Falemos de Coisas Sérias - Valor de Mercado dos 12,8 htc do Restelo (Parte I)

Estamos num buraco e ninguém sabe como sair dele! Verdade? É esta a frase mais ouvida pelas bandas do Restelo...! Tadinhos, dos pequenos..., ou, atadinhos???

Desde calímeros a sanguessugas, passando pelos grandes "ideólogos-da-oposição-de-ontem", alguns, hoje "respaldados" no poleiro das calinadas (tantas vezes) usadas para zurzir o poder vigente e "criar almofadas" de expectativas futuras (nunca de esperança)!!!

Não foi preciso ler ou "consultar" o Tratado da Cegueira de José Saramago para sabermos que: "...pior cego é aquele que se recusa a ver o que tem à frente do nariz, quando possui os outros 4 sentidos activos, e o cheiro é tão pestilento, tal como a bíblia utilizada...".

Deixando este intermezo para mais tarde, passemos ao cerne desta "pequenina" questão!!!


Qual o Valor de Mercado dos 12,8 Hectares do Restelo?


Como todos sabemos, há várias maneiras de calcular o Valor da "COISA"...

1.Olhando para o "curioso" estado de degradação da mesma e "cegamente" para o "PDM";

2.Olhando com melhor atenção para o espaço e seguindo o pdm estarola à risca;

3.Tendo em atenção o total aproveitamento do espaço segundo o actual PDM;

4.Projectando no espaço actual (aproveitando o máximo de volumetria) e actual PDM;

5.Seguindo parte do ponto 4 e Projectando Complexo de Luxo Digno de Lisboa (......) no Pdm;


Pois bem, esqueçam as 3 primeiras (óptimas para patos bravos e calímeros efectuarem os negócios das suas vidas). Nunca para verdadeiros Belenenses, mesmo com a corda no garganejo.

A 4ª. opção é uma variável a estudar (e na pior das hipóteses), a título meramente provisório, como primeiro degrau para a opção final.

A Quinta Opção, é a correcta, embora parecendo "a mais difícil" de implementar!

Qualquer projecto que atire LISBON WORLD CAPITAL de novo para a ribalta mundana, é não só o sonho de Autarca Modelo, como lenitivo financeiro para um Governo de Passos trocados & Portas enferrujadas, atarentado com uma Oposição muito voluntariosa, mas pouco futurista e expedita (na maioria das vezes).

Escusado será dizer que há vários "segredos" neste "sonho", um dos quais será manter Sempre Visível a Extraordinária Vista Sobre o Tejo (com uma cortina gigante de água translúcida que capte e filtre as várias fases da única e verdadeira multicolor paleta de luz ribeirinha), bem como enquadrar todo o espaço em redor com motivos que despertem e relancem a Verdadeira e Nova Diáspora Lusitana.

Quanto aos outros segredos? A seu tempo! (continua...).


PS 1: A foto acima é talvez um despropósito? Dirão alguns Velhos do Restelo (quando se tem tanta "megalomania")! Quando a esses, já os enterrei a todos há 40 anos! Serve apenas para alertar esta direcção, quanto à possibilidade de aparecer alguém morto dentro deste charco (criança ou mesmo alguns daquelas ou daqueles infelizes que as frequentam de madrugada), depois da segurança "fechar" as portas ao Associados de forma indelicada! Têm dinheiro ou apólice de RC para pagarem indemnizações cíveis????

PS 2: É que às vezes às cegas "premeditações" de chico-expertices, seguem-se desenvolvimentos descurados, criminosos ou não, cujas responsabilidades são solidárias entre todos os actores..., e não há suspensórios da AR que os safem;