesse ou não despedimento.

c) - Contratação de Rui Gregório, como aposta pessoal. A terceira medida que "matou" a competência desta sad e desmascarou completamente os conhecimentos deste presidente quanto às nuances do soccer caseiro. Não tanto por ter sido o RG o escolhido, mas pela rectaguarda forte que este nunca teve para o proteger e pelo seu despedimento, se não era para subir, deixavam estar até ao fim! E Pelas ratas velhas cheias de caruncho que lhe colocaram à disposição, e, a bochechos...

d) - Por falar em ratas velhas, nem com o tempo aprendem, a verdade é que também chegaram bichosas, basta atentar-se só nos últimos 3 caricatos casos, dignos de um qualquer grupo de amigos de alcagoitas de cima, o que revela o mais profundo desconhecimento e nabice: Diego Lima, Helton e Rui Varela foram ou vão à faca, porque vinham lesionados!!! Este último com uma lesão no pé, já para não falarmos em Riça e Nené também com duvidosas lesões (mas com a coroa de glória de termos desviado um destes das garras do grande colosso Oeiras). E nem tentem contar outras histórias sobre a saúde destes atletas. Por amor da santa. Cabe aqui perguntar que andam a fazer os médicos do nosso Departamento? Ou será que não passaram por eles as sábias decisões dos respectivos estados físicos?

e) Se a decisão anterior contraria o enunciado de "apostar na formação" e discutir apenas jogo a jogo (porque este campeonato) é "muito complicado e competitivo", o desprezar-se Insa Segna (Zazá) e Tiago Almeida, enviando-os para o Tourizense, é de cabo de esquadra. Zazá é um puro camisa 6, tipo Essien, exímio recuperador de bolas, que não verga e "parte" os rins aos adversários com os seus raides repentinos de 90º. Miúdo franzino, é verdade, mas "imune" a lesões graças aos seus inatos dotes de elasticidade! Não temos ninguém nesta equipa com as suas características e valor. Mal comece a jogar regularmente, saltarão os tubarões e adeus Belém, porque chegará às selecções rapidamente, se não á Portuguesa, à do seu país, não tenho dúvidas. Será um outro caso Bebé, a muito curto prazo. André Almeida, é um jovem médio com muito valor, que apenas precisa jogar com regularidade, ser incentivado e vem aí um ciclo de 2 anos com Rui Jorge à frente da selecção, nem é preciso dizer mais nada, cegueira desgraçada. Pior que os que foram buscar não é! E lá voltaremos mais à frente ao assunto. Dos que ainda restam da formação, "está castigado" o André Pires, miúdo com 1,82 de altura, defesa esquerdo moderno, pontapé fulminante, bom no um para um, ataca de cabeça levantada, tabela e centra bem, mas é preterido para o conhecido noctívago Tiago Gomes, que abandona o Restelo quando é substituído, não esperando pelo fim dos jogos, vai a Espanha ver a namorada e chega atrasado aos treinos e nos jogos, engata de vez em quando. O puto André Pires pagou sempre pelos erros dos matulões expulsos e como é da casa, que se lixe, com ph! Este trio obviamente que era o próximo jackpot! Então agora que o Rui Jorge está nos sub 21. Grandes ceguetas, nem com a entrada da mina à frente dos narizes. E com a falta de avançados e extremos que para aí graza, nem me admirava nada que o José Mota num futuro muito próximo, deslocasse o André para a ala..., o que pode não a melhor aposta!? Bem quanto a Fredy, alterna de titular a suplente, nem sempre no seu devido lugar e Adolfo Leite, é o tapa buracos de serviço. Em conclusão, a aposta na formação é uma peta ou carta fora do baralho, de uma sad perdida, sem ideias e sem qualquer projecto sério para o futebol Belenenses, se preferirem!

