Nunca Abandones Um Amigo...


Um homem, o seu cavalo e o seu cão iam por um caminho.

Quando passavam perto de uma árvore enorme, caiu um raio e os três morreram fulminados. Mas o homem não se deu conta de que já tinha abandonado este mundo, e prosseguiu o seu caminho com os seus dois animais (às vezes os mortos andam um certo tempo antes de tomarem consciência da sua nova condição…).

O caminho era muito comprido e, colina acima, o Sol estava muito intenso; eles estavam suados e sedentos. Numa curva do caminho viram um magnífico portal de mármore, que conduzia a uma praça pavimentada com portais de ouro.

O caminhante dirigiu-se ao homem que guardava a entrada e travou com ele, o seguinte diálogo:
- Bons dias.
- Bons dias – Respondeu o guardião.
- Como se chama este lugar tão bonito?
- Aqui é o céu.
- Que bom termos chegado ao Céu, porque estamos sedentos!
- Você pode entrar e beber quanta água queira.

E o guardião apontou a fonte.
- Mas o meu cavalo e o meu cão também têm sede...
- Sinto muito
– disse o guardião
– mas aqui não é permitida a entrada de animais.

O homem levantou-se com grande desgosto, visto que tinha muitíssima sede, mas não pensava em beber sozinho. Agradeceu ao guardião e seguiu adiante.

Depois de caminhar um bom pedaço de tempo encosta acima, já exaustos os três, chegaram a um outro sítio, cuja entrada estava assinalada por uma porta velha que dava para um caminho de terra ladeado por árvores... À sombra de uma das árvores estava deitado um homem, com a cabeça tapada por um chapéu. Dormia, provavelmente.

- Bons dias – disse o caminhante.
O homem respondeu com um aceno.
- Temos muita sede, o meu cavalo, o meu cão e eu.
- Há uma fonte no meio daquelas rochas – disse o homem apontando o lugar.
- Podeis beber toda a água que quiserdes.

O homem, o cavalo e o cão foram até à fonte e mataram a sua sede. O caminhante voltou atrás, para agradecer ao homem.

- Podeis voltar sempre que quiserdes – respondeu este.
- A propósito, como se chama este lugar? – perguntou o caminhante.
- CÉU.
- O Céu? Mas, o guardião do portão de mármore disse-me que ali é que era o Céu!
- Ali não é o Céu, é o inferno – contradisse o guardião.

O caminhante ficou perplexo.
- Deverias proibir que utilizem o vosso nome! Essa informação falsa deve provocar grandes confusões! – advertiu o caminhante.

- De modo nenhum! – respondeu o guardião – na realidade, fazem-nos um grande favor, porque ficam ali todos os que são capazes de abandonar os seus melhores amigos…

Jamais abandones os teus verdadeiros Amigos,
ainda que isso te traga inconvenientes pessoais.
Se eles se vêem a dar o seu amor e companhia,
ficas em dívida para com eles:
“Nunca os abandones”.
(Paulo Coelho)

Apostilha: Este ex diplomata ao serviço do Palácio do Itamaraty, que rapidamente tornou-se cidadão do mundo, é um extraordinário Comunicador, e das suas andanças por esse mundo fora, aprendeu a descodificar "o gene humano oportunista" que está plantado dentro de cada um de nós, que pode ou não manifestar-se em vida, de forma espontânea e súbita, dependendo quase sempre da ambição desmedida de cada individuo, sobretudo se a respectiva estrutura mental e educação de berço forem precárias. Agora talvez alguns basbaques percebam porque grande parte da população mundial, especialmente os martirizados portugueses, e eu próprio, detestam cada vez mais os EUsinhos politiqueiros, sobretudo todos os que pelas suas acções diárias e manifestações agarotadas e irresponsáveis, nos indicam que foram cagados e não paridos! Mas atenção que também há os Bem Responsáveis. São infelizmente muito poucos, e nada oportunistas;

PS 1: Quando digo que o "géne oportunista" pode não manifestar-se em vida, é que tenho fundadas dúvidas que nalguns "santinhos terrenos", não se tornem o contrário, mal alcancem o "reino dos céus". Espero que o Samarago nos envie um dia destes, o seu próximo bestseller celestial;

PS 2: Neste momento decorre frente ao Jardins de Belém o Raly de Portugal, edição 2011. Acabam de serem atingidos dois espectadores com a roda direita da frente de um dos carros concorrentes, depois de embater num jersy de betão! Num Clube moderno, vivo, orgulhoso do seu passado e zeloso do seu futuro, com direcção pró-activa e activa, nunca reactiva, há muito que teria cedido à Organização deste Evento, o seu Complexo Desportivo Artur José Pereira, reivindicando junto das Autoridades a maior segurança dos espectadores sentados nas suas arquibancadas superiores. E lá teriam de engolir o slalon no Estádio "Pepe". Partida e chegada do prólogo, mesmo que quisezem efectuar um mini circuito à volta dos Jardins de Belém! Isso seria o que fariam os estarolas da segunda circular, caso conseguissem trocar as respectivas localizações por qualquer acto de magia ou via judicial (que já esteve mais longe)?!Mas como estamos no nosso céu! Ou será inferno....

PS 3: O franciú ex governante do seu país e actaul mandante de Bruxelas, acaba de cravar mais uma estaca na credibilidade política e científica do Focrático, declarando que Portugal depois de muito gastar e queimar à tripa forra com boys e minudências menores, precisa para cumprir as metas da CEE de recorrer ao Fundo de Estabilidae rapidamente, num montante que estimou em 75MM€!? E eu que estimo serem necessários apenas 750M€ para virar de "pantanas" o Restelo, dando-lhe a dignidade que a nossa mina abandonada merece e há muito reclama, é que sou o doido e o utópico! Não é verdade Rui das Carpas? Haja por isso muitas passas, passarinhas, ceguinhos, anjinhos e passarões;