"Fascinate: Your 7 Triggers to Persuasion and Captivation"


A Autora, Sally Hogshead pode gabar-se de ter escrito um dos livros mais badalados dos últimos tempos! Serve sobretudo de guia saloio para candidatos a : pernadas, pernaltas, natas de vinte e Eusinhos (auto fascinados) e seus aduladores irresponsáveis.

Nós continuamos a pensar que o número correcto é o 8! Falta a oitava maravilha,
INOVAÇÃO. Embora parte significativa dos nativos aprecie, DESENRASCA. Depois admiram-se dos trambolhões que acontecem.

(Segue-se Excelente apreciação do economista Filipe Garcia no Jornal Económico).

"Tem estado presente em alguns "tops", dado o sucesso de vendas que conseguiu, e a autora é convidada frequente em seminários sobre marketing e comportamento do consumidor. Para tal, muito contribui o registo acessível da obra, sem perder acutilância e o cuidado na forma com que as ideias são apresentadas.

A ideia de base do livro é que tudo o que fazemos é provocado pelo fascínio de algum tipo. Compramos produtos, escolhemos serviços, desafios, carreiras, relações pessoais ou actividades com base no fascínio. O fascínio é o "driver" das nossas escolhas. A autora terá conseguido isolar sete gatilhos, ou atalhos, que explicam o processo de fascínio. Um gatilho leva a uma influência relevante e cada um provoca uma resposta diferente. Esses "triggers" são: "Poder", "Luxúria", "Mística", "Alarme", "Prestígio", "Vício" e "Confiança". Se formos capazes de usar estes gatilhos, poderemos ser mais influentes, persuasivos, recordados e os objectivos serão mais fáceis de alcançar.

O livro tem três partes. Na primeira explica-se o que é o fascínio e a sua importância. Passa-se depois à descrição, sempre exemplificada, de cada um dos "triggers", que merecem um capítulo cada. Finalmente, a autora tenta que o leitor aplique a técnica do fascínio na sua vida, de forma estratégica. Para tal, é necessário exercitar o autoconhecimento, havendo mesmo um teste online que ajuda cada um a perceber quais dos gatilhos já é mais perceptível pelos outros (ver em http://sallyhogshead.com/fscoreq1 ou na página de Facebook da autora).

Não deixa de ser curiosa a atracção pelo número "7" nestas listagens, desde os sete pecados aos sete hábitos, entre muitos outros. Por outro lado, a explicação do comportamento humano com base em conceitos imateriais é já bem conhecido no marketing e, a esse nível, "Marketing Metaphoria" de Zaltman parece ser mais conseguido. Ainda assim, "Fascinate" é uma obra muito interessante, cuidada e que não cai na inocência de pensar que não podemos, de forma sistemática, trabalhar de forma a fascinar (e influenciar) os outros."