f) - Quanto ao recente "reforço" Sidnei"! Parece que em 2010 não esteve inscrito por nenhum Clube conhecido?! Corinthians - Alagoano? Sem registos de participação? Hum!!! Sabe-se que em 2009 foi suplente não utilizado num jogo pelo Figueirense! As más línguas dizem que foi no Arapouga!!!! Uhau... Mas o que mais intriga na vinda desta "truta", é que o seu passe pertence a "um fundo de investimentos desconhecido"???? Segurem-se! A sad - Belenenses tem uma "pinguinha"???!!! Mas alguém de bom senso e que ande no mundo do futebol profissional acredita que um desconhecido, sem provas dadas, é digno da atenção de um Verdadeiro Fundo de Investimentos? Tenham dó! Atirem areia para os olhos dos lambe cús do poder, que se voluntarizam para acessores, aos Sócios! NÂOooooooooooooooooo.

g) - Ainda aparece aquele "internacional" de nome SAMUEL, que não veio de Israel como o seu nome poderia indicar e enviado pela Divina Estrela de David, mas das "birrinhas" feitas ao Olhanense, e nós lá papamos mais um perna de pau para fazer número.

2 - Estranha Política de Remunerações

Para quem dizia querer apostar na formação e já esteve na sad, ao tempo da célebre CA, e segundo dizem até foi o interprete do engano no telefonema para o Jorge Costa, que afinal era para o caceteiro, é deveras preocupante o seu desconhecimento quanto ao mínimo a respeitar para as competições profissionais, os tais 2,5 ordenados mínimos! E o mais preocupante, é contrariar com os actos, o verbo fácil e demagógico, o não saber acarinhar os craques com valor, reduzindo-lhes cegamente o ordenado para 800 euritos mensais, estando à beira de rescisões com justa causa por ignorância, vaidade e estultícia, estando alguns a arder com 2 meses.


3 - Eventual Perca de Pontos Por Incumprimento Contratual

Mais uma triste espada que pesa sobre as nossas cabeças, o que para quem apregoava ser a sua segunda prioridade financeira depois de cumprir com o estado, ter os ordenados em dia! Blá, blá, blá blá, aí está a LPFP a lembrar que a sad do CFB está sob vigilância.


4 - Conclusão (Triste)

Para quem sabia tudo, tinha a sua política desportiva e estava municiado mentalmente para as dificuldades, são demasiadas provas provadas! São a triste realidade de um reles sapateiro que quis outra vez tocar rabecão. O barato sempre saiu mais caro, a improvisação por muito que se disfarce, é descoberta mais cedo ou mais tarde. Esta sad, no seguimento das anteriores, é mais um pesado sarcófago que infelizmente arrastará a pobre barcoita para o fundo. E não aceitamos desculpas que tudo aconteceu devido à herança e a dívidas desconhecidas que aparecem todos os dias, essa variável negativa é um flagelo comum à maioria dos Clubes Portugueses desde há muito, quanto mais nos dias de hoje, até porque algumas resultam também da política do safe-se quem poder da CG de má memória, dos seus negócios com recebimentos antecipados sobre nadas, do compra, não vende e despede sem pagar. A verdade verdadeira dos muitos e variados erros cometidos, por muito que alguns ainda não queiram aceitar, é por manifesta incompetência, falta de conhecimento desportivo do negócio futebol, o que depois leva a dramáticas e caricatas improvisações, ao amiguismo e as prestamistas de ocasião. Basta comparar-se e olhar para exemplos de vários clubes de menores dimensões e simpatias que o Belenenses, que sem grandes orçamentos e grandes receitas, mas que têm políticas definidas, financeiras e desportivas, que apesar de tudo não envergonham os respectivos associados. Portanto meus senhores, o vosso sacrifício tem sido inglório, porque mal planeado e pior executado. Há erros que nem caloiros chegados da aldeia, cometeriam.

Então esta do "fundo de investimentos, patrão "do Sidnei. É Inovação pura! Ou se calhar? Não! Quanto a contratarem ratas velhas cheias de lesões que todo o mundo sabia nas imediações donde vieram e não foram detectadas pelos "médicos" do Belenenses, é mesmo radical e muito à frente.

Ah! A propósito! Vão responsabilizar o BPN. O BPP ou ministro Teixeira dos Santos por estes grandes negócios? É que vamos querer respostas de toda esta trampa mal cheirosa